O Jovem e a Sabedoria

POR MIRIAN FERNANDES




Jovem e sabedoria combinam? Você se considera alguém sábio? O proceder da sua vida e o ecoar das suas palavras exalam sabedoria? Qual o valor da sabedoria para você? Nossa fiz muitas perguntas né? Ops, mais uma rs. 
Foi proposital essa enxurrada de perguntas assim logo de cara, porque no texto de hoje vamos refletir em um assunto de extrema importância para nossas vidas, mas que por diversas vezes é deixado de lado. 
Antes de entramos no assunto quero você pense em quantos anos você tem agora, e quanto tempo você já viveu. Feito isso quero que reflita se seus anos foram vividos de fato ou apenas correram como um ciclo. Afinal meu caro existe uma grande diferença entre viver e sobreviver, entre contar seus dias e deixar o ciclo correr e deixar a vida te levar, mas vamos tratar disso no final do texto, por isso guarde esse pensamento aí com você.
No texto de hoje vamos falar sobre o Jovem e a Sabedoria. Talvez esse tema não seja o mais comentado nos vlogs, canais do Youtube, Instagram, páginas do Facebook, etc, mas é um fator essencial. 
O livro de Provérbios é um livro que trata muito disso, traz conselhos práticos sobre a sabedoria, e o texto que vamos analisar é bem focado nesse propósito de exaltar a sabedoria e ensinar o jovem a importância dela para sua vida, vejamos: 

"Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento." - Provérbios 2:1-6 

Esses versos são muito interessantes! Uma chamada para que o jovem de ouvidos à sabedoria e busque com dedicação!
Uma coisa interessante que Provérbios nos faz entender é que o jovem é tolo. Sim, a precipitação da juventude é acompanhada pela tolice, a sabedoria é algo vinculada também com a experiência, coisa que muitas vezes o jovem não tem e não quer ter, porque afinal, quem quer envelhecer? Ou quem tem tempo para pensar em amadurecer? 
Para o jovem o que importa é o hoje, o aqui e agora, de forma inconsequente. Mas Salomão foi muito sábio (afinal Deus lhe concedeu toda essa sabedoria rs) em chamar o seu filho, o jovem, o inexperiente ao aprendizado com a sabedoria. A mania e a característica do jovem é pensar que tudo sabe e muitas vezes não refletir, não se debruçar em ouvir aqueles que sabem muito mais e não buscar a sabedoria como primordial. Porém o escritor dá ao seu leitor uma recomendação: que ele busque como um tesouro escondido, de forma incansável a sabedoria, pois fará com que você entenda o que é temer a Deus! Fantástico, a sabedoria nos ajuda na compreensão do temor a Deus, na nossa relação com Ele! Por isso é tão essencial buscá-la!
Jovem, você pode errar você irá se precipitar, mas existe uma recomendação e conselho pra você: busque a sabedoria! Aclame ela! E onde está essa sabedoria? Em Deus! Em sua Palavra, no temer ao Senhor, que é princípio da sabedoria! NEle habita toda a riqueza e sublime saber! Em meio a uma geração tão fútil, vazia e sem conhecimento sólido e relevante você é orientado pela Palavra a buscar a sabedoria, a não se apoiar no seu próprio entendimento!  
Seja mais do que um cristão. Ouça falar da Palavra, que é sabedoria que vem Deus. Busque-a como se sua vida dependesse dela, porque depende! Não seja tolo fechando os ouvidos para ela, não queira apoiar-se em suas certezas fora dela. 
Lembra que disse que você deveria pensar em quantos anos você tem agora e quantos você já viveu? Bem quero então terminar essa reflexão lembrando isso: o tolo apenas sobrevive, deixa a vida passar como um ciclo rotineiro, se apoia em um amanhã incerto e vive um hoje inconsequente. O sábio vive ouvindo conselho daqueles que já viveram mais do que ele e busca a sabedoria da melhor fonte: O próprio autor dela, Deus.
Que sejamos jovens sábios, não simplesmente por saber de muitos assuntos, ou por termos um grande conhecimento, mas por procedermos como sábios em nossos dias e que a nossa vida exalte o nosso Deus, o autor do principio e do fim, o conselheiro da sabedoria!
Ah galera, tem vídeo que gosto muito e vai agregar ainda mais em nossa reflexão, vou deixar o link aqui. Aproveitem para assistirem os outros vídeos do canal e se inscreverem, é um ótimo canal para agregar sabedoria! Vale a pena!

0 Comentários em "O Jovem e a Sabedoria"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS