SAL SOB OS PÉS.

"Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens." (Mateus 5.13)

O sal é uma força que muda totalmente um meio estranho. Quando o colocamos, por exemplo, sobre um alimento sem gosto, esse alimento transforma-se completamente, passando de algo insosso à algo que dá prazer ao nosso paladar.

O cloreto de sódio tem uma estrutura química estável, mas se deixado sobre a terra ou exposto ao sol, à chuva e ao ar, perde seu sabor e se torna inútil. E numa sociedade sem geladeira - como na época em que Cristo proferiu esse ensinamento - o sal era usado para temperar e dar sabor, mas, primordialmente, para conservar e retardar a deterioração do alimento.

Ao ser recolhido na região do Mar Morto, uma parte do sal era boa para salgar, temperar e conservar alimentos, mas outra parte perdia o sabor e sua eficiência. Esse sal que perdia o sabor era usado para outros fins: ele era guardado no Templo de Jerusalém e quando as chuvas de inverno tornavam escorregadios os pátios de mármore, o sal era espalhado no chão para reduzir o perigo de quedas. Portanto, o sal que perdia o sabor, era usado para ser pisado pelos homens.

Vale lembrar que o sal era um sinal da aliança de Deus com Israel. Assim como o sal preservava os alimentos, a aliança que Deus havia estabelecida com Seu povo seria preservada para sempre. Os judeus chamavam a Lei de "Sal da Terra" e Jesus então afirmou que Seus discípulos exercem essa influência.

Em resumo, se os discípulos de Cristo - e isso inclui também você e eu - não servirem para dar sabor a esse mundo e nem para preservar esse mundo de iminente destruição, eles perdem totalmente a sua essência e finalidade; servindo tão somente para que seja pisado pelos homens. De nada adianta estar no "saleiro", se não servir para salgar e conservar. É como açúcar que não adoça e água que não mata a sede, não tem utilidade alguma.

Portanto, enquanto muitos por aí dizem: "agora eu fiquei doce", continue almejando ser sal neste mundo que vai se deteriorando mais e mais.

Que a graça de Deus seja sobre a tua vida
Dele vem a graça, à Ele seja a glória!




0 Comentários em "SAL SOB OS PÉS. "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS