TROCAR O POBRE POR UM PAR DE SAPATOS



Por ELIÉZER "Sejač" RODRIGUES


"Assim afirma o Senhor: Por três transgressões de Israel, e ainda mais por um quarto pecado, não sustarei o castigo que lhes determinei; pois chegam a vender o justo por prata, e trocam o pobre por um par de sapatos." - (Amos 2.6)

Algo que me chamou a atenção nesse texto bíblico foi o termo "par de sapatos". Busquei pesquisar e encontrei algo interessante.

As sandálias eram o calçado típico usado na Palestina. O tipo mais simples de sandália tinha sola de couro bovino e uma tira de couro que passava entre o primeiro e o segundo dedos, sendo amarrada atrás do calcanhar. Outros calçados tinham solas de madeira ou de alguma planta seca. No Egito, as solas eram feitas de papiro.

Os ricos usavam chinelos de couro.
Era costume sempre tirar as sandálias antes de entrar nas casas ou nos lugares sagrados e a sandália direita era colocada e tirada antes da esquerda. Calçar os sapatos significava que se estava pronto para uma viagem (Êxodo 12.11)

O "justo", no texto do livro de Amós, carrega a conotação de alguém sem dívidas e que não poderia ser vendido à escravidão, mas que estavam sendo. Quanto aos pobres e necessitados, eles eram afligidos e feitos escravos por dívidas insignificantes como um par de sapatos.

Também em Israel era costume a pessoa dar seu par de sapatos a quem comprasse sua terra (Rute 4.7), significando que ele estava abrindo mão da terra que havia pisado. E, provavelmente, na época da profecia de Amós - um simples pastor e boieiro - o povo de Israel oprimia os necessitados para conseguir suas terras, ou seus pares de sapato.

Que não caiamos no mesmo erro dos israelitas que, além do comodismo espiritual, ainda afligia seu próprio irmão.

Que a graça do Senhor Jesus seja convosco.
Dele vem a graça, à Ele seja a glória.



.

0 Comentários em "TROCAR O POBRE POR UM PAR DE SAPATOS"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS