Sou feliz com Jesus (Horatio Spafford)

Por Queila Freitas

Olá! A Paz do Senhor! 

Vamos agora a mais um “Baú Musical”. 
Vou escrever sobre o hino “Sou Feliz com Jesus”, muito conhecido, mas apesar de ser muito conhecido, e edificar muitas vidas, poucas pessoas conhecem a história deste belo hino.

Esse hino foi escrito por um advogado de Chicago, chamado  Horatio G. Spafford, você pode pensar que para escrever um hino de adoração intitulado “Sou Feliz com Jesus” só podia ser um rico e bem sucedido advogado de Chicago mesmo.

Mas as palavras Se dor a mais forte sofrer, oh seja o que for, tu me fazes saber, que feliz com Jesus sempre sou” não foram escritas no momento mais feliz da vida de Spafford, muito pelo contrário, estas palavras vieram de um homem que tinha sofrido uma terrível tragédia pessoal.


                       

Horatio G. Spafford e sua esposa, Anna, eram bastante conhecidos em Chicago. E isso não era atribuído somente por conta da carreira jurídica de Horatio e de seus empreendimentos comerciais. Os Spafford eram também apoiadores e amigos íntimos de D. L. Moody, o conhecidíssimo pregador. Em 1870, porém, as coisas começaram a dar errado. O filho dos Sparfford faleceu com uma doença infecciosa chamada escarlatina, com a idade de quatro anos. Horatio havia investido pesadamente em imóveis às margens do Lago Michigan. Em 1871, cada um desses imóveis foram destruídos pelo grande incêndio de Chicago.

Depois que estes desastres aconteceram em sua família, Horatio decidiu levar sua esposa e suas quatro filhas de férias para a Inglaterra, e também para ajudar D.L. Moody que estava na Grã-Bretanha em uma grande campanha evangelística. Horatio e Anna planejaram se juntar a Moody no final de 1873. E assim, os Spafford viajaram para Nova York em novembro, de onde eles estavam prontos para pegar o navio francês 'Ville de Havre'. No entanto, pouco antes de zarpar, aconteceram alguns imprevistos de negócios, forçando Horatio a não embarcar. Não querendo estragar as férias da família, Horatio persuadiu sua família a ir como planejado.

Ele iria mais tarde. Anna e suas quatro filhas embarcaram para a Europa enquanto Horatio voltou para Chicago. Apenas nove dias depois, Spafford recebeu um telegrama de sua esposa. Com duas palavras principais:
"Sobrevivi Sozinha."

                         (Telegrama que Anna Spafford enviou para seu esposo)

Em 02 de novembro de 1873, o "Ville de Havre” colidiu com o “Lochearn”, um navio Inglês. Ele afundou ceifando a vida de 226 pessoas. Anna Spafford ficara bravamente no convés, com suas filhas Annie, Maggie, Bessie  e Tanetta se agarrando desesperadamente a ela. Sua última lembrança foi de seu bebê sendo rasgado violentamente de seus braços pela força das águas. Anna só escapou do destino de suas filhas por uma prancha que flutuou sob seu corpo inconsciente e apoiou-a. Quando os sobreviventes do naufrágio foram  resgatados, a primeira reação da sra. Spafford foi de desespero completo. Em seguida, ela ouviu uma voz falar com ela:
"Você foi poupada por um propósito.”

Ao ouvir a notícia terrível, Horatio Spafford embarcou para Nova York para participar do luto com a esposa. Enquanto estava indo para Nova York, o capitão do navio chamou ele e falou. "Um cálculo cuidadoso foi feito", disse ele, "E eu acredito que estamos agora passando pelo lugar onde o “Ville de Havre” naufragou. Foi então que nesta mesma viagem, e em meio a grande dor Horatio Spafford escreveu esse grande hino.

Fica aí uma oportunidade para refletir sobre o assunto, e se fôssemos nós a passar por isso tudo? Será que iriamos louvar a Deus em meio a tempestade, ou se rebelar e pensar que Deus nos esqueceu?


“Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.” 
(Salmos 71:14)




Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer, 
Oh! Seja o que for, Tu me fazes saber 
Que feliz com Jesus sempre sou!
Sou feliz, sou feliz, Com Jesus, com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!
Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações;
Oh! certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!
Meu triste pecado por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual
Sou Feliz! Graças dou a Jesus!
A vinda eu anseio do meu Salvador,
Em breve virá me levar
Ao céu onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor.

2 Responses to "Sou feliz com Jesus (Horatio Spafford)"

  1. Que coisa linda!
    Acho sempre muito válido obtermos esse tipo de conhecimento. As vezes cantamos determinadas canções e não imaginamos as dificuldades e incríveis histórias que envolvem a composição deles.

    Parabéns pela pesquisa e pela postagem, Queila!
    Que Deus continue te abençoando e te usando em Suas mãos.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS