16 títulos de Deus

Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá! (estava com saudades dessa introdução)
Hoje veremos algo bastante interessante. Trago para vocês alguns nomes pelo quais nosso Deus é conhecido nas Sagradas Escrituras. Alguns se dirigem à Ele como Deus, outros como Pai, Papai ou Paizinho, outros ainda o chamam de Javé ou Yahweh (YHWH); alguns outros O chamam de Jeová. Jeová significa "O Eterno, o imutável". E o nome de Jeová, combinado com outras palavras, forma o que nós conhecemos como "Os títulos de Deus." 

Segue uma lista com 16 títulos de Deus, assim como a referência bíblica em que esse título é empregado.

JEOVÁ- ELOIM >>> O Criador Eterno.
"Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus (Jeová-Eloim) fez a terra e os céus" (Gênesis 2:4)

JEOVÁ-ADONAI >>> O Senhor nosso Soberano.
"Então disse Abrão: Senhor DEUS (Jeová-Adonai), que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?" (Gênesis 15:2)

JEOVÁ-JIREH >>> O Senhor proverá.
"E disse Abraão: Deus (Jeová-Jireh) proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos." (Gênesis 22:8)

JEOVÁ-NISSI >>> O Senhor é a nossa bandeira.
"E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA (Jeová-Nissi)." (Êxodo 17:15)

JEOVÁ-RAPHA >>> O Senhor nossa cura.
"E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR (Jeová-Rapha) que te sara." (Êxodo 15:26)

JEOVÁ-SHALOM >>> O Senhor nossa paz.
"Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ (Jeová-Shalom); e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas." (Juízes 6:24)

JEOVÁ-TSIDKENU >>>  O Senhor nossa justiça.
"Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR (Jeová-Tsidkenu) JUSTIÇA NOSSA." (Jeremias 23:6)

JEOVÁ-MACCADESHKEM >>> O Senhor que santifica.
"E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR (Jeová-Maccadeshkem) que vos santifico;" (Levítico 22:32)

JEOVÁ-SABAOTH >>> O Senhor dos exércitos.
"O SENHOR (Jeová-Sabaoth) dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." (Salmos 46:7)

JEOVÁ-SHAMAH >>> O Senhor está presente.
"Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o SENHOR (Jeová-Shamah) ESTA ALI." (Ezequiel 48:35)

JEOVÁ-ELYOWN >>> O Senhor Altíssimo.
"Pois tu, SENHOR (Jeová-Elyown), és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses." (Salmos 97:9)

JEOVÁ-ROHI >>> O Senhor é o meu Pastor.
"O SENHOR (Jeová-Rohi) é o meu pastor, nada me faltará." (Salmos 23:1)

JEOVÁ-HOSEENU >>> O Senhor nosso Criador.
, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR (Jeová-Hoseenu) que nos criou." (Salmos 95:6)

JEOVÁ-ELOENÚ >>> O Senhor nosso Deus.
"Exaltai ao SENHOR (Jeová-Eloenú) nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo." (Salmos 99:9)

JEOVÁ-ELOÉ >>> O Senhor vosso Deus.
"Eu sou o SENHOR (Jeová-Eloé) teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." (Êxodo 20:2)

JEOVÁ-ELOAI >>> O Senhor meu Deus.
"E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR (Jeová-Eloai) meu Deus, e todos os santos contigo." (Zacarias 14:5)

Estão aí apresentados 16 dos títulos dados à Deus.
Se você conhecer algum outro e quiser citar aqui, esteja a vontade.
Espero que vocês tenham gostado do retorno da coluna Curiosidades e domingo que vem, se assim Deus me permitir, estarei novamente por aqui.
Aos que gostam de participar e queiram nos ajudar nessa coluna, basta me procurar no Facebook: Eliézer Sejač Rodrigues. Terei o maior prazer em "ouvir" tua sugestão.

Mas agora me vou, ou como diria o venezuelano: "Ahora me voy". Preciso tomar um café forte e descansar meu exausto corpo.
Até o próximo domingo... isso se eu não for demitido.

Nele, o Deus que ERA, que É e que SEMPRE SERÁ








0 Comentários em "16 títulos de Deus"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10