Métodos de adivinhações babilônicas

Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá!

Pela infinita bondade e misericórdia de Deus, aqui estamos para compartilhar com vocês mais uma curiosidade bíblica. Desta feita, veremos alguns métodos que s babilônicos usavam para fazerem suas adivinhações, ou para tomar conselhos referentes às suas guerras.

Usarei como base um texto escrito em Ezequiel 21:21... "Porque o rei da Babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará os terafins, atentando nas entranhas."

Vemos aqui três formas pelas quais o rei da Babilônia fazia adivinhações: Aguçando as flechas, consultando os terafins e atentando às entranhas. Vamos ver um pouco sobre cada um desses três métodos.

Vem comigo!


  • AGUÇANDO AS FLECHAS

As flechas eram sacudidas - um modo de adivinhação usado pelos árabes, mas  proibido pelo Alcorão. Segundo São Jerônimo, em casos como o que aparece aqui, cada flecha trazia o nome da cidade a ser atacada. Depois de serem sacudidas na aljava, as flechas eram  tiradas uma a uma. Os lugares deveriam ser atacados de acordo com a ordem dos nomes nas flechas que eram tiradas. Como Jerusalém foi a primeira nesse exemplo, Nabucodonosor continuou a sitiá-la.
Outro escritor diz que as flechas eram lançadas para que se visse em que direção cairiam e, com isso, o lugar a ser tomado era indicados.
Os árabes normalmente usavam apenas três flechas. Em uma delas estava escrito: "Meu Deus ordenou"; na segunda: "Meu Deus me proibiu"; e a terceira ficava em branco. Se a flecha em branco fosse tirada, as flechas eram sacudidas novamente e tiradas até sair a flecha que tinha a resposta clara. Se fosse a flecha que proibia aquele que consultava, ele tinha de esperar por um ano inteiro antes de consultar as flechas novamente sobre a questão.


  • CONSULTANDO OS TERAFINS

Esses deuses do lar eram adorados como talismã familiar para se obter direções acerca do futuro. Pouquíssimo se sabe sobre o modo como as imagens eram consultadas. A primeira menção a elas nas Escrituras acontece quando Raquel rouba os ídolos de seu pai em Harã (Gênesis 31: 19; 34). Os ídolos foram guardados por Jacó (Gênesis 35: 4), restituídos por Mica (Juízes 17: 4) e considerados como idolatria. (I Samuel 15:23)


  • ATENTANDO PARA AS ENTRANHAS

As pessoas decidiam o passo que deveria ser tomado examinando o fígado de um animal sacrificado para ver se era bom ou ruim.
Se o fígado fosse saudável e os lóbulos estivessem voltados para dentro, o presságio era favorável; mas se estivesse doente, seco, manchado ou sem a liga entre as partes, o presságio era desfavorável. Esse método de adivinhação era usado por muitas nações.

Fonte: Bíblia de Estudo Dake 

Bom, galera! Espero que vocês tenham entendido o assunto, mas que principalmente fique claro em vossas mentes que toda e qualquer forma de adivinhação não é legal e fere aos mandamentos de Deus. 
A título de curiosidade e conhecimento, fica esse texto para que vocês entendam a forma como eram decididas algumas coisas sérias.
Fiquemos com o que a Palavra de Deus nos diz em Miquéias 5:12: "E exterminarei as feitiçarias da tua mão; e não terás adivinhadores;"

Que Deus vos abençoe, em nome de Jesus!

No amor de Cristo, a quem devemos entregar nosso futuro e todo o controle de nossas vidas
Eliézer Sejač Rodrigues

0 Comentários em "Métodos de adivinhações babilônicas"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10