FILACTÉRIO. Você sabe o que é isso?

Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6) 

Eita lá! Eita lá! Eita lá!

Hoje falaremos de filactérios.
Fila o quê!?
Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas eles são comumente usados na religião judaica durante seus períodos de oração.

Mas o que são os filactérios?

Filactério ou Tefilin é o nome dado a duas caixinhas de couro presas a uma tira de couro e dentro delas contém pergaminhos (com aproximadamente 4 x 46 cm) com quatro trechos do Torá que dão ênfase aos mandamentos e a obediência a Deus.
Essas caixinhas eram presas ao braço esquerdo (pela proximidade ao coração) e na testa somente pelos homens; meninos a partir de 13 anos também os usavam.
Os quatro trechos da Torá que são gravados nos pergaminhos e guardados nessas caixinhas são:

"Então falou o Senhor a Moisés, dizendo: Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é. E Moisés disse ao povo: Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor vos tirou daqui; portanto não comereis pão levedado. Hoje, no mês de Abibe, vós saís. E acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês. Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao Senhor. Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos. E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o Senhor me tem feito, quando eu saí do Egito. E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do Senhor esteja em tua boca; porquanto com mão forte o Senhor te tirou do Egito. Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano." (Êxodo 13:1-10)

"Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado, separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do Senhor. Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás. E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão. Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato. E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito." (Êxodo 13:11-16)

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas." (Deuteronômio 6:4-9)

"E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite. E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás. Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; e a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá. Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos. E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas; para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra." (Deuteronômio 11:13-21)

Uma curiosidade acerca do tefilin (ou filactério) é que Jesus fez duras críticas aos escribas e fariseus pelo modo como usavam o filactério.

"... E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens, pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes," (Mateus 23:5)

O motivo das críticas eram porque pessoas normais usavam seus filactérios somente durante suas orações, mas os escribas e fariseus os usavam sempre e faziam questão de aumentar o tamanho das caixinhas para
que chamassem mais a atenção. Elas se tornavam motivo de vaidade devido a sua exposição demasiada.



Isso não nos parece um tanto familiar?

Não temos por costume usar tefilins ou filactérios, mas temos visto uma amostra exacerbada de talentos, com o único intuito de chamar a atenção para o homem e envaidecer os que fazem algo com uma certa 'perfeição'. Mas isso é coisa para debatermos em outra oportunidade.

Mas, agora que você já conhece um pouquinho do filactério, eu me vou; ou como diria nosso irmão argentino: "Ahora me voy".
Que Deus nos livre de toda e qualquer forma de vaidade exagerada e vos abençoe, em nome de Jesus.

No amor de Cristo,
Eliézer Sejač Rodrigues

13 Responses to "FILACTÉRIO. Você sabe o que é isso?"

  1. amém que Deus nosso Pai lhes abençoe.... me exclareceu mt :D

    ResponderExcluir
  2. muito proveitoso... Deus seja contigo irmão.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado , será muito útil pra mim .

    ResponderExcluir
  4. Obrigado , será muito útil pra mim .

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, que Deus possa lhe usar mais e mais com grande sabedoria.

    ResponderExcluir
  6. HÓ GLORRRRIAAAAA.
    RADIO EXCELENTE.
    PARABÉNS PELA PROGRAMAÇAO

    ResponderExcluir
  7. Para acabar de uma vez por todas sobre especulações da marca da besta na fronte e na mão

    ResponderExcluir
  8. muito forte vai ser muito útil para um estudo que estarei dando domingo na igreja sobre a falsificação das escrituras. quero também deixar aqui o link do meu site em busca da ovelha perdida Deus abençoe a todos shalon. ipvaemcristojesus.wixsite.com/buscarovellhaperdida

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS