As 10 pragas contra o Egito e contra seus deuses.

Clique na imagem para ampliar
Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá!

No livro de Êxodo, do capítulo 7 até o 12, a Bíblia nos relatas as 10 pragas que atingiram ao Egito. Isso culminou na saída do povo israelita das terras egípcias em direção a Terra Prometida.
Porém, a curiosidade que vos trago hoje nos mostra que além de essas pragas caírem sobre o povo egípcio, elas provaram que o deuses do Egito eram impotentes frente ao ÚNICO e Verdadeiro Deus.

Vamos relembrar as 10 pragas e analisar junto à mitologia egípcia, o que cada uma delas significava para seus falsos deuses.

1ª Praga: ÁGUAS TORNAM-SE EM SANGUE.


E Moisés e Arão fizeram assim como o SENHOR tinha mandado; e Arão levantou a vara, e feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue, (Êxodo 7:20)

Essa primeira praga serviu para provar que Hápi, o deus das águas do Nilo, não tinha nenhum poder sobre as águas.

2ª Praga: AS RÃS.


E Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, e cobriram a terra do Egito. 
(Êxodo 8:6)


Dessa vez, o Deus de Israel desmoralizou Heqt, a deusa-rã, que foi incapaz de impedir tal praga.

3ª Praga: OS PIOLHOS.


E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito. (Êxodo 8:17)

Eita praga que as mães odeiam, não é? haha
Mas ela servi para provar que Tot, o deus egípcio da magia, nada podia fazer antes ao Deus Todo-Poderoso.

4ª Praga: AS MOSCAS.


E o SENHOR fez assim; e vieram grandes enxames de moscas à casa de Faraó e às casas dos seus servos, e sobre toda a terra do Egito; a terra foi corrompida destes enxames. (Êxodo 8:24)

Ptah, o deus criador do universo para os egípcios, nada conseguiu fazer para livrar seu povo.

5ª Praga: PESTE NOS ANIMAIS.


E o SENHOR fez isso no dia seguinte, e todo o gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum. (Êxodo 9:6)

Com essa praga, Yahweh destronou dois deuses egípcios: Hator, a deusa vaca e Ápis, o deus touro, não puderam contra o juízo que o Deus dos céus mandou.

6ª Praga: AS ÚLCERAS.


E eles tomaram a cinza do forno, e puseram-se diante de Faraó, e Moisés a espalhou para o céu; e tornou-se em sarna, que arrebentava em úlceras nos homens e no gado; (Êxodo 9:10)

Ísis, a deusa da medicina, não conseguiu curar os egípcios.

7ª Praga: A SARAIVA DE FOGO E TROVÕES.


E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o SENHOR deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o SENHOR fez chover saraiva sobre a terra do Egito. (Êxodo 9:23)

Aqui, Deus estava mostrando que é Ele quem comanda toda a natureza; e que Reshpu não era verdadeiramente o deus das chuvas, relâmpagos e trovões.

8ª Praga: OS GAFANHOTOS.


Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o SENHOR trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e aconteceu que pela manhã o vento oriental trouxe os gafanhotos. 
(Êxodo 10:13)


Nessa oitava praga, Deus mostrava ao Egito que Min não era o deus da fertilidade e muito menos o protetor das colheitas e das lavouras.

9ª Praga: AS TREVAS.


E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. 
(Êxodo 10:22)


E agora? Escureceu tudo por 3 dias. Os egípcios correram buscar socorro com Rá, o deus-sol e com o deus solar Hórus, mas eles nada fizeram. Eram totalmente inexistentes e impotentes ante o Deus que criou céus, terra e tudo o que neles existem.

10ª Praga: MORTE DOS PRIMOGÊNITOS.


E aconteceu, à meia noite, que o SENHOR feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais. (Êxodo 12:29)

Com essa última e avassaladora praga, Deus provava de uma vez por todas que Amon-Rá, o filho do faraó não era um deus encarnado, pois até ele foi morto pelo anjo da morte.


Vendo essa lista de pragas e falsos deuses e a forma como Deus executou juízo sobre o Egito e provou ser o Deus verdadeiro, temos cada vez mais motivos para dizer: SÓ O SENHOR É DEUS!
Que Deus vos abençoe, em nome de Jesus. Na próxima semana voltarei com uma nova curiosidade bíblica.

No amor de Cristo,

0 Comentários em "As 10 pragas contra o Egito e contra seus deuses."

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10