Ventos de doutrina


O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro. -- Efésios 4:14

Paz do Senhor, meus manos e minhas manas! Como estão? Cá estou de novo e desde já desejo uma semana abençoada pra todos nós!


Na mensagem de hoje quero abordar algo que tem me deixado extremamente preocupado: Os ventos de doutrina inventados por homens e que estão inundando a igreja moderna que vive em busca de números e relevância.

Primeiro o que seriam “ventos de doutrina”? Podemos defini-los mais praticamente como “modismos” que vêm e vão. Visões, métodos, movimentos, enfim, são coisas com aparências de bem, mas que na verdade são mal, acabam por afastar as pessoas do verdadeiro Evangelho ou por colocar sobre seus ombros um fardo pesado demais para se carregar, um fardo que não vem de Deus.

O evangelho é simples, é puro, está todo ele relatado nas páginas da Bíblia. Não existem segredos, não existem codificações, não é necessário que se mude algo por que “os tempos mudaram”. É tão somente fazer o que Jesus mandou fazer, o que o próprio Jesus e os primeiros discípulos fizeram.  É uma pena hoje em dia termos presenciado a igreja, num contexto geral, claro que existem exceções, buscando notoriedade, mídia, comércio, comprando canais de TV, de rádio, vendendo livros, revistas, Cds e DVDs, construindo mega-templos e promovendo mega-eventos enquanto abandonam o puro e simples Evangelho de Cristo.

Paulo disse algo mais a respeito disso: Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que pregamos a vocês, que seja amaldiçoado! (Gálatas 1:6-8)

Meus manos e minhas manas, que nós não sejamos inconstantes, que as novas modas, visões, métodos, movimentos ou seja o que for, não nos atraiam com tanta facilidade como tem atraído a tantos. Tudo que for além do que já está escrito, como bem disse o apóstolo Paulo, deve ser considerado amaldiçoado, e não uma “nova benção no meio da igreja”. A Bíblia é suficiente, e nós, se estivermos verdadeiramente com nossos pés fincados no Evangelho, não precisamos seguir a qualquer movimento que seja, mesmo que pareça bonito e seja muito atraente, mesmo que esteja enchendo igrejas e ganhando milhares de “likes” nas redes sociais.

Estejamos sempre atentos, dentre vós mesmos surgirão homens que torcerão a verdade, com o propósito de conquistar os discípulos para si. (Atos 20:30-31). Que não sejamos nós também como crianças ou, como diz outra tradução, como “meninos insensatos” buscando novos ventos de doutrina. Nós já conhecemos a Verdade, e não precisamos de nada mais além dela. 

Falo dessa forma para que ninguém vos engane com argumentos interessantes, porém falsos (Colossenses 2:4-8)

Fiquem na paz meus manos e minhas manas, e até semana que vem!

Vinicius Aguiar


0 Comentários em " "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS