O perigo de amar ao mundo.

Porquanto Demas, havendo amado mais o mundo secular, me abandonou e se foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. – 2 Timóteo 4:10

Boa semana meus manos e minhas manas!

Vemos na passagem acima Paulo falando a Timóteo sobre algo decepcionante que aconteceu com ele mesmo, quando Demas o deixou e “foi para o mundo” como costumamos dizer hoje em dia. Demas se arrependeu? O que o levou a abandonar o ministério de Paulo e o Evangelho e “ir pro mundão”?

Em primeiro lugar devo dizer que a Bíblia não relata se Demas, de fato, se arrependeu e voltou ou não. Agora, vamos tratar de responder a segunda pergunta, que é de onde precisamos tirar a lição.

Demas amou o mundo, e essa foi a razão para que ele abandonasse Paulo e o Evangelho. Mesmo estando no ministério, na obra, no caminho, Demas amava o mundo. Essa afirmação já é o resumo de tudo que vou escrever aqui. A resposta esta aqui, é exatamente por isso que Demas se desviou, é exatamente por isso que nós podemos nos desviar.

Quero deixar claro que, sair ou conversar com pessoas que não sejam crentes, estar em alguma festa que não seja “de crente” ou ouvir alguma música e ler alguma literatura que não seja “de crente” não tem nada a ver com amar o mundo. Jesus fez seus maiores milagres em ambientes “não gospel” e no meio de “não crentes”, inclusive seu primeiro milagre numa festa “do mundo”. O amar o mundo é olhar pra trás, é desejar estar lá, desejar as coisas de lá, a cultura de lá, o modo de viver de lá. Podemos e devemos estar no meio deles, para influenciar, jamais para sermos influenciados.

Quando começamos a ser influenciados, quando começamos a considerar que o que dizem e vivem do lado de fora do Evangelho ou que as ideologias pregadas por lá devem ser consideradas como corretas, estamos começando a amar perigosamente o mundo. Vejam que é tudo muito sutil. “Um pouquinho pode”, “isso não tem nada a ver”, “aquilo todo mundo faz”, e pronto, logo mais entramos de cabeça e vemos mais vantagem do que desvantagem e, assim como Demas, abandonamos tudo e vamos curtir o mundão.

E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Como servir por meio dos dons – Romanos 12:2. 

Quando entrares na terra que Yahweh, teu Deus, te concede, não aprendas a imitar as abominações praticadas por aquelas nações.… -- Deuteronômio 18-9

A Bíblia está repleta de avisos de cuidado com isso. Claro que o mundo tem coisas atrativas, claro que muita coisa ali nos seduz, mas, quando notarmos os primeiros indícios de que, essas coisas estão, de fato, nos arrastando pra lá, precisamos com urgência voltar nossos olhos aos princípios eternos do nosso Deus e pararmos onde estamos, antes que seja tarde e já estejamos presos nos laços dos quais teremos muita dificuldade de nos soltar. É impossível amar a Deus e ao mundo, é impossível ser fiel a preceitos mundanos e ser fiel a Cristo, cedo ou tarde, você vai precisar escolher um lado.

Meus manos e minhas manas, não brinquemos com isso, é muito sério. Se você já tem se notado atraído(a) demais por ideologias, cultura, seja o que for, que, explicitamente são contra o que a Palavra de Deus nos ensina, pare e volte. Princípios são eternos, não são negociáveis. O certo é certo mesmo que a maioria diga o contrário, assim como o errado sempre vai ser errado, mesmo que a maioria tome como certo. Nós conhecemos a verdade e precisamos ser portadores dela, sem negociação, sem meio termo, sem mornidão, sem ficar em cima do muro. Deus não nos deixou mandamentos e ensinamentos a toa ou para nos pressionar, mas, por amor, para não sofrermos, para não colhermos frutos amargos mais tarde. Pensemos nisso. Sempre.

Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. –  1 João 2:15

Vinicius Aguiar


0 Comentários em "O perigo de amar ao mundo. "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10