Seguir em frente sem olhar para trás




“Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” Genêsis 19.17

            A paz do Senhor Jesus, povo lindo e abençoado!
         Começo o nosso texto de hoje com uma perguntinha: “Quem nasceu, viveu, não morreu, mas não existe mais???”  E aí, lembram a resposta?! Perguntinha típica das aulas de Escola Bíblica Dominical para crianças, não é mesmo?! Isto mesmo, estamos falando da “mulher de Ló”, aquela que virou uma estátua de sal. Para começo de conversa, convido a todos para recordarmos um pouco desta história.
A bíblia nos fala de um homem chamado Ló que era sobrinho de Abraão. Em dado momento, Deus chama a Abraão e lhe faz promessas. Atendendo ao chamado do Senhor, ele sai de sua terra (Harã) e vai para Canaã. Nesta viagem Ló o acompanha. Em seguida, devido à escassez e a fome, eles vão para o Egito onde adquirem vários bens. Eles saem dali, ainda juntos, mas depois como estavam em um grande número de pessoas e também devido ao surgimento de contendas entre os seus pastores, Abraão e Ló se separam e este vai habitar em Sodoma. Os habitantes desta cidade “eram maus e grandes pecadores contra o Senhor” (Gênesis 13.13).  Adiantando um pouco a história, vemos que devido a estas práticas pecaminosas Deus resolve destruir Sodoma, mas antes envia dois anjos para tirar de lá Ló e sua família.
“Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade. Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” (Gênesis 19.15-17)
Neste momento de “saída”, aparentemente corrido, algo que me chama a atenção é a ordem “Não olhes para trás” a qual, posteriormente, foi desobedecida pela mulher de Ló o que levou a transformação da mesma em uma estátua de sal. “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gênesis 19.26).
Acredito que ao se lembrar de tudo que havia vivido em Sodoma e de todos os bens materiais que perderia com aquela destruição, a mulher de Ló olhou para trás com pesar desejando resgatar as suas riquezas. “Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lucas 17. 31-32). Quantas vezes temos tido a mesma atitude da mulher de Ló? Deus nos dá uma chance de recomeço, de vida nova, pede que renunciemos algumas coisas ou relacionamentos que não agradam a Ele, mas ficamos “olhando para trás”, ou seja, nos tornamos “prisioneiros” do que já passou. Nem sempre por apego aos bens materiais, algumas vezes por apego às pessoas, aos momentos. Outras vezes focamos tanto nas decepções desta vida, nas dificuldades que passamos, no que fizeram conosco que deixamos de seguir em frente e ficamos paralisados como estátuas. É hora de pensar: O que vou fazer com o que me fizeram? O passado já não existe e o futuro depende do modo pelo qual vivenciamos o presente. Portanto, este não é o momento de recuar ou parar, mas sim de avançar, viva o seu presente com Jesus em seu coração. Viva os planos de Deus pra você, o chamado dEle para sua vida.
            Se você, meu amigo leitor, parou no caminho olhando para o passado com pesar, sofrendo por algo que foi preciso abandonar ao longo da caminhada é hora de olhar para frente e seguir. É tempo de mudar, de se reinventar. Não fique parado esperando as oportunidades chegarem, crie-as. Deixe de olhar pra você mesmo como uma vítima, ou como um pobre sofredor, você é mais que vencedor em Cristo Jesus! Chega de olhar para “Sodoma” e sentir saudades, chega de olhar para o “Egito”, como o povo de Israel, e sentir saudades, chega de viver de passado, chega de ser “estátua”.
Deus nos dá a chance de construir uma NOVA história muito melhor do que esta que passou. A “ordem” é: Não olhes para trás!!!
Pessoal, vou ficando por aqui. Até a próxima, se Deus quiser!
Fiquem na paz!
Beijinhos!

Isabela Silva

0 Comentários em "Seguir em frente sem olhar para trás"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS