Ensina a criança



Por ELIÉZER RODRIGUES

"Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for velho não se desviará dele!"Provérbios 22:6

O termo hebraico "chanak" (colocar algo na boca), traduzido como instrui, normalmente é vertido como "dedica". Essa palavra pode indicar que a criança deve ser dedicada a Deus ou pode dizer que ela deve ser preparada para a vida adulta; mas, sobretudo, nos mostra a responsabilidade dos pais em iniciar a criança num compromisso sério - e até religioso – com determinadas ações dela. Significa que é dever dos pais dar todo o ensinamento aos seus filhos e traçar o caminho que eles devem seguir.


Esse processo de discipulado deve ser feito não apenas para que os filhos sejam sujeitos a autoridade dos pais, mas também para guiá-los à salvação e ao crescimento espiritual.

Quando você faz a escavação de uma vala e traça um caminho por onde as águas passarão, é de relevante importância que cave bem fundo, para que não ocorra de as águas transbordarem essa vala e fugirem da rota que você havia planejado. Algo semelhante acontece quando você ensina princípios, regras e ensinamentos para a criança, principalmente em se tratando da Palavra de Deus. Quanto mais você for profundo em seus ensinamentos, menor é o risco de ela fugir daquele Caminho que você espera que ela siga.


Nesse âmbito espiritual, o pai deve mostrar à criança como executar seus deveres, como fugir dos perigos e como alcançar as bênçãos que encontrará no Caminho. O pai deverá imprimir os ensinamentos sagrados lá no íntimo da alma da criança e conduzi-la a praticá-los, até que esses ensinamentos se tornem parte da sua vida e natureza; nunca esquecendo de cobri-los de oração e instigar nela o temor do Senhor.

E qual a melhor forma de os pais dedicarem seus filhos e indicarem o caminho que eles devem seguir? Sendo exemplo!


Os pais necessitam fazer aquilo que querem que seus filhos façam. A criança irá observar suas atitudes e copiá-las, por isso é extremamente importante que essas atitudes sejam de acordo com a conduta cristã que esperam nela.

De nada adianta levar a criança na igreja e deixar que as "tias" eduquem-na no Caminho do Senhor; isso deve partir dos pais. São os pais que precisam separar tempo para um devocional diário com a criança: uma leitura bíblica, um louvor, um período de oração e fazer com que essas coisas sejam parte do cotidiano da criança.
O objetivo maior é fazer com que a criança escolha sujeitar sua vida ao controle de Deus, aprendendo a tomar decisões sábias que glorifiquem ao nome do Senhor.


É bem verdade que algumas vezes, filhos de pais piedosos, não são regenerados e escolhem o caminho da insensatez, trazendo profunda tristeza e provocando sofrimento à família, devido as escolhas erradas. Mas isso é assunto para um outro momento.

Até lá, que Deus nos ensine o modo como nos portar frente à nossos filhos e que sejamos como espelho, refletindo a glória e o amor de Deus em suas vidas.


Que a graça do Senhor seja contigo!
De Deus vem a graça; a Ele seja a glória!


0 Comentários em "Ensina a criança"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10