O combate ao Relativismo no Novo Testamento


Por Miriam Fernandes

O Relativismo é um conceito filosófico que permeia a sociedade contemporânea, e que está atrelado em várias áreas da vida cotidiana.
Será que as Escrituras tem conceitos sobre essa ideia? Como o relativismo é visto no Novo Testamento? O texto a ser discorrido tem a proposta de responder esses questionamentos.

Primeiramente, o que é o Relatvismo?
O relativismo é o ponto de vista epistemológico (adotado pela sofística, pelo ceticismo, pragmatismo etc.) que afirma a relatividade do conhecimento humano e a incognoscibilidade do absoluto e da verdade, em razão de fatores aleatórios e/ou subjetivos (tais como interesses, contextos históricos etc.) inerentes ao processo cognitivo.
Esse ponto de vista afirma a subjeção de verdades universais do homem, afirmando que não é possível chegar-se a uma verdade absoluta. Ele se desdobra em várias áreas e facetas, e podemos conceituar: Relativismo sofista, Relativismo moral, Relativismo religioso e Relativismo cultural.
Em contrapartida a esse pensamento temos as Escrituras e suas afirmações estabelecidas pelo próprio Deus na sua lei, que são bem concretas e absolutas. É só atentar-se para os Dez mandamentos, eles começam começam com a afirmação divina:

"Não terás outros deuses diante de mim.’’-  Êx 20.3

 É uma clara afirmação de uma verdade absoluta de que só há um Deus e que só ele deve ser adorado, como é ordenado nos próximos mandamentos. Esse conceito de verdades absolutas se extendem por todo o At, e prosseguem no Novo Testamento. A bíblia trás verdades absolutas  que vão contra o Relativismo.
Observando essas verdades sobre as Escrituras analisaremos o texto de Atos 17, para compreendermos como o Novo Testamento combate o relativismo.
Nesse capítulo Paulo está em suas viagens, passando por diversos lugares, ele e Silas vão pra Tessalônica, e de lá vão para Beréia, e por fim Paulo vai para Atenas. Ao chegar em Atenas Paulo se espanta e se revolta com a idolatria daquela cidade, e começa a dissertar na sinagoga com alguns judeus e gentios piedosos, nas praças por todos os dias que se encontrou ali. Em meio a esse cenário pareceram alguns filósofos da época, de grupos diferentes como os epicureus e estóicos, que defendiam ideias e conceitos filosóficos e contenderam contra as palavras de Paulo.
O apóstolo levanta uma verdade absoluta, utilizando um conhecimento prévio das pessoas daquela cidade, sua religiosidade. Vendo que eles tinham diversos altares, até mesmo um ao ‘’Deus desconhecido’’ Paulo apresenta a eles aquele Deus. Sua afirmação vem combatendo o relativismo porque demonstra que Deus é o criador do mundo e tudo que nele há, um Deus não limitado e enquadrado aos padrões e filosofias humanas, mas o único Deus verdadeiro. Paulo quebra o conceito do relativismo e da idolatria naquele lugar demonstrando que só um Deus soberano, aquele que eles desconheciam, e que estava ali sendo apresentado por ele. O Deus no qual: ’’vivemos, nos movemos e existimos.’’
A conclusão acerca desse assunto é que o as Escrituras são bem claras quanto a verdade: ela é real e absoluta, e se encontra em um só Deus, criador e regente da história. O Novo Testamento como toda a Escritura combate o relativismo demonstrando que só há um Deus, um verbo que se fez carne (Jo 1.14), habitou no meio dos homens, viveu em santidade e cumpriu toda a lei, morreu para remissão de pecados e ressucitou ao terceiro dia, que só nele há salvação, apenas por intermédio de sua vida e obra.
O Novo Testamento é demonstração assim como toda a bíblia de que o Deus verdadeiro não é um conceito relativo, bem como seus ensinos e verdades deixadas nas Escrituras. O coração do homem com sua corrupção e dureza não aceita, mas esse Deus é bem claro a dizer quem ele é, e seu caráter, verdade e práticas a serem seguidas, e que tais verdades são absolutas.

0 Comentários em "O combate ao Relativismo no Novo Testamento "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10