Deus soberano, filhos responsáveis!


"Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento." (1 Coríntios 3:6-7)

A Paz do Senhor galerinha do blog! Espero que tenham passado um excelente final de semana e desejo desde já uma semana abençoada começando!

Por toda Bíblia vemos uma relação maravilhosa e intrigante entre a responsabilidade humana e a soberania de Deus. A alguns anos começaram, principalmente em redes sociais, discussões teológicas (ou nem tanto assim) a respeito de até onde a soberania de Deus interfere na responsabilidade humana e vice versa. Alguns defendem que Deus apenas reage ao que fazemos, outros, que não importa o que fazemos, Deus sempre faz como Ele quer independente de que façamos algo ou não.

Fato é que, analisando textos “soltos” as duas formas de pensar tem suas razões de ser, e não a toa existem grandes teólogos que as defendem desde o surgimento da igreja, ou melhor, pouco depois de seu surgimento.

Nesse texto, conseguimos entender de forma bem clara que, nossa responsabilidade coexiste com a soberania divina. Não entrarei a fundo no assunto nessa mensagem, talvez o faça posteriormente, o objetivo aqui é, tão somente, entendermos que temos uma parte a fazer, embora Deus seja soberano o suficiente para saber exatamente o fim de todas as coisas. Deus é absolutamente soberano e onisciente sem que isso, contudo, anule a responsabilidade do homem diante dele.

Nessa mensagem meus manos e minhas manas, quero fazer uma analogia do texto de 1 Coríntios com todas as áreas de nossas vidas, seja espiritual, profissional, religiosa ou sentimental. Precisamos plantar. Cabe a nós o primeiro passo, o “começar”, o “se mover”, o tentar de fato. Não vamos resolver nossos problemas nos lamentando ou somente parados ouvindo conselhos ou pregações, precisamos agir, fazer alguma coisa, sair da inércia ou da zona de conforto em que nos colocamos. Quem rega, no caso? Nossos amigos, conjugues, namorados, familiares, irmãos na fé, talvez sejam os que hão de regar. Quero aqui dizer que precisamos selecionar muito bem quem são os que estarão do nosso lado. Um conselho errado, uma amizade errada, um namoro fora dos propósitos corretos, tudo isso pode fazer com que nossas chances diminuam muito, ou até mesmo deixem de ser. É nossa responsabilidade sonhar e tirar o sonho do papel, e também de saber quem está do nosso lado ajudando (ou não) a fazer o sonho acontecer. Por fim, e claro, não menos importante, Deus é quem faz crescer, e claro, aqui não cabe muita explicação. Quando nos alinhamos com a vontade de Deus, as coisas hão de cooperar sempre juntamente para o nosso bem.

Deus é maravilhoso, nunca vai nos desamparar, não importa onde tenhamos tropeçado, começado errado ou feito talvez uma escolha errada, sempre há tempo de se arrepender, parar, dar meia volta, e andar na direção certa novamente. Plantar de novo, dessa vez uma melhor semente, escolher quem estará do lado para regar, e, assim, ser abençoado por Deus. Se é o seu caso, lembre-se disso, volte lá onde precisar voltar, reveja suas escolhas, seus primeiros passos, suas companhias, e depois, guarde a fé e simplesmente espere, Deus dá o crescimento, em toda e qualquer área da sua vida.

Que Deus nos abençoe a todos e que essa mensagem seja gravada em nossos corações para edificação e para glória do nosso Deus lindo!

Vinicius Aguiar



0 Comentários em "Deus soberano, filhos responsáveis! "

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10