Seja Dokmos


Por Eliézer Sejač Rodrigues

Procura, isto sim, apresentar-te aprovado diante de Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a Palavra da verdade.
(II Timóteo 2.15)

Depois que escreveu a primeira carta à Timóteo e a carta à Tito, o apóstolo Paulo viajou para a Espanha. Enquanto estava por lá, a Igreja em toda a Ásia sofreu um período de perseguição comandada por Nero.
Quando Paulo voltou à Ásia, ele mesmo tornou-se vítima dessa perseguição, sendo preso e logo depois executado. Mas pouco antes disso, preocupado com o futuro da Igreja, ele escreveu uma segunda carta ao seu amigo Timóteo, encorajando-o a guardar, ensinar, permanecer e pregar o Evangelho. 

Quando Paulo instruiu Timóteo a se apresentar aprovado diante de Deus, ele usou o termo grego "Dokmos" e passaremos a refletir sobre duas utilizações dessa palavra.

● Quando os gregos escolhiam pedras para uma construção, marcavam com um "A" as pedras que não seriam necessárias ou que não eram perfeitas para a construção que estavam fazendo. Em contrapartida, as pedras perfeitas e que seriam utilizadas, eram chamadas de dokmos, ou a pedra que passou pelo teste.

● Quando qualquer negociação era feita envolvendo dinheiro (moedas de prata), as pessoas envolvidas eram levadas perante cerca de três pessoas especialistas em distinguir o som da prata do de outros metais. A moeda era lançada para o alto e mediante o barulho que fazia ao chocar-se com o solo, eles determinavam se era realmente prata ou se a moeda era falsa.
Quando a moeda era considerada verdadeira, esses especialistas exclamavam "dokmos", significando que o metal estava aprovado.

Esse conselho de Paulo escrito à Timóteo serve também para nossos dias. Que possamos ser aprovados diante de Deus, nos preparando para passarmos no teste e não sermos considerados rejeitados para a obra.
Que possamos ser vistos como verdadeiros e sinceros perante nosso Deus e preparados para manejar corretamente a Palavra da Verdade.

Oremos, busquemos, estudemos; nos preparemos para exercer com excelência aquilo para o qual Deus nos chamou.
Feito isso, esperemos pois a graça divina superabundará em nossas vidas.

Mas jamais devemos nos esquecer: DEle vem a graça, à Ele seja a glória.

Que Deus abençoe imensamente a sua vida.

0 Comentários em "Seja Dokmos"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS