Controvérsia - Parte 1


"Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias."
1Pedro 3: 15-16

"A controvérsia existe porque a verdade de Deus existe em um mundo de mentiras. A controvérsia é o problema dos pecadores em um mundo caído, que foram originalmente criados por Deus para conhecer a verdade, amar a verdade e proclamar a verdade. Nós não podemos escapar da controvérsia nesta vida, nem deveríamos buscar tal coisa.  Como cristãos, Deus nos resgatou das trevas e nos tornou aptos para permanecer em Sua maravilhosa luz. Ele nos chamou para adentrarmos nas trevas e brilharmos como uma luz para o mundo, refletindo a gloriosa luz de nosso Senhor Jesus Cristo. E quando a luz brilha nas trevas, a controvérsia é inevitável."
Controvérsia - John Newton

  Um tempo atrás li um livro chamado "Controvérsia: Como um cristão deve lidar com debates", de John Newton e fiquei super animada para postar algo por aqui, só que, somente agora tive a oportunidade correta, digamos rs. Durante as duas últimas semanas fui levada a pensar mais profundamente sobre esse assunto, até porque, a entrada na faculdade e alguns fatos da mídia me fizeram parar e prestar mais atenção em relação a como lidar com perguntas e discussões que podem aparecer a qualquer instante.
  Na universidade, creio eu, é o momento de testarem de que lado você está. O local deveria ser palco de uma diversidade de ideias e ao invés disso os valores se invertem e a unidade local quer incutir seu pensamento sobre toda a diversidade. Se você não aderir à ideia do professor e da maioria você tem grandes chances de ser taxado e colocado a prova a maior parte do tempo. É aí que a maioria dos debates da sua vida vão começar e você deve sim estar preparado para enfrentá-los, seja qual área for.
  Que o ser humano gosta de polemizar com os outros isso não é novidade, vem dos primórdios. Gente indo até o fim e defendendo aquilo que gosta, seja filme, música, futebol, política e obviamente, o campeão: Religião.Porém, muitas vezes os debates nem são entre ateus ou teístas, crentes e não crentes, mas sim entre os próprios crentes e dos assuntos mais variados.
  Na Bíblia encontramos posições valiosíssimas sobre estar sempre preparado para falar do evangelho de Cristo a todo o momento. Mas como proceder? Como se comportar e falar considerando meu """adversário""" (com muitas aspas) e o público que está a minha volta?
  No livro, John Newton escreve uma carta para um pastor que está prestes a escrever umas coisinhas a outro pastor que ele considera estar no erro. John admira a posição do pastor, porém diz que o mix  de entusiasmo e temperamento poderiam causar reações negativas e que, para que isso não ocorresse, ele precisaria da Bíblia, que é viva, eficaz, poderosa e verdadeira (e que deve sempre prevalecer),uma armadura, para não ser ferido durante o combate e a examinação de 3 pontos:

1-Considere seu adversário.

  Precisamos tratar nosso """adversário""" em honestidade, amor e compaixão. Devemos sempre orar por ele, crendo que, através de mim Deus vai transformar coração e mente para voltar-se ao arrependimento, transformação e fé.É importante lembrar que você um dia também foi inimigo de Deus. Lembre-se que você poderia estar no lugar do adversário.
  Quando se fala a respeito de debates entre cristãos, a resposta é resumida em: Lembre-se que vocês, muito provavelmente, morarão no mesmo céu. Por isso, pedir discernimento a Deus e deixar que a graça de Deus e a sua palavra te levem aonde o Pai quer é o ponto chave.

CONTINUA...

@Dehlimaa

0 Comentários em "Controvérsia - Parte 1"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10