Tá perdoado.. mas toma jeito!

POR VINICIUS AGUIAR




Disse ela: “Ninguém, Senhor.” E assim lhe disse Jesus: “Nem Eu te condeno; podes ir e não peques mais.” – João 8:11

Paz meus manos e minhas manas!
Para resumir bem a história, uma mulher é pega em adultério, levam-na até Jesus e pedem que ele declare sua sentença. Esperavam outra resposta do Mestre, mas Ele, sábio, como sempre surpreendeu e ensinou conceitos profundos e maravilhosos de uma forma bem simples e muito direta.
O que estamos acostumados a ver sobre isso é o perdão incondicional de Deus, e ele existe, é fato. Quando nos arrependemos Deus nos perdoa e muda tudo dali pra frente, apagando tudo dali pra trás. Não digo das consequências, digo do lado espiritual de tudo, Deus perdoa e somos limpos, ponto final. Ponto final? Aí é que entra a segunda parte do versículo, aí é que entra a nossa parte. 

“Podes ir e não peques mais.”

Ah, então existe uma condição para o perdão de Deus? Negativo, Ele perdoou primeiro, ensinou/exortou depois. Ele demonstrou amor, e depois a justiça. Ele sempre fez assim. “Vem aqui, eu te amo, te perdoo, estou com você, mas toma jeito, senão “a casa cai”. 

"Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Veja que já estás curado; não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior.” – João 5:14

"Quem camufla suas faltas jamais alcançará o sucesso, mas quem as reconhece, confessa e abandona, recebe toda a compaixão de Deus!" – Provérbios 28:13

Digo sempre que hoje a instituição igreja erra muito em impor mil dogmas e formas de se obter a salvação. Isso anula da graça de Deus, isso não é o Evangelho. Por outro lado, em outro extremo, existem os que ensinam uma liberdade que beira a libertinagem. Pode tudo, não importa nada, Deus vai salvar mesmo, então seja feliz e não esquente com nada que você faz, é tudo nosso.A coisa também não é assim. 

"Ide! Lavai-vos, purificai-vos! Tirai da minha vista as vossas muitas e más obras! Cessai imediatamente de praticar o mal,… "-- Isaías 1:16

Vejam que a Bíblia está cheia do ensino acerca do arrependimento necessário para que sejamos curados, para que tenhamos, de fato, uma vida de comunhão com Deus. Em outras palavras, a coisa não é bagunçada com Deus. Ele é amor, é maravilhoso, é bondade pura, é compaixão maior do que podemos sonhar e é Santo. Santo, Santo, Santo!

"Eu não vim para convocar os justos, mas sim, para chamar os pecadores ao arrependimento!” – Lucas 5:32

Ah, é difícil se arrepender, é difícil parar (de pecar). Como já ouvi isso tantas vezes. Como já disse isso tantas vezes. Como ainda luto com isso. Como fazemos então? Qual é a “fórmula”? 

"Ou, porventura, desprezas a imensa riqueza da bondade, tolerância e paciência, não percebendo que é a própria misericórdia de Deus que te conduz ao arrependimento?" – Romanos 2:4

Esse verso completa tudo que digo até aqui, ele explica o verso de João 8:11, o que Jesus fez ali e por que aquela mulher, de fato, mudou de vida. A própria misericórdia de Deus nos conduz ao arrependimento, O amamos porque Ele nos amou primeiro, quando ainda éramos pecadores. Jesus amou aquela mulher, e por isso a perdoou, antes mesmo que ela O amasse. Assim é com a gente. Ele nos ama quando ainda pecamos, quando ainda estamos imersos no mar de lama das nossas vidas, e aí então, entendendo esse amor, essa misericórdia do nosso Pai, não resistimos a graça divina e nos entregamos de fato a uma mudança de vida!
Manos e manas, precisamos estar próximos a Deus, precisamos estar em comunhão com nosso Senhor, precisamos diariamente refletir no Seu amor por nós, e então vai ser impossível não levarmos uma vida de arrependimento. Possivelmente vamos cair, isso pode acontecer, mas vamos nos levantar ainda mais fortes, arrependidos, perdoados, amados, alcançados pela graça maravilhosa e irresistível de nosso Deus e de glória em glória seremos transformados e mudados por Ele.

Vinicius Aguiar

0 Comentários em "Tá perdoado.. mas toma jeito!"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS