O apóstolo Paulo e os dons do Espírito Santo

Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá!
No último domingo de 2012, sou impulsionado a falar sobre DONS. Maravilha!
Na noite de sábado, eu conversava com um amigo depois do culto e perguntei para ele: "Sabias que Paulo tinha todos os dons do Espírito Santo?"
Após a resposta dele, veio em meu coração o desejo de escrever sobre isso. Veremos rapidamente cada um dos dons espirituais na vida de Paulo.
Vem comigo...


Eu havia então dito que Paulo tinha todos os dons do Espírito Santo. Vejamos trecho bíblicos que nos mostram isso de forma bem clara e objetiva.

PALAVRA DE SABEDORIA: "Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo." (Colossenses 1:28 - NVI) 

PALAVRA DE CONHECIMENTO: "Eu posso não ser um orador eloquente; contudo tenho conhecimento. De fato, já manifestamos isso a vocês em todo tipo de situação." (II Coríntios 11:6 - NVI)

FÉ: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20 - NVI)

DONS DE CURA: "Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar." (Atos 14:8-10 - NVI)

OPERAÇÃO DE MILAGRES: "E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam." (Atos 19:11-12)

PROFECIA: "Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina?" (I Coríntios 14:6 - NVI)

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITO: "Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação". Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: "Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! " No mesmo instante o espírito a deixou." (Atos 16:16-18 - NVI)

LÍNGUAS: "Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês.
Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua." (I Coríntios 14:18-19)

INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS: "Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar." (I Coríntios 14:11-13)


Amém? 
Vimos os dons espirituais manifestos na vida do apóstolo Paulo.
Devemos nós também sermos cheios do Espírito Santo de Deus e buscarmos todos os dons espirituais para edificação tanto nossa quanto das pessoas que estão ao nosso redor.

Por hoje é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado e que, através da vida de Paulo, nós também sejamos edificados e animados a buscarmos mais de Deus.
Caso tenhas alguma curiosidade bíblica e queiras compartilhar com os leitores do blog "O Semeador, basta me procurar no Facebook Eliézer Sejač Rodrigues, que terei o maior prazer em atendê-lo.

Querendo Deus, na semana que vem eu volto com mais uma curiosidade acerca da Bíblia Sagrada.
Que Deus abençoe a cada um de vocês e que o Espírito Santo seja abundante em vossas vidas.

Em Cristo, que usando Paulo nos ordenou a encher-nos do Espírito



5 Responses to "O apóstolo Paulo e os dons do Espírito Santo"

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS