Estou em paz


Por RUTH ALVES
Oi, gente! Tudo beleza? Meu nome é Ruth Alves e essa é minha estreia aqui no blog. Todos os sábados estarei por aqui trocando uma ideia com vocês. Espero que gostem!

Get ready... Set... GO! (Leia com a voz daqueles joguinhos de antigamente kkk)

2016. Século XXI. Nunca em nossa história vivemos uma era tão problemática. Ok, tivemos as grandes guerras, a idade das trevas, etc., mas parece que as coisas tendem a piorar com o passar do tempo. E em pleno século 21, vivemos diariamente com problemas não tão comuns na época das guerras, apesar de tantos avanços tecnológicos e sociais que tivemos. E vários desses problemas podem trazer desconforto e perturbação ao longo do nosso dia.

Stress, preocupações, perdas ou novos desafios podem nos incomodar ao ponto de tirar a nossa paz. Não que isso seja anormal ou coisa de outro mundo. O problema é: se você se deixar afogar nessas coisas, “vai dar ruim”. Às vezes, quando estamos em meio a uma situação que nos deixa atordoados, não pensamos direito. Tomamos decisões precipitadas que podem influenciar diversas áreas de nossa vida. Na vida Cristã, isso é muito perigoso. Não se pode “dar um tiro no escuro”. Devemos pensar antes de agir. Devemos vigiar antes de orar. Ser sóbrios. Nenhuma decisão em nossa vida Cristã deve ser tomada sem pensar. O caminho é estreito, e nele você encontrará diversos desafios que exigirão você pensar bem no que vai fazer.

Muitas das pessoas consideram a vida com Cristo “pesada demais”. “É muita responsabilidade” - dizem elas. E tem muita responsabilidade mesmo. E o maior desafio para um cristão é encontrar paz em meio a tudo isso. Renunciar as velhas práticas todos os dias exige, além da força de Deus, perseverança e paciência. Resistir a curiosidade que o mundo pode despertar não é fácil. Isso tudo pode deixar você, cristão, em algum dia da sua vida, incomodado ou perturbado. Tenho uma boa notícia: isso é normal! Sabe por quê? Em nós ainda há a velha natureza, e ela deve morrer todos os dias. E nesse processo de morte diária é necessário PAZ para enfrentar tudo isso.

Além desse desafio, encontramos mais obstáculos: as possíveis lutas e perdas dessa vida. Não somos desse mundo, mas estamos no mundo. Estamos sujeitos a tanta coisa... Doenças, fracassos, perda de pessoas queridas, falta de dinheiro, rompimento de relacionamentos, etc. Euzinha aqui já passei por diversas situações dessas. Em 2015 tive que passar 6 meses tomando antibióticos devido a um tratamento. E todos os dias eu me perguntava: quando isso vai acabar? Por várias vezes eu orei, e muitas vezes eu não obtive a resposta que queria. Até que Deus me fez lembrar um personagem marcante da Bíblia: . “(...) E era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal”. O cara era um exemplo de pessoa. Oferecia sacrifícios ao Senhor, honrava-o com tudo o que tinha. Até que um dia Satanás resolveu questionar a Deus. Para ele, Jó somente servia ao Senhor porque tinha diversos bens. “Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face”. (Jó 1.9-11)

Deus sabia que não era verdade. Assim, quis provar isso. “E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor”. (vs 12).

Então Satanás, com a permissão de Deus, afligiu a vida de Jó. Seus bens e sua família foram afetados. TODOS os seus 10 filhos morreram. E a resposta de Jó em meio a tudo isso foi mais que surpreendente. “Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor”. (Jó 1.20-21)

Quantos de nós temos a coragem de declarar isso em meio a uma tempestade? “O Senhor me deu, o Senhor tomou”. Só é possível dizer isso quando se tem PAZ com Deus. Aquela mesmo, que excede todo o entendimento. Quando um cristão está em paz, não quer dizer que lutas ou provas não virão, mas sim que, apesar delas, sua fé não será abalada. Preste atenção nesses versículos: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Coríntios 4.8,9) . É muito importante ter essa consciência. Não se pode ter a ilusão de que porque estamos em Cristo, nada de ruim pode acontecer. E creio que Jó sabia disso, por isso adorou ao Senhor.

Como faço para estar em paz? A resposta você encontra em João 14, onde Jesus já se encontrava consolando seus discípulos antes de sua partida. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim”. ( João 14:1) Por que o Senhor nos diz para não nos preocuparmos? Às vezes a gente até diz: “ah, mas ele é Jesus, né?”. Mas essa paz é possível para nós! Ele nos prometeu consolo e descanso. Creio que no momento em que dizia estas palavras, Jesus podia ver a cara de tristeza nos discípulos... A hora dEle estava chegando. Como é possível ter paz em um momento desse? A resposta está nos versículos adiante:


  • “Aquele que tem os meus mandamentos E OS GUARDA, esse é o que me ama (...)”

Tá ai um belo de um segredo. Aquele que GUARDA os mandamentos do Senhor de fato o ama. Não há fé sem obras. Não há amor sem atitudes. Se amamos ao Senhor, guardamos os seus mandamentos. E aquele que guarda os mandamentos Dele, com toda a certeza tem paz. Volto a repetir: tribulações virão, mas você encontrará paz em meio a elas. “E aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. (João 14.21).


  • “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. (vs 23).

Ué, Ruth. Mas não é a mesma coisa do item anterior? Calma, deixa eu explicar.

“Guardar a palavra” significa firmá-la em seu coração através da leitura da Bíblia, da busca pela intimidade com Deus. São essas coisas que nos firmam na fé e que nos fortalecem para que assim possamos ter paz. Observe o Salmo 119.11: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Guardar a palavra, além de nos trazer paz, nos auxilia na luta contra o pecado.

Guardar os mandamentos = Obedecer a Palavra de Deus;
Guardar a Palavra = firmá-la em nossos corações através da busca diária a Deus.
Entendeu a diferença?

E o gran finale... Se você guarda os mandamentos e a Palavra do Senhor, tem a garantia de que o ESPÍRITO SANTO te fará lembrar dos ensinamentos que Jesus nos deixou. Tá aí o segredo! Trazer a memória a Palavra de Deus, para mim, é o grande segredo para se obter a paz. Falo isso por experiência própria. Preste atenção no versículo 26 de João 14: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. O ESPÍRITO SANTO te trará a memória a Palavra do Senhor, para que você tenha paz. JESUS te garante isso. Ele disse que iria, mas não nos deixaria órfãos. Deus é bom!! Temos PAZ!

Lutas virão. Provações virão. Perdas virão. Alguns fracassos virão. Não se iluda. Mas também não se esqueça de que, através de Jesus, você tem paz. Faça como Jó e como tantos outros personagens da Bíblia. Guarde os mandamentos e guarde a palavra do Senhor. Lembra de Jó? Pois é. Você poderá ver que ele se questionou muito, mas a paz em Deus o ajudou a seguir em frente. E lá no final, ele recebeu o dobro do que lhe foi tirado. Não é fácil, até porque a vida cristã é uma vida de crescimento diário. Mas eu te garanto, vale a pena! Estou bem, estou em paz.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14.27
Que Jesus te abençoe!
Temos Paz n’Ele!

1 Response to "Estou em paz"

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS