Debaixo da figueira


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

Disse-lhe Natanael: “De onde me conheces?” Respondeu-lhe Jesus: “Antes de Filipe te chamar, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi”. (João 1.48)

A Bíblia nos traz histórias fascinantes de onde tiramos profundos e profusos aprendizados para nossas vidas. Uma delas é sobre o chamado de Natanael.

O apóstolo João relata a primeira impressão preconceituosa de Natanael, provavelmente um habitante de Caná, a respeito de Jesus, pelo fato de Ele ter vindo de Nazaré. Mas quando Cristo diz que o viu debaixo da figueira, Natanael muda completamente sua visão acerca de Cristo e dá testemunho que Ele era o Filho de Deus.

Mas por quê? De que forma essa história da figueira converteu o coração e a mente de Natanael a aceitar Cristo como o Filho de Deus?

Voltemos à época do nascimento de Cristo e de quando Herodes, o grande, governava sobre toda a Palestina. Ao saber que havia nascido "um rei", ele tentou de todos os modos acabar com a vida do menino que poderia roubar seu trono. Ordenou então a morte de todos os meninos com menos de 2 anos que estavam em Belém e nos seus arredores.
Uma teoria nos diz - Bar Bahluli apud Castell. Lexic. Poliglota. col. 8437 - que Natanael deveria ter idade aproximada da de Jesus e acabou sendo alvo da mesma perseguição ordenada por Herodes. 
A mãe de Natanael tomou a medida de esconder o menino em uma figueira e, deixando-o lá, orava para que Deus protegesse o menino e que ele vivesse para ver o Messias. E todas as vezes que os soldados passavam, não viam o menino Natanael que estava escondido entre as folhas da figueira, que assim teve sua vida poupada.
Conta-se que quando Natanael tinha 15 anos, sua mãe contou para ele o modo como escapou da morte e isso se tornou um segredo familiar que apenas eles sabiam.
Então, quando Jesus disse que antes mesmo de Filipe chamá-lo, Ele já tinha visto Natanael debaixo da figueira, o maior segredo de Natanael estava sendo revelado e ele não tinha dúvidas que somente o Filho do Deus que o protegeu seria capaz de ter conhecimento daquela história.
Assim, Natanael passa a seguir Jesus e a cada dia teve mais certeza de que Ele era verdadeiramente o Messias, o Filho de Deus.

Isso nos mostra claramente que não há história, acontecimento ou segredo que nosso Deus não conheça. Até aquele nosso desejo mais íntimo, Ele já conhece.
O salmista escreveu que Ele já sabe o que diremos, antes mesmo de a palavra sair de nossa boca. (Salmos 139.4) Todas as coisas estão descobertas e ás claras perante Ele. (Hebreus 4.13)
Jamais conseguiremos esconder nada de Deus, Ele já sabe de tudo!
Ele conhece a história de nossas vidas e, independente do que tenha acontecido nela, ainda assim nos chama para realizar a Sua grande obra.

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso coração.
Dele vem a graça, à Ele seja a glória.

6 Responses to "Debaixo da figueira"

  1. Paz do senhor amado, gostaria de saber se essa história que Natanael foi escondido por sua mãe em baixo de uma figueira, que segundo sr. Foi escrita por Flávio josefo possui uma fonte, se tiver me diga o nome da obra e a pág. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Seria possível informar a fonte bibliográfica (título do livro) onde consta a afirmativa sobre Natanael haver sido escondido por sua mãe debaixo de uma figueira?

    ResponderExcluir
  3. NO Livro "História dos Hebreus" de Flavio Josefo não há qualquer referência ao apóstolo Natanael e sobre o fato de sua mãe tê-lo escondido debaixo de uma figueira, para protegê-lo da perseguição de Herodes. Por favor, gostaria que esclarecessem isso e que informassem que outros historiadores além de Flavio Josefo afirma isso.

    ResponderExcluir
  4. NO Livro "História dos Hebreus" de Flavio Josefo não há qualquer referência ao apóstolo Natanael e sobre o fato de sua mãe tê-lo escondido debaixo de uma figueira, para protegê-lo da perseguição de Herodes. Por favor, gostaria que esclarecessem isso e que informassem que outros historiadores além de Flavio Josefo afirma isso.

    ResponderExcluir
  5. Seria possível informar a fonte bibliográfica (título do livro) onde consta a afirmativa sobre Natanael haver sido escondido por sua mãe debaixo de uma figueira?

    ResponderExcluir
  6. Amado,o prezado irmão dá a fonte no texto está destacado em negrito na fonte do Comentário Bíblico de Jonh Gill na nota 7 cita uma teoria do dicionário siríaco de Bar Bahluli. Uma obs: esse Comentário é um icone dentre outros para os Batistas. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS