Esteja preparado. Defenda sua fé.

Antes, reverenciai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a qualquer pessoa que vos questionar quanto à esperança que há em vós. – 1Pedro 3:15

Paz meus manos e minhas manas!

“Estar preparado” implica simplesmente em prever as perguntas e estar “afiado” para responder. É disso que vamos falar um pouco hoje.

Passamos por dias onde existem questionamentos acerca de tudo! Pessoas tem necessidade de entender de tudo um pouco e também de assumir um lado. Ou é esquerda ou direita, capitalista ou comunista, calvinista ou arminiano, milenista ou pré-milenista, muda para as cores da bandeira da França ou do lama, enfim, estamos em tempos em que mais do que nunca as pessoas tomam partido, defendem ideais e querem que tomemos também.

Claro que o cristianismo vem sendo contestado, principalmente por ideólogos de esquerda (comunistas/socialistas) e os movimentos que defendem suas causas. Isso é histórico, veja essa frase de Karl Marx, um dos precursores do socialismo: “A religião é o ópio do povo”. O comunismo historicamente persegue cristãos e todos os seus valores e, essa ideologia tem sido implantada por décadas por aqui sejam nas universidades e escolas, sejam nas novelas e programas de TV em geral, é aí que devemos estar atentos e preparados. 

Deves saber corrigir com mansidão os que se te opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda o arrependimento, conduzindo-os ao pleno conhecimento da verdade... – 2Timóteo 2:25

Muitos de nós acabamos por aderir ao que chamam por aí de “deboísmo” (rs). Isso seria algo como ver o que está errado, ver atacarem o Evangelho e seus valores, e simplesmente observarmos sem nada fazer. Para mim, claramente isso caracteriza pura e simplesmente um ato de covardia, até mesmo de egoísmo (eu sei a verdade, deixa o outro não saber, problema é dele) eximindo-nos assim da responsabilidade que nos é dada de apregoar a Verdade.

 ... tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo. 1Pedro 3:16

Não devemos, contudo, sermos hipócritas. As pessoas vão ver nosso discurso e nossa forma de viver e aí, esses que são contra nossos valores cristãos vão esbravejar: “Conservador”, “quadradão”, “moralista”, “mente fechada”, “retrógrado”, "rato de igreja", e por aí vai, sobre isso, devemos realmente manter o bom testemunho e firmeza no que cremos e, como diz o versículo 16, esses mesmos que vociferam contra nós serão envergonhados em seus próprios discursos.

 Existe um lado espiritual nisso tudo, sabemos que o mundo que vemos e vivemos nada mais é do que um “reflexo” do mundo espiritual, que é bem mais real do que esse, visível para nós, e o diabo usa sim desses discursos, muitas vezes até travestidos de belos e justos para atacar a igreja de Cristo e seus valores, é aí que entramos, como embaixadores do Reino, como filhos de Deus, preparados para responder a quem nos questionar a respeito da nossa esperança e por que vivemos como vivemos.

Como nos preparamos? É simples, meus manos e manas, com o “básico” que um cristão deve viver: Intimidade com Deus e estudo da sua palavra.

... e alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; -- 1Pedro 4:11A

Vamos ser atacados e perseguidos, isso é fato, nós sabemos disso, agora, estamos preparados para reagir? Ou vamos, com o “rabo entre as pernas” abaixarmos a cabeça e deixarmos que falem o que quiserem contra nós, contra nossa fé, contra nossos valores, contra nosso Deus?


Vinicius Aguiar

0 Comentários em "Esteja preparado. Defenda sua fé. "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10