A Bíblia e os carros turbinados

Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá!

Na semana que antecedeu a Páscoa, eu escrevi um texto sobre Tecnologia Bílica e fiquei de continuar o assunto. Mas ao invés de mostrar curiosidades acerca de possíveis avanços tecnológicos, mostrarei alguns erros de interpretação da Bíblia que vejo acerca desse assunto.

Resumindo... Vi muitas pessoas citarem textos bíblicos como sendo profecias do surgimento da televisão, do rádio, da bomba atômica.
Nas próximas semanas analisaremos alguns desses textos e veremos se realmente são profecias acerca das coisas que temos hoje em dia.

Começaremos vendo sobre carros. Os apaixonados por automóveis vão pirar.

"Os carros correrão furiosamente nas ruas, colidirão um contra o outro nos largos caminhos; o seu aspecto será como o de tochas, correrão como relâmpagos." (Naum 2:4)

Como diria nosso narrador esportivo Galvão Bueno: "Sobe o ronco dos motores".

Já vi muita gente falar e cantar sobre esse verso bíblico, dizendo que Naum profetizou o surgimento de nossos carros cada vez "mais velozes e mais furiosos".

Eu já havia escrito aqui sobre a profecia de Naum, mas vamos novamente analisar o contexto.

Esses carros citados por Naum eram puxados por cavalos na batalha de Nabucodonosor contra Nínive como provado em Naum 1:1; 2:13; 3:1-3. Se os estudiosos leem sobre os carros que correm furiosamente, parecem tochas e correm como relâmpagos, devem também ler o capítulo seguinte que fala sobre o barulho dos chicotes e das rodas, o galope dos cavalos e o sacudir dos carros de guerra. (Naum 3:2)

Percebemos que Naum via carruagens que sacudiam, puxados por cavalos que eram esporeados com chicotes. Esses guerreiros tinhas espadas reluzentes, lanças de metal, escudos cintilantes (Naum 2:3), que à luz do sol brilhavam, assim como os carros, na batalha descrita pelo profeta.

Muitos preferem pensar que as carruagens citadas que devastavam as ruas e corriam como relâmpagos eram definitivamente nossos automóveis com faróis ligados e em altíssima velocidade.
"Haja coração, amigo!"
Mas, além de sabermos claramente que essa profecia se cumpriu contra Nínive, a intenção do profeta era mostrar que o sol brilhava sobre o metal polido, causando brilho como o de um espelho.


Por hoje é isso, minha gente!
Gostaria que alguém se manifestasse a respeito, concordando ou discordando do que escrevi. É sempre bom manter contato com vocês.

Mas, agora me vou. Ou como diria nosso irmão espanhol: "Ahora me voy!"
Na semana que vem eu volto... ou não. Vai que eu seja demitido.
Provavelmente falarei sobre aviões... vamos polemizar mais um pouco. hahaha

Que Deus vos abençoe, em nome de Jesus.

No amor de Cristo,


2 Responses to "A Bíblia e os carros turbinados"

  1. OLA AMADO ELIEZER RODRIGUES. SAUDE PAZ E BEM. GOSTARIA DE PARABENIZAR PELOS RICOS COMENTARIO A RESPEITO DA INTERPRETAÇÃO CORRETA QUE VC FAZ DO TEXTO BIBLICO. MUITOS HOJE FAZEM UMA EZEIGESE( COLOCANDO COISAS NO TEXTO QUE NÃO CONVEM AO TEXTO E MUITAS MENTIRAS SÃO DITAS A RESPEITO DO TEXTO, QUANDO DEVERIAM FAZER UMA EXEGESE DO TEXTO, OU SEJA, RETIRAR DO TEXTO AQUILO QUE JA ESTA NO TEXTO.) MUITO APROPRIADO SEU COMENTARIO SOBRE OS CARROS DE NAUM QUE INCLUSIVE FOI CANTADO POR LUIZ ARTHUR QUE DE MANEIRA TERRIVEL ASSASSINOU A HERMENEUTICA SACRA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela explicação, está coerente com a hermenêutica destes textos bíblicos. Mesmos sendo professor de seminário bíblico a dezoito anos, fui questionado por um anulo, que me deixou intrigado com tanto questionamento sem argumento que confesso que fiquei curioso, e ao procurar nos textos originais não encontrei base como era previsto. Mais sua explicação está ainda mais plausível. Vou recomendar este site seu. Obrigado.
    Pr. Flávio José.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10