Satisfação que realmente satisfaz.


Por MIRIAN FERNANDES
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4.11-13)

Em que você se satisfaz? Qual é a sublime alegria da sua vida? Sua alma se compraz e seu coração se alegra por qual motivo? Estava pensando nesse assunto nos últimos dias, para ser mais sincera esse tema tem me feito refletir a bastante tempo. O ser humano procura ferozmente alegria e corre atrás do prazer; o busca no consolo do materialismo, seus bens e coisas. Outros buscam nos estudos e no conhecimento respostas e plena satisfação, mas, como já dizia nosso amigo Salomão: quem aumenta a ciência aumenta a tristeza (Eclesiastes 1.18)

Levando em conta esses questionamentos, podemos pensar juntos aqui nesse espaço sobre o exemplo de um homem que, dentre tantos outros da Escritura, encontrou essa satisfação: O Apóstolo Paulo. Observando suas afirmações sobre a alegria e seu amor por Cristo, contemplamos nos versos finais da carta aos Filipenses, um exemplo dessa satisfação que queremos tratar: "Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.’’ No verso onze, ele diz que já havia experimentado de situações diversas, tanto de pobreza como de fartura, e aqui precisamos observar uma coisa: independente das variações de situações que Paulo enfrentara em sua vida, no decorrer dos versos ele demostra que sua satisfação estava além de momentos bons ou ruins por ele enfrentados! Fantástico! Vejamos agora no que estava sua satisfação.

Após tal afirmação, ele termina o verso onze dizendo: "aprendi a viver contente em toda e qualquer situação." Paulo sabia passar por dias atribulados e dias de sorriso, sabia estar na aflição e no gozo, compreendia o que era ter muito e outras muitas vezes nada ter, tudo isso porque sua satisfação não estava baseada nas coisas, no abalo ou permanecia de certa situação, na verdade ela estava centrada e vinha de Alguém supremo, sobre o qual ele afirma: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". O Apóstolo tinha sua plena satisfação em Cristo! Ele compreendeu que havia sido criado para esse propósito: ser satisfeito em Deus e glorificá-lo através dessa satisfação! Compreender tal lição afetou todo o modo de viver dele, que foi um exemplo de irmão na fé para nós!

A satisfação nos move, mas é importante lembrarmos que só há uma satisfação que realmente satisfaz: A plena satisfação em Deus! O conhecimento de quem Ele é! 
Como diria a frase do Catecismo de Westminster: "O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre."
Nele está nossa raiz verdadeira de satisfação! E esse é o fim máximo de nossa existência! John Piper diz uma grande frase: "Deus é mais 
glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele." 
Que esse assunto nos faça repensar em que estamos nos satisfazendo, ou se ainda estamos vivendo uma vida sem satisfação verdadeira, esperando que a mesma proceda de coisas, lugares, relações e momentos e não primariamente e essencialmente de Deus! Que o deleite de nossas vidas seja encontrar satisfação naquele em que "nos movemos, vivemos e existimos." (Atos 17:28) 

Ensina-nos, Deus, a contar nossos dias e a nos satisfazer; e regozijarmos no Senhor durante cada momento da nossa existência! Amém!

Sola Deo Gloria

1 Response to "Satisfação que realmente satisfaz."

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS