"O eterno" X "o agora"

E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. Gênesis 25:34


Paz meus manos e minhas manas! Ótima semana pra gente!

Naquele momento, o prato de lentilhas era tudo que Esaú queria. Aquilo agradou o estômago, o corpo, os olhos. Um dia todo caçando, exausto, cansado, com muita fome, sentindo necessidade daquilo. Ele devia estar desesperado, de repente ali na frente, simples assim, fácil, tudo que ele queria, adivinha, ele não suportou, não conseguiu dizer não, certamente nem se lembrou da herança, do eterno, “naquele momento só cabia aquele momento”.

O diabo é astuto, é esperto. Nosso inimigo é milenar e ele nos conhece muito bem, ele sabe quando estamos desesperados por um “prato de lentilhas”, ele sabe quando “a coisa aperta”. Até mesmo com Jesus, ele soube esperar o momento certo de tenta-lo no deserto. A carne é fraca sim, e o diabo sabe disso, e é exatamente por isso que PRECISAMOS manter nosso espírito forte, alimentado.

Volta e meia o diabo vai nos apresentar uma refeição, isso quando nós mesmos não buscarmos. Pode ser sexo, drogas, relacionamentos ou qualquer outra coisa. Pode ser de um namoro ou algum relacionamento com julgo desigual a uma mentirinha “inofensiva” que vai nos ajudar a ganhar dinheiro na empresa. Vamos abrir nossos olhos de uma vez, o prato de lentilhas oferecido pelo diabo não serve pra nada a não ser nos tirar do centro das vontades de Deus. Ele tem bênçãos pra nós, acima de tudo a salvação, maior benção que Ele pode nos dar. Somos de Deus da mesma forma como Esaú era de seu pai, herdeiros das promessas do nosso Pai do céu, e tantas vezes arriscamos jogar tudo fora por um prazer de momento, por algo que vai nos satisfazer sim, vai ser gostoso sim, mas ao final é caminho que leva a morte, a perder tudo que Deus já tem preparado pra nós como seus filhos, seus herdeiros.

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia. – 1Coríntios 10:12. As armadilhas, as pedras no caminho, as maldições travestidas de bênçãos, muitas vezes aparecerão quando nós, por arrogância, julgarmos estar em pé, firmes. Se nós não estamos suportando as tentações e não conseguimos ficar longe do pecado, o problema pode não estar na tentação, mas na nossa indecisão. Se não houver um querer no nosso interior, um desejo ardente de se ver livre dos maus pensamentos, desejos malignos e concupiscências da carne, certamente o diabo vai conseguir o que deseja: Jogar-nos no chão.

A luta que estamos enfrentando talvez não seja uma provação, mas uma consequência da nossa falta de temor, da nossa indecisão e das nossas ações. Somente uma mudança radical de atitude, fará com que o problema seja vencido.

Nós temos as armas, em Deus, pra suportar toda e qualquer tentação, basta que usemos. Nós podemos lutar e nosso espírito pode e deve prevalecer sobre a carne, mas isso depende de nós, depende de qual dos dois alimentamos, depende de nossos olhares, de nossos pensamentos, que certamente vão se tornar atitudes, de nossos ouvidos que muitas vezes estão abertos a todo tipo de “sujeira”. Vai aqui mais um conselho: Homens, cuidado com os olhos, vigiem, mulheres, cuidado com os ouvidos, vigiem. Cuidado nunca é demais. Enfim, fiquemos atentos por que se o seu prato de lentilhas ainda não apareceu, ele vai aparecer, isso é fato, ninguém vai passar por essa vida sem lutas, sem guerra, sem tentações, então prepare - se para elas. 

Nós temos o maior de todos os motivos para não cair, somos mais que vencedores em Cristo Jesus, somos herdeiros do Pai todo poderoso, mas cuidado, por uma bobeira, por um prato de refeição, por um prazer de momento, a gente acaba colocando tudo a perder, nossa vida, nossa alegria, nossa paz, nossa ETERNIDADE.

"Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar". (1Co 10.13)


Vinicius Aguiar

0 Comentários em ""O eterno" X "o agora" "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10