O perdão de Deus!

“Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste [Jesus].” – Atos 13:38

Paz meus manos e manas! Boa semana pra gente!

Recebemos frequentemente perguntas de alguns leitores do blog pela página do Facebook e, um dos assuntos é o perdão de Deus. Deus perdoa? O que? Em que situação? Que pecado Ele não perdoa? É só pedir? Bom, a luz da Bíblia quero tentar responder pelo menos alguns desses questionamentos.

Primeiro precisamos entender uma coisa, todos nós somos pecadores, todo mundo erra. Alguns mais grotescamente, outros com erros mais sutis, mas não existe um ser humano sequer que não peque. 

“Não há homem justo sobre a face da terra que faça o bem e que não peque. -- Eclesiastes 7:20  /  “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.” -- João 1:8, Isso coloca em mesmo patamar os tidos como “santinhos” e os tidos como “piores pecadores do mundo”. Todos nós necessitamos do perdão de Deus, ninguém "se salva" aqui, precisamos Dele. 

Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” -- 2 Pedro 3:9 

Aqui entendemos que Deus, sendo bondoso, misericordioso e amoroso, sabendo de nossa condição terrível enquanto humanos, providenciou um meio de nos perdoar, justamente porque, como diz o versículo, não deseja que ninguém pereça, mas que todos se arrependam, recebam o perdão e, assim, alcancem a salvação. Esse meio? Jesus Cristo.

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” -- 2 Coríntios 5:21

“E Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” -- 1 João 2:2

“...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” -- Romanos 6:23

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.” -- João 3:16-17

Bom, entendemos através da Bíblia que somos todos pecadores e precisamos de um Salvador, e que, segundo a mesma bíblia, esse salvador, providenciado pelo próprio Deus, é Jesus. Entendendo esses conceitos e, nos arrependendo sempre de nossos pecados, temos a salvação em Cristo Jesus como nos promete a sua santa palavra.

A bíblia fala de um pecado imperdoável. Qual é?

Todavia, quem blasfemar contra o Espírito Santo jamais receberá perdão. Pelo contrário, é culpado de pecado eterno”. – Marcos 3:29 / Jesus explicou isso porque eles estavam exclamando: “Ele está possesso de um espírito imundo”. Jesus, sua mãe e seus irmãos  -- Marcos 3:30

O pecado de morte ou imperdoável ou indesculpável, conforme lemos, é um só, a blasfêmia contra o Espírito Santo. E no próximo versículo já temos um claro entendimento do que Jesus quis dizer com isso.

Diziam que Jesus expulsava demônios porque Ele mesmo era um deles. A blasfêmia contra o Espirito Santo de Deus aqui é claramente atribuir a demônios uma obra realizada por Deus. Serve vice-versa também, atribuir a Deus uma obra praticada por demônios. Isso no contexto ocorrido nessa situação. Abrindo um pouco o leque, a palavra blasfêmia quer dizer: “Enunciado ou palavra que insulta a divindade, a religião ou o que é considerado sagrado”.

Entendemos então que blasfêmia, além do já citado aqui (atribuir a demônios uma obra de Deus, como faziam com Jesus) significa a rejeição e calunia consciente, maldosa e voluntária contra Deus. Seria o falar mal mesmo de Deus, crer que Ele não exista, xinga-lo, difamá-lo, para esse tipo de pecado, de fato não há perdão, obviamente porque, dessas pessoas, não haverá arrependimento jamais.

Infelizmente muitos, pelo peso que por vezes a religião coloca nos ombros, acredita que pecado imperdoável está na área sexual, por exemplo, ou em alguma outra, porém, como vimos, não está, todo pecado, com exceção do que vimos (blasfêmia) é perdoável, por mais “cabeludo” que seja, Deus é amoroso a ponto de perdoar, diante de verdadeiro arrependimento, e, como a bíblia ensina, não temos nenhuma razão para deixarmos de crer nisso. Ele nos ama, e deseja que sejamos salvos, que todos cheguem ao arrependimento e, assim, nenhum pereça.

Enfim, para nós, que cremos, basta que nos arrependamos (genuinamente, o que nos leva a mudança de vida e atitudes) e nos voltemos a Deus, e estaremos perdoados. Os que não creem, e blasfemam contra Deus, para esses, de fato, já está tudo perdido.


Vinicius Aguiar 

0 Comentários em "O perdão de Deus! "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10