ANALISANDO ISAÍAS 6 - PARTE I




Por ELIÉZER SEJAČ RODRIGUES


"No ano em que faleceu o rei Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o Templo." - Isaías 6:1

O capítulo 6 do livro de Isaías é um dos relatos mais conhecidos da Bíblia e tem sido tema de diversos sermões, pregações e estudo bíblicos.
Convido você para me acompanhar na análise desse texto bíblico, que dividirei em 8 partes para nossa melhor compreensão.

No ano em que faleceu o rei Uzias ...
Uma das primeiras coisas que precisamos observar é que a Bíblia não relata se a visão de Isaías foi antes ou depois da morte do rei Uzias. Comumente ouvimos muitas pessoas dizerem que foi após o rei ter falecido, mas a Bíblia apenas diz que foi no mesmo ano.
O rei pode ter morrido, por exemplo, em abril e Isaías ter tido a visão em fevereiro, e ainda assim seria no mesmo ano.

... eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado.
Dito isto, observemos que Isaías relata que teve uma experiência incrível e viu o Eterno. Nessa teofania, Isaías vê Deus sentado sobre um trono alto e exaltado. Acredito que Isaías tenha ficado sem palavras para descrever a majestade e a glória de Deus.
Mas, Isaías, como é o Trono que tu viu?
Sem explicações! Ele é... alto. E... sublime!
Não existem palavras em nosso dicionário que conseguem explicar ou descrever como é Deus e o trono da Sua glória.

A aba do seu manto preenchia todo o Templo.
Para o povo do Oriente, a aba ou a orla das vestes tinha um significado todo especial. Quanto maior fosse o tamanho da orla, maior grandeza representaria. Quanto mais influência a pessoa tinha, maior seria o tamanho da aba da veste.
E Isaías disse que a aba do manto do Eterno enchia todo o templo... Pra uma aba encher todo o Templo, a pessoa teria que ser muito, muito, mas muito poderosa. Isso nos dá uma leve dimensão da grandeza, da majestade e da glória de Deus.
Outra coisa que podemos observar é que Isaías tem uma visão do Templo (ou ele estava lá ou foi transportado para lá); mas, como bem sabemos, o Templo era dividido em: átrio, ou pátio (livre ao público), Lugas Santo (acessível aos sacerdotes) e Santo dos Santos (apenas o Sumo Sacerdote - uma vez por ano - podia entrar). Isaías não era sacerdote e muito menos sumo sacerdote - sabemos que era um profeta, portanto ele não poderia estar em outro lugar, senão no Pátio do Templo quando teve essa magnífica visão.
Entenda uma coisa de uma vez por todas: Você não previsa estar assentado em um púlpito para ver a glória do Senhor; quando o Eterno quer, Ele revela Sua glória para o mais desconhecido, para aquele que não está em evidência, para aquele que fica quietinho sentado no último banco da igreja. Deus não se limita a posições geográficas; não importa o lugar que você esteja, se Ele quiser, irá se revelar para você.

Talvez você pense que não é nada, que não é visto e que ninguém se importa com você, mas saiba que segundo a vontade de Deus, Ele pode vir de encontro a sua vida nesse exato momento em que lês essas palavras e pode se manifestar (resolvendo problemas, curando, libertando) para que entendas que Ele é Deus em todo e qualquer lugar; e para que o nome dEle seja glorificado através da tua vida.



0 Comentários em "ANALISANDO ISAÍAS 6 - PARTE I"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS