Oração: Um prazer não um fardo

 Por MIRIAN FERNANDES



A oração é uma das práticas mais comuns para o cristão, e não só para o Cristianismo, mas em várias religiões. É verdade é que sabemos o quão fundamental é a oração para nossa vida cristã, para estarmos com relacionamento saudável com Deus, mas apesar disso muitas vezes vemos ela como um fardo, um peso, algo de pouco valor ou até mesmo algo não tão comum em nossa rotina. E isso claro quando a mesma não vira uma simples rotina, permeada por repetições e mesmices. Não conseguimos enxergar a oração como algo prazeroso, com sua real função que é estabelecer um relacionamento diário com Deus.  Não percebemos o quanto ela é fundamental em nossas vidas.
A Escritura sempre nos lembra a importância da oração e nos mostra que ela é a maneira pela qual estabelecemos um relacionamento com Deus. Na carta de Paulo aos romanos, no capítulo doze, quando o apóstolo está tratando das virtudes recomendadas a Igreja ele enfatiza no verso doze a oração contínua: 

 "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;" - Romanos 12:12
 
Perseverar em oração é a ideia da continuidade da prática, o que demonstra o quanto ela é importante na vida cristã. Nas diversas cartas de Paulo ele enfatiza tal importância para os irmãos de cada igreja. 

"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" - Colossenses 4:2 é mais uma das citações que demonstra essa necessidade da oração.


 





O próprio Cristo nos incentiva a orar quando no Sermão do Monte trás o modelo correto, as diretrizes para oração segundo a Vontade do Pai, ao ensinar a oração do Pai nosso: 

"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;
e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. {Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.}" - Mateus 6:9-13 

 Uma oração bíblica é uma oração que pauta nesses princípios: reconhecer que Deus é Pai, soberano e nosso, abrangente em sua graça para com seus filhos, saber que Ele é santo e reina sobre céus e terra, suplicar pela vontade e reino dele, reconhecer que somos pecadores e carecemos diariamente de seu perdão, e que precisamos perdoar nosso irmão, nosso semelhante também, e suplicar para que Ele nos livre do mal, nos ajude em nossas fraquezas, pois só a Ele pertence o reinado eterno, e o reinado dentro de nós mesmos!
Coloquei esse exemplo para sabermos que além de orarmos devemos orar de maneira bíblica, nossa oração jamais deve ser egocêntrica e vazia. Claro que a oração é o meio pelo qual confessamos nossos pecados, nossas dificuldades e aquilo que precisamos por parte do Senhor, mas tais pedidos devem ser sempre pautados na Palavra, com o fim máximo de glorificar a Deus. O próprio Tiago nos lembra disso: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." - Tiago 4:3 é essencial lembramos sempre disso em nossas orações. Temos sim dificuldades em ser contínuos na prática da oração, principalmente os jovens, muitas vezes nos vemos fracos, indispostos e sem vontade para fazermos nossas orações. Outras vezes vemos com olhos agradáveis a devoção a leitura e estudo da Palavra, mas temos uma grande indiferença quanto à oração. Precisamos nos lembrar que conhecimento sem um vida piedosa de oração e devoção é inútil e pode gerar apenas soberba. Que Deus nos ajude nessa caminhada e nos faça recordar diariamente tal importância. Que oração seja nosso deleite, pois é através dela que desfrutamos de conhecimento diário e uma satisfação real do nosso Deus!
Amém!

0 Comentários em "Oração: Um prazer não um fardo"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10