A destruição de Nínive e o cumprimento da profecia de Naum.

Ruínas da entrada de Nínive
Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)



A grande Nínive, capital da Assíria, havia experimentado do perdão e da misericórdia de Deus quando o profeta Jonas pregou sua destruição e o povo se arrependeu de seus maus caminhos, jejuou, se vestiu de saco, fazendo com que Deus os perdoasse, poupando a cidade.

Essa história é bastante conhecida. Todos conhecem perfeitamente a história de Jonas, o profeta que tentou fugir de Deus, acabou sendo tragado por um grande peixe e pregou em Nínive, levando o povo ao arrependimento.

Porém, passou-se cerca de um século e Nínive novamente fazia o que era mau aos olhos de Deus. E então Deus resolveu proclamar novamente juízo contra a cidade ensanguentada e larápia. (Naum 3:1) O limite da tolerância divina havia chegado ao fim e a destruição de Nínive dessa vez era irreversível.
O Senhor levantou Naum com uma palavra de juízo contra a cidade e a pesada profecia sobre a destruição da capital dos assírios cumpriu-se de forma integral.

Deserto onde um dia foi a Grande Nínive

Vejamos então o relato da destruição da cidade de Nínive.

Por volta de 612 a.C., os caldeus e os medos invadiram Nínive e destruíram a cidade. Essa invasão inimiga deu-se por intermédio de uma abertura nos muros da cidade assíria provocado pela inundação do rio Kusur e de outros canais que levavam águas das colinas para a cidade. Havia um "dito popular" em Nínive que a destruição da cidade viria quando as águas invadissem a cidade; e foi o que aconteceu.

Conta-se que o rei da Assíria, que já estava um tanto ébrio, ao ver a inundação, parte dos muros destruídos e os inimigos avançando contra a cidade, subiu até a torre do palácio real e ateou fogo nos seus eunucos, nas suas concubinas, em si próprio e, consequentemente, no palácio.

Enquanto isso, os inimigos perseguiram os moradores de Nínive e os mataram a espada. E assim a grande Nínive foi tomada e destruída, ficando "desaparecida" e desértica por vários anos; suas ruínas arqueológicas só foram encontradas em meados do século 19 d.C.

Ruínas arqueológicas de Nínive

Veja agora alguns trechos da profecia de Naum (e uma de Sofonias) e compare com o relato acima.

"Porque ainda que eles se entrelacem como os espinhos, e se saturem de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca." (Naum 1:10)

"E com uma inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." (Naum 1:8)

"As portas dos rios abrem-se, e o palácio está em confusão." (Naum 2:6)

"O fogo ali te consumirá, a espada te exterminará..." (Naum 3:15a)

"Tu também serás embriagada, e te esconderás..." (Naum 3:11a)

"... e fará de Nínive uma desolação, terra seca como o deserto." (Sofonias 2:13b)

Deserto onde um dia foi a Grande Nínive, capital da Assíria

Mediante a tudo isso, concluímos que embora Deus seja misericordioso e tolerante com nossos reincidentes erros, essa tolerância tem um limite e chega um momento que Ele precisa dar um basta, pois é um Deus SANTO, SANTO, SANTO e exige santidade. É preciso estarmos precavidos e cautelosos quanto a alguns "pecadinhos de estimação" que já temos por hábito cometermos.
Lembremo-nos que Deus sonda nossos corações, conhece nossas intenções e esquadrinha nossos pensamentos.



Vemos também que Deus jamais deixa de cumprir Sua Palavra. Tudo aquilo que Ele promete e diz, Ele cumpre. Em Marcos 13:31, Jesus nos diz: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão."



Em Cristo, que, embora misericordioso, é santo e não tolera o pecado



27 Responses to "A destruição de Nínive e o cumprimento da profecia de Naum."

  1. Amém!! Glória a Deus!
    Temos oportunidade hoje, de nos arrependermos, e buscar santidade, amanhã pode ser tarde demais! :(
    Deus abençoe Eliézer!
    Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  2. A misericórdia de Deus tem fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Luiz, paz de Cristo! lamentações 3:22 diz que as misericórdias do Senhor não tem fim.

      Excluir
  3. A misericórdia de Deus tem fim.

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Eu ouvi recentemente que Ninive sofreu com duas pragas, isso é verdade? Então, quais seriam elas? - Água, fogo, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião. água e fogo pode ser considerado como catástrofe da natureza ( não praga), e quem da ordens a natureza é o Senhor, no mais, o texto explicativo acima já diz tudo. Deus abençoe!

      Excluir
    2. fantatico estudo que Deus Abencoe amem

      Excluir
  5. Ola,
    Eu ouvi recentemente que Ninive sofreu com duas pragas, isso é verdade? Então, quais seriam elas? - Água, fogo, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É certo que o fim de Nínive se deu tanto com ÁGUA, quando os muros da cidade foram destruídos pelos medos e caldeus e as águas do Rio Kusur invadiram a cidade (Naum 1.8), quanto com FOGO, quando o rei assírio ao ver a invasão inimiga ateou fogo no próprio palácio, causando um grande incêndio (Naum 3.15)
      Vale ressaltar que muitos do ninivitas morreram através das espadas dos medos e caldeus, cumprindo também a profecia de Naum.
      Espero ter esclarecido...

      Eliézer Rodrigues

      Excluir
  6. Com muita precisão os amados disecaram todo o texto com saberia ,queria sò ressaltar a importância de falarmos do evangelho aos nossos filhos e netos talvez esse foi o erro dos ninivitas passaranse os dias, anos ,décadas e eles esqueceram completamente de ensinar os caminhos a qual os filhos e posteriores devera andar atè afoguiar a irà de Deus

    ResponderExcluir
  7. Aprendi coisas que não sabia.muito bem,que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Alcidemar! Jonas pregou aproximadamente em 700 a.C. e Nínive foi destruída em 612 a.C. Temos aí então cerca de 88 anos, quem sabe 100 (o que daria o "um século" mencionado no texto.
      Mas o interessante, como mencionou o Leandro Rocha, é termos a consciência que devemos ensinar nossos filhos e netos no Caminho do Senhor; os ninivitas voltaram a pecar contra Deus após a geração alcançada pela pregação de Jonas ter morrido, e isso culminou em sua destruição.

      Excluir
    2. Fico pensando em, como em nosso país as pessoas aborrecem a Deus com oferemdas aos demônios, como iemanjá e adoram um monte de ídolos, mas com certeza isso está tirando a paciência de Deus, por isso tanta miséria em nosso país.

      Excluir
    3. DEUS ENVIOU UM JONAS AVISAR O BRASIL, E ALGUÉM PRECISA IR AVISAR O NOSSO REI, O TEMER, E TAMBÉM OS PASTORES PRINCIPAIS DE NOSSA NAÇÃO, PARA CONVOCAREM UM DIA DE JEJUM NACIONAL EM PANO DE SACO,OU DEUS DESTRUIRÁ O BRASIL COMO ESTÁ FAZENDO COM A ITÁLIA, DAMASCO, SÍRIA, HAITI, E OUTRAS 79 PROFECIAS CUMPRIDAS. AJUDEM-NOS A SALVAR O BRASIL, QUE SE LEVANTEM OS JONAS DESSE PAÍS. APÓS ISSO, DEUS TRARÁ O MAIOR AVIVAMENTO DA TERRA NO BRASIL, QUE PREPARA PARA O ARREBATAMENTO, POIS VAI INICIAR A GUERRA NUCLEAR E OS 7 ANOS DE TRIBULAÇÃO SOBRE A TERRA!!! https://www.youtube.com/watch?v=X9CsjRBeYqY&index=3&list=PLGFrClg38aJNkliSNwpf30OPch1NMiaW_.

      Excluir
  8. Ninive foi destruída depois de quantos anos da pregação de Jonas?

    ResponderExcluir
  9. Ninive foi destruída quantos anos depois da pregação de Jonas?

    ResponderExcluir
  10. Muito bom; aprendi muito.Deus abencoi 👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Que luz recebi deste site! Bom demais, vou transmitir a outros.

    ResponderExcluir
  12. Maravilha de estudo
    Deus continue te inspirando em alertar este mundo que de igual modo como Nínive, caminha para a destruição rejeitando a graça ..

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. DEUS ENVIOU UM JONAS AVISAR O BRASIL, E ALGUÉM PRECISA IR AVISAR O NOSSO REI, O TEMER, E TAMBÉM OS PASTORES PRINCIPAIS DE NOSSA NAÇÃO, PARA CONVOCAREM UM DIA DE JEJUM NACIONAL EM PANO DE SACO,OU DEUS DESTRUIRÁ O BRASIL COMO ESTÁ FAZENDO COM A ITÁLIA, DAMASCO, SÍRIA, HAITI, E OUTRAS 79 PROFECIAS CUMPRIDAS. AJUDEM-NOS A SALVAR O BRASIL, QUE SE LEVANTEM OS JONAS DESSE PAÍS. APÓS ISSO, DEUS TRARÁ O MAIOR AVIVAMENTO DA TERRA NO BRASIL, QUE PREPARA PARA O ARREBATAMENTO, POIS VAI INICIAR A GUERRA NUCLEAR E OS 7 ANOS DE TRIBULAÇÃO SOBRE A TERRA!!! https://www.youtube.com/watch?v=X9CsjRBeYqY&index=3&list=PLGFrClg38aJNkliSNwpf30OPch1NMiaW_.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio . Ajude nos Senhor a fazer a sua vontade em nome de Jesus . Amem

      Excluir
    2. Eu creio . Ajude nos Senhor a fazer a sua vontade em nome de Jesus . Amem

      Excluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS