Precisamos amadurecer!

Por VINÍCIUS AGUIAR
  

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” - 1 Coríntios 13:11


Paz meu manos e minhas manas. Tudo bem por aí?

Em todas as áreas de nossas vidas, e vamos falar aqui da área espiritual, necessitam de amadurecimento. Isso devia acontecer de forma natural, como tudo no mundo, mas nem sempre acontece, principalmente quando nos negamos a mudar algumas coisas que ainda vão nos caracterizar como “crianças espirituais”, e essa atitude pode nos gerar sérios problemas.
 
Vamos entender um pouco mais a fundo as atitudes de criança que a Bíblia cita no texto de 1 Coríntios:

FALAVA COMO MENINO – Comunicação – Criança não consegue se comunicar direito... chora, murmura, reclama, é superficial, faz birra, quer chamar atenção, é próprio de sua criancice, é natural dela.
E nós? Como nos comunicamos? Quais são nossos assuntos? Como falamos com quem está “do outro lado” da linha? Nós cristãos, como exemplos que somos (ou deveríamos ser) precisamos mudar nosso palavreado, nossa forma de se comunicar, nossa motivação em comunicar algo. Temos que nos fazer entender e sermos vistos como pessoas maduras, verdadeiros portadores da palavra de Deus, e não como uma criança mimada, “reclamona”, sedenta por atenção e chorona que tantas vezes somos.

SENTIA COMO MENINO – Medo, insegurança, inconstância, dependência excessiva de outras pessoas (pastor ora por mim, líder ora por mim, amigo ora por mim). O VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA TODO MEDO. A Bíblia nos ensina a guardar nosso coração, sobre tudo que se deve guardar, pois dele procede a fonte da vida. 
Como temos guardado nosso coração? Sentimentos como os que citei acima não podem tomar conta de nós. É inevitável as vezes se apaixonar, sentir ira de alguém talvez, mas, como diz um velho ditado, deixar que o passarinho pouse sobre nossa cabeça talvez não dependa de nós, mas permitir que ele faça ninho, aí sim depende. Podemos e devemos lutar contra sentimentos que sabemos não vir do alto, sentimentos de dúvida, que nos levam a falta de fé, de ira que nos levam ao pecado, de paixão que igualmente podem nos levar a errar feio. Devemos estar “ligados” sempre pois podem ser armas fatais contra nós, dentro de nosso coração como um “cavalo de tróia”, um inimigo que ataca de dentro pra fora.

DISCORRIA (PENSAVA) COMO MENINO – Falta de fé (será que Deus me perdoa? Será que só um pecadinho leve sem ninguém saber vai me fazer algum mal? Será que Deus pode mesmo me usar pra curar? Será que eu tenho a autoridade da qual a Bíblia fala?) Crianças espirituais, crianças na fé, já tem autoridade porque já servem a Deus, mas elas não sabem que a tem e por isso não a usam. Muitos crentes ainda pensam que a curar ou expulsar demônios são para apenas alguns “superpoderosos” ("E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas..." - Marcos 16:17).

A Bíblia diz que se cremos esses sinais vão nos acompanhar, TODOS NÓS veremos esses sinais. Não são para alguns crentes, são para TODOS
Meu manos e minhas manas, Em Jesus, podemos sim ser usados para fazer grandes coisas em Seu nome mas enquanto continuarmos pensando como crianças, como meninos, vamos andar com medo, com dúvida e não vamos ser usados por causa de nossa própria criancice. Isso apenas como exemplo, poderia citar tantas mais formas de se pensar como menino, falei a respeito do “pecadinho”. Nós sabemos as conseqüências do pecado, sabemos a consequência da fofoca, da murmuração, da rebeldia, por que tantas vezes continuamos agindo assim, pensando assim? Quando vamos crescer?

“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.” - Hebreus 5:7-9

Até mesmo Jesus precisou “crescer”. Veja como a Bíblia fala em Hebreus.
Jesus, nos dias da sua carne, quando esteve aqui, como homem, em carne, lutou pra crescer, aprendeu, sofreu, foi aperfeiçoado nessas coisas até se tornar o Autor da salvação eterna para todos nós.

Em suma, se queremos chegar ao alvo, e consequentemente pararmos de errar o alvo, se almejamos estar onde Deus planeja nos levar, precisamos, a exemplo do nosso Senhor e Mestre Jesus, crescer, amadurecer, deixar de vez pra trás o “velho homem” e as coisas de menino.

“E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis...” – 1 Coríntios 3:1-2

Assim como Paulo diz para a igreja em Corínto (problemática, imatura, como sabemos) também Deus não vai nos revelar grandes coisas, talvez por cuidado a nós por não saberíamos discernir ou suportar pela nossa imaturidade. Será que precisamos de mais algum motivo para, finalmente, agirmos como adultos espirituais?

Vamos examinar nossa consciência, entender onde precisamos mudar. Vamos amadurecer, é essencial!
 
Vinicius Aguiar
       


0 Comentários em "Precisamos amadurecer!"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS