E você? De quem é?

Pois, quando alguém alega: “Eu sou de Paulo”, e outro “Eu sou de Apolo”, não estais agindo absolutamente segundo os padrões dos homens? – 1 Coríntios 3:4

Paz meus manos e minhas manas! Mais uma semana começando e que seja outra semana abençoada pra gente!

Incrível como vemos que os problemas pelos quais a igreja primitiva passava, passamos nós igualmente tanto tempo depois. É como se tanto tempo de cristianismo não tivesse nos permitido aprender o suficiente. Lamentável que isso ainda aconteça.

As redes sociais, como qualquer coisa que podemos utilizar como ferramenta, pode servir tanto para o mal quanto para o bem. Existem diversas páginas de Facebook, Blogs e sites ótimos para pesquisas e maior conhecimento teológico e, por outro lado, também existem os péssimos. As piores mentiras não são aquelas deslavadas que todo mundo nota de cara, são as com cara de verdade, com pretexto de coisa boa, quando na verdade, muitas vezes, não passam de páginas que visam trazer fama ao seu administrador e contenda aos demais.

Bom, se você quiser ficar famoso, seja aonde for, precisa sabe o que está na moda e remar de encontro ao que está, e, o que está na moda hoje em dia? A tal da “apologética”. Isso parece bom, aliás, apologética (defesa da fé genuína) é bom sim, mas, como já disse, depende da forma como é feita.

De uns tempos pra cá o que mais vemos nessas páginas é: “Eu sou Calvinista”, “Eu sou Arminiano”, “Eu sou Luterano”, “Eu sou Liberal”, e por aí vai. É errado estudarmos esses conceitos ou teologias? Não. O erro acontece quando “levantamos bandeiras” além do que deveríamos e nos tornamos quase que idólatras desses personagens e suas teologias. Ninguém pode contrariar, se outro crê diferente é logo humilhado e ridicularizado, tratado como herege, estúpido, burro.

“Refiro-me ao fato de um de vós afirmar: “Eu sou de Paulo”; enquanto o outro declara: “Eu sou de Apolo”; e outro: “Eu sou de Pedro”; e outro ainda: “Eu sou de Cristo!”  -- 1 Coríntios 1:12

Aqui vemos claramente que cristãos da igreja primitiva já tratavam com o mesmo problema, igualmente a hoje, como se existisse mais de um Evangelho. E sabem o motivo disso?

“porque ainda sois carnais. Visto que campeia entre vós todo tipo de inveja e discórdias, por acaso não estais sendo carnais, vivendo de acordo com os padrões exclusivamente mundanos?” – 1 Coríntios 3:3

Isso mesmo. Acontece por que somos carnais. Acontece por que existe inveja, discórdia, vontade de que nosso argumento prevaleça, vontade de “esfregar na cara” de quem for o poço de conhecimento que somos. Quanta arrogância. Quanta idiotice.

Fica aqui nesse versículo a lição:

“Irmãos, apliquei essas verdades a mim e a Apolo por amor de vós, para que por nosso intermédio aprendais a não ir além do que está escrito, de maneira que nenhum de vós se encha de orgulho a favor de um contra o outro.” – 1 Coríntios 4:6

Não devemos nos encher de orgulho, não devemos nos focar tanto nos pequenos detalhes que nos diferenciam e acabar, por assim fazer, deixando de lado a grande verdade que deve nos unir: Jesus Cristo, A Palavra, O Evangelho, O Verbo que se fez carne. Não existe outro Evangelho, Ele é.

Não falo em momento algum que não devemos denunciar os hereges, devemos sim, claro, os charlatões, os que ganham rios de dinheiro, fama e poder usando o nome de Cristo, esses, assim como fez Jesus, devemos fazer: Denunciar o erro, agora, quanto a esses detalhes de teólogos que foram humanos, imperfeitos e passíveis de erros como a gente, por favor, vamos deixar vossas bandeiras de lado e levantar a do único que deve ser levantada: Jesus Cristo.

Caros irmãos, quero que saibais que o Evangelho por mim ensinado não é de origem humana. – Gálatas 1:11

O Evangelho, Jesus Cristo, o centro da nossa fé, é muito, muito maior que qualquer outro profeta ou teólogo, exaltemos, pois, somente a Ele.


Vinicius Aguiar

0 Comentários em "E você? De quem é? "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10