Ser suporte ou tolerar?


Por MIRIAN FERNANDES

Imagine uma casa sendo construída. Você então vê todos os materias necessários, os profissionais da área se dedicando ao exercício de suas funções. Agora imagine e note comigo as colunas que estão sendo levantadas; observe a estrutura de ferro e logo depois a massa de concreto que preenche o espaço e os tijolos também vão sendo colocados. Após as colunas, podemos notar a sustentação do edifício, vemos que ele tem o suporte e a base necessária para que não venha desmoronar.
Agora quero que pense no Evangelho, no Reino de Cristo e na vida em comunidade da Igreja. Tente pensar na relação dessa cena da construção.

A vida é assim, podemos construir ou desconstruir através da nossa relação com o próximo, na nossa vivência na comunidade cristã. É interessante o que Paulo disse a esse respeito na carta aos Colossenses: "Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." Colossenses 3.12,13. 
Esse capítulo começa falando da união com Cristo glorificado e o resultado dessa união na vida dos alcançados, e nesse bloco especificamente, ele fala das virtudes a serem cultivadas.

O Apóstolo enfatiza que aqueles que já foram alcançados e modificados pelo Evangelho devem ter como característica a compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Note que essas virtudes são manifestas na nossa relação com o próximo. Deus, por meio da Palavra inspirada do Apóstolo, nos orienta a ter compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência para nos relacionarmos com nosso semelhante. Dito isso, então somos direcionados a fazer um trabalho de sustentação: "Suportem-se uns aos outros...". Essa afirmação muitas vezes é confundida e mal compreendida. Somos sempre levados a olhar as Escrituras a partir da influência de conceitos que nos cercam. É como na sociedade atual ouvimos tais afirmações: "Eu não gosto daquela pessoa, mas tenho que suportar, né? Eu suporto essa pessoa porque a Bíblia diz que temos que suportar uns aos outros..." Pode soar um pouco exagerado para você, mas eu estaria mentindo se dissesse que nunca ouvi tais afirmações.

Por isso comecei com o título: ser suporte ou tolerar. Existe uma grande diferença, e nós que somos servos de Cristo, seus amigos, devemos enxergar essa diferença. Somos convocados a suportar o nosso próximo sendo um auxílio, uma sustentação, ajudando na caminhada da fé. Isso inclui manifestar no nosso relacionamento com ele o amor, a paciência, a mansidão, a bondade, etc. Ser suporte é muito diferente de tolerar, não fomos ensinados pelo Mestre da bondade e do amor a tolerar, mas a amar, a servir, a nos doar em favor de muitos. Acredito que devemos refletir nisso, as nossas diferenças muitas vezes são muletas, desculpas para não estabelecermos uma relação de amor e suporte com nosso semelhante. Que possamos atender ao doce convite de Cristo: "... e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..." - Mateus 11.29 
Ele estabeleceu relações verdadeiras com as pessoas mais improváveis e aos nossos olhos indignas (afinal todos nós somos indignos) e os amou até o fim.

Que possamos repensar nossas relações, refletir sobre nossos erros e clamar pela misericórdia de Deus para que possamos amá-lo sobre todas as coisas e consequentemente não falhar no segundo maior mandamento que é amar o nosso próximo; que possamos, em dias tão difíceis, ser o auxílio dos aflitos, o suporte do nossos irmãos e amor para aqueles que nos cercam.
Que o Pai nos auxilie e nos capacite nessa caminhada!

A Ele a glória e honra sempre!


PS. Mais um texto aqui nesse maravilhoso blog, e isso faz meu coração se encher imensamente de alegria. Quero agradecer a todos que tem acompanhado, conectado e divulgado os textos. É muito importante pra mim! Deus abençoe a todos.

0 Comentários em "Ser suporte ou tolerar?"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS