Escolhas (vozes das circunstâncias)



Por GABRIELLE PEIXOTO

"E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba.Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito. Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá, e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor. E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles. Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também fazem a ti. Agora, pois, ouve à sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles." - I Samuel 8:1-9
"Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei." - I Samuel 8:18-19

"Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um à sua cidade." - I Samuel 8:22

Ao longo da historia de Israel vemos Deus buscando, além de ser prioridade para o povo, guiá-los em meio às adversidades. E por diversas vezes quando mantiveram um relacionamento de interesses com Deus como se ele fosse um gênio da lâmpada ao invés de um Pai que cuida.
Como vimos neste trecho à expectativa do povo sobre Samuel se estendia aos filhos dele e apesar do caráter irrepreensível de Samuel (cp.12) e o modo que havia criado seus filhos, eles não seguiram o caminho de justiça. O povo pediu um rei a Samuel, pois queria ser igual às nações com um rei humano ao invés de continuar tendo o Rei dos Reis como governador e defensor de seus interesses.
Estas palavras irritaram o coração do profeta, não porque falaram dos filhos dele, mais por ver o desprezo do povo quanto à liderança do Senhor. E ao consultar a Deus ainda é acalentado... Foi a mim que eles rejeitaram (v.7 e 8) e os adverte de que tudo o que Eu havia lhes dado o novo rei haveria de tomar (v.10-17) e que quando clamassem sobre o jugo do rei, Ele não os ouviria. (v.18).
Ser parecidos com as demais nações (v.20) em Exodo 19.5 Deus faz uma proposta ao povo no deserto, se eles guardassem e obedecessem seriam o tesouro pessoal entre as nações... E logo embaixo diz que o povo unânime concordou e nas páginas seguintes mostram que eles logo se esqueceram e ao pedirem para serem como as outras nações, eles rejeitaram o amor de um Deus que as tinha com jóia preciosa, de serem exclusivas para ser governadas pelas suas próprias concupiscências, seu próprio egoísmo.
Quando Saul aparece a Samuel, foi para pedir uma orientação sobre as jumentas de seu pai que haviam sumido, a bíblia destaca as características físicas de Saul, não as qualificações espirituais, mais quando ele é chamado podemos ver um temor e um certo sentimento de inferioridade quando ele exclama:

“Não sou eu da menor tribo de Israel e do clã mais insignificante? Como podes me afirmar isso?” - I Samuel 9:21

No dia de sua posse, foram consultar ao Senhor pra saber onde ele estava, o tiraram de La e o constituíram rei (I Samuel 10:22-24). Neste capitulo nos versículos 1 a 9 Samuel diz a Saul coisas que iria acontecer mais também lhe dá uma ordenança, para lhe esperasse 7 dias que quando o profeta chegasse ele que sacrificaria ao Senhor... Saul por minutos de espera, perdeu a consolidação do seu reinado eternamente pois quando chegou o fim dos sete dias achando que Samuel estava demorando e por pressão do povo, sacrificou... Exerceu uma função que não era a dele, e por desobediência, foi reprovado como rei isso se repetir no capitulo 15.
Deus diz pra ele que se vingaria dos amalequitas  por ter atacado o povo de Israel no Egito, e que matasse todo mundo, e todos os animais. Saul além de poupar o melhor dos rebanhos com a desculpa de sacrificá-los a Deus, também poupou a vida do rei dos amalequitas.
Vendo isso, Samuel se irritou e disse a ele que agora seria definitivo e que seu reino estava reprovado. Afirmou que Deus prefere obediência do que sacrifício e que ele já estava preparando um novo homem com o coração aberto para Ele (Davi nem havia nascido ainda). Depois deste episodio Saul, não viu mais Samuel até que morresse. Seu reinado foi de decadência terminando com seu suicídio.
A historia de Saul no ensina que no decorrer da caminhada erramos, mas Deus não espera de nós sacrifícios de um coração longe dEle, mas a obediência de um coração que busca ser aquecido por Ele.
Quando deixamos de ouvir a voz de Deus e de seguir as suas ordenanças, passamos a dar ouvidos a outras vozes: do nosso medo, da culpa, do remorso, do orgulho, da falta de compreensão, da inveja, do egoismo, da soberba.
Caim ouviu a voz de Deus o aconselhando, mas deu ouvidos a ira e matou o seu irmão.
Esau por ouvir a voz da gula perdeu a primogenitura e não se tornou pai de nações.
Moisés ao dar ouvido a pressão do povo perdeu de ver a terra prometida.
Urias ouvindo a voz da soberba,orgulho-se de si e ao se achar digno de sacrificar adquiriu uma lepra e morreu isolado do povo.

Que sejamos mais sensíveis à voz de Deus e, em obediência, O seguimos
Deus os abençõem

2 Responses to "Escolhas (vozes das circunstâncias)"

  1. Palavra abençoada!!! Quero ser sensível a voz de Deus!!! Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10