Nascer de Novo




 Por MIRIAN FERNANDES

A fé cristã é composta por princípios basilares, princípios fundamentais que a definem. Dentre eles está o ensino de um novo nascimento, na verdade não só um ensino, mas a necessidade de um novo nascimento. Encontraremos explicações sobre o assunto no texto de João capítulo três, onde Cristo, em uma conversa com um mestre da lei, discorre sobre o novo nascimento. Gostaria que pensássemos juntos sobre esse assunto que é tão relevante tanto para os que estão se agrupando a fé cristã, como aqueles que estão na caminhada há mais tempo.

O texto começa dizendo que um homem chamado Nicodemos, um dos principais judeus, foi ter com Jesus. João aqui descreve quem seria aquele homem, sua situação e posição dentro da sociedade ‘’um dos principiais dos judeus’’ ele era um fariseu, uma autoridade religiosa em Israel, Nicodemos era um homem poderoso e erudito, com um alto treinamento em teologia.
Ele foi ter com Jesus a noite. Por que a noite? Isso denuncia nervosismo e temor, já que os fariseus não aprovavam e nem concordavam com a postura de Jesus, com toda certeza foi desafiador para ele ir ter com Jesus, bem provável que por essa razão o encontro se deu a noite.
Mas lá estava Nicodemos, que logo solta à seguinte afirmação: 

"Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". João 3.2

Nicodemos reconheceu que Jesus era um mestre verdadeiro da Palavra de Deus, e também demonstrou que alguns mestres dos judeus reconheciam que Jesus era um mestre enviado por Deus por causa dos sinais que fazia. Seria isso o suficiente? Afinal era um mestre da lei, estava perante Jesus e o reconheceu como mestre vindo de Deus. O mais interessante aqui é notar como Jesus trata a questão com Nicodemos, como sempre Jesus vai à raiz da questão e faz a seguinte afirmação: 

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.’’ - João 3.5

É como se Jesus estivesse dizendo: "Nicodemos pare de falar de questões secundárias e honras pessoais. O que desejo realmente que você saiba é isto: há algo que uma pessoa tem que fazer para ver o Reino de Deus’’. Jesus estava aqui demonstrando uma condição primária para alguém que já se aplicava ao estudo da lei, mas que parecia está distante dessa compreensão.
Nicodemos fica admirado com tal afirmação! E não compreendendo o que Jesus queria dizer o questiona: 

‘’Como pode um homem nascer, sendo velho?’’ - João 3:4. 

Sua bagagem teológica, suas compreensões sobre a lei e sua experiência de vida não lhe foram suficiente para compreender aquilo que poderia chamar de ‘’o ponta pé inicial da fé’’ e aqui quero ressaltar: o novo nascimento é algo que está intimamente ligado com ser cristão, em outras palavras: é impossível ser cristão sem ter nascido de novo! Essa foi a verdade que chocou Nicodemos e nos choca nesse texto: o novo nascimento é o ponta pé para a vida cristã. E tal ação não se dá pela bagagem teológica, experiência de vida nem mesmo pelo quanto tempo frequentamos uma denominação, essa ação é o que chamamos de regeneração realizada por Deus através do Espírito Santo.

A regeneração é o primeiro passo na caminhada cristã, é o pilar, sem o qual as outras afirmações e transformações acerca do Evangelho não farão sentido para nós. 
Que possamos compreender tal verdade, porque talvez estejamos como Nicodemos, mergulhados em questões profundas e difíceis da fé, mas ainda falhamos em entender as basilares. 
Quero finalizar dizendo que, como esse princípio é um pilar na nossa caminhada ele vai interferir em toda nossa trajetória. O novo nascimento é começo, é de onde tudo vai partir para nossa jornada com Cristo. 

Que Deus em tudo nos faça enxergar essas verdades, e que se, porventura estivermos perdidos como Nicodemos dentro das nossas próprias convicções, o Mestre dos mestres, Senhor da sabedoria com sua irresistível graça nos tire as escamas dos olhos e nos faça nascer de novo! 
À Ele toda glória.

Para quem quiser ler mais sobre o assunto eu recomendo o livro O que significa ser nascido de novo?  do autor R.C.Sproul, que traz de forma prática e simples, respostas dentro do tema. Você pode baixá-lo aqui


2 Responses to "Nascer de Novo"

  1. O texto ficou muito bom. Nos ajuda a compreender e meditar sobre a profundidade dos poderosos ensinos de Jesus, e prepara o nosso "terreno" para a "semente da nova criatura" nascer. Deus os abençoe!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS