O surgimento do avião está profetizado na Bíblia?

Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá!

Daremos sequência em nossa saga, procurando desvendar alguns mistérios que permeiam nossas mentes. Nossa tecnologia avançada foi profetizada na Bíblia de forma particular?

Sabemos que em Daniel 12:4 está escrito que o conhecimento aumentaria; mas, e quando usamos alguns trecho bíblicos para especulações acerca de nossas "invenções modernas"?
Semana passada eu falei sobre o surgimento do automóvel e que Naum 2:4 NÃO É profecia sobre esse acontecimento. Hoje, veremos o surgimento do avião.

Aconselho-te a pegar sua Bíblia ou clicar nos links aqui postos para total compreensão deste texto.

O surgimento do avião é um tanto controverso. Os brasileiros creditam à Santos Dumont a invenção do mesmo; os franceses dizem ser Clément Ader o primeiro a voar num aeroplano; enquanto os americanos e quase que todo o planeta, dizem ter sido Orville e Wilbur Wright os pioneiros em voos.

Mas, e na Bíblia? Será que o surgimento do avião já estaria profetizado milhares de anos antes?
Vamos analisar sete textos que alguns dizem ser a profecia do avião.

Como as aves voam, assim o SENHOR dos Exércitos amparará a Jerusalém; ele a amparará, a livrará e, passando, a salvará. (Isaías 31:5)

Aqui vemos claramente que não se trata de profecia acerca do avião. O próprio texto nos explica que o SENHOR virá como aves que voam para socorrer Jerusalém. Analisando ainda o contexto, vemos que isso é uma profecia sim, mas acerca da segunda vinda de Cristo, quando Ele virá sobre as nuvens e livrará Israel do Anticristo. Vemos também que nada escrito nesse capítulo se cumpriu na invenção do avião.

Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse. (Isaías 58:14)

Nesse texto observamos que se tratam de bênçãos. Esse "cavalgar sobre as alturas" nada mais é do que estar por cima, em evidência. Se alguém quiser contender e afirmar que se trata de "passear de avião sobre as nuvens", deverá também afirmar que os inventores do avião foram israelitas e que eles voaram ao sair do Egito. Basta ver que a mesma figura de linguagem é usada em Deuteronômio 32:13 e 33:29.

Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas? (Isaías 60:8)

Essa referência é em relação aos israelitas voltando pra sua terra, durante o Milênio. Leia todo o contexto descrito nesse capítulo e você compreenderá melhor.

Porque assim diz o SENHOR: Eis que voará como a águia, e estenderá as suas asas sobre Moabe. (Jeremias 48:40)

Observe comigo o que está escrito em Jeremias 46:13; 26 e 49:30. Em mais um caso de analisarmos o contexto bíblico, percebemos que o texto não fala sobre aviões, mas sobre o rei da Babilônia, Nabucodonosor.
Sabemos que o símbolo da Babilônia é um leão com asas de águia (Daniel 7:4). A ideia então é de conquistar tão rápido quanto uma águia alcança sua presa. (Deuteronômio 28:49)
Se essas "asas de águia" fossem profecia acerca do avião, poderíamos afirmar que Deus tirou Israel do Egito em aviões. (Êxodo 19:4)

E debaixo do firmamento estavam as suas asas direitas uma em direção à outra; cada um tinha duas, que lhe cobriam o corpo de um lado; e cada um tinha outras duas asas, que os cobriam do outro lado. (Ezequiel 1:23)

Não é preciso ler muito para vermos que aqui nada tem a ver com a invenção do avião. Está mais do que claro, principalmente se lermos todo o capítulo 1 que Ezequiel fala sobre os seres viventes, sobre as asas dos querubins. (Em Ezequiel 10 o profeta fala um pouco mais sobre o assunto)

E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre insigne entre os olhos. (Daniel 8:5)

E lá vamos nós, mais um vez, analisar o contexto. Feito isso, veremos que claramente é um símbolo da Grécia, não do avião. (Daniel 8:21)
É esse o grande problemas de quem especula esse tipo de profecia: acabam lendo um texto isolado, não analisam o contexto e criam algumas heresias.

E os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais espertos do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; os seus cavaleiros virão de longe; voarão como águias que se apressam a devorar. (Habacuque 1:8)

O trecho "voarão como águias" não quer dizer que virão em aviões para destruírem; até porque esse texto se refere aos caldeus (Habacuque 1:6) e seus ágeis cavaleiros prontos para guerrearem e causarem destruição.


É, meus irmãos... como diz um famoso pregador: "Todo texto sem contexto e pretexto para heresia". Basta lermos um pouco mais para percebermos que tais trechos bíblicos são sobre coisas totalmente diferentes do avião.

Que tenhamos sabedoria e discernimento para que não absorvamos tais interpretações equivocadas, afim de não vivermos enganados ou ensinando coisas erradas à outros.

Mas, como diria nosso hermano hondurenho: "Ahora me voy!"
Na semana que vem eu volto.. ou não; vai que eu seja demitido.

Fiquem na paz do Senhor e que Deus vos abençoe.

No amor de Cristo,

16 Responses to "O surgimento do avião está profetizado na Bíblia?"

  1. A PAZ AMADO GOSTEI MUITO DESTE ESTUDO POQUE SOU CURIOSO EM APRENDER ESCATOLOGIA AQUI APRENDE QUE PASSÁRO DE JANELA NÃO É PROFECIA DE QUE TERIAMOS O AVIÃO

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas? (Isaías 60:8)sem dúvida é o de Israel voltando a sua terra natal pois desde 70dc o império romano devastou o país, desde então o povo de Israel viviam espalhados pelo mundo, só então em 1948 com a independência de Israel o seu povo está retornando para o sua pátria no (Isaías 60:9)diz que primeiro seria de navios o seu retorno o que já aconteceu hoje o sonho de todo judeus que não mora em Israel é retorna para a sua pátria e o modo mais comum sem dúvida é sim de avião, eu creio que está preste a acontecer o que todos os salvos esperam ansiosamente o retorno do rei dos reis JESUS.

    ResponderExcluir
  4. foi a partir dessas passagens que foi criado a ficção do unicornio e o pegasus

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida (is 60.8)fala sobre o avião sim no retorno para Israel

    ResponderExcluir
  6. Vc totalmente equivocado amigo do blog ...

    ResponderExcluir
  7. Leia sobre o regresso dos judeus apos segunda guerra e vai entender foi passagem q um rabino leu ...p acalmar alguns judeus p entrar no aviao...pomba n tem janela

    ResponderExcluir
  8. Leia sobre o regresso dos judeus apos segunda guerra e vai entender foi passagem q um rabino leu ...p acalmar alguns judeus p entrar no aviao...pomba n tem janela

    ResponderExcluir
  9. Vc totalmente equivocado amigo do blog ...

    ResponderExcluir
  10. Tradução mais próxima é que voam para os seus ninhos.... E não janelas, leia outras traduções antes de concluir que são aviões...

    ResponderExcluir
  11. Você ja pensou em orar antes de interpretar ? Você parece o anti cristo querendo nos convencer de que que a Bíblia não profetizou nada

    ResponderExcluir
  12. Se você ler com atenção o livro de Naum vai ver que ele teve uma visão e Deus ô disse para escrevê-la, além dos outros assuntos que você "interpretou", não convencem. A biblia nos avisa de falsos profetas, falsos cristos, falsos pastores. O seu site parece querer afastar as pessoas do reino de Deus.

    ResponderExcluir
  13. Não acredito que li isso, quer dizer que as profecias da bíblia, não existem para o nosso futuro, São profecias apenas para o passado, pregar o contrário disso, isso sim é heresia pura, a palavra tem muitos alertas para o povo de Deus sim, parece que o amigo quer que o povo desacredite das profecias da palavra de Deus.....Vai orar

    ResponderExcluir
  14. Em nenhum momento fala sobre avião mesmo, e quem disse que so o povo de israel será salvo .Salvo e todo aquele que receber jesus cristo como seu único salvador .

    ResponderExcluir
  15. Se outros traduções referem-se a ninhos e nao janelas ,mas sensato séria vc postar tais textos, mas vc fez a análise justamente em cima do q se refere a janelas, sendo assim vc se equivocou amigo , discordo completamente da sua interpretação, acho equivocado e sem argumentos

    ResponderExcluir
  16. Se outros traduções referem-se a ninhos e nao janelas ,mas sensato séria vc postar tais textos, mas vc fez a análise justamente em cima do q se refere a janelas, sendo assim vc se equivocou amigo , discordo completamente da sua interpretação, acho equivocado e sem argumentos

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10