A PÁSCOA É TODO DIA!


Reflexões sobre a Ressurreição de Jesus, por: Ev. Danielson

A Paz do Senhor Jesus Cristo, aqu'Ele que Venceu a morte, esteja contigo! Aleluia!
No mês de aniversário do blog O Semeador, tenho o privilégio de mais uma vez postar no Domingo de Páscoa, lembrando que é a terceira Páscoa que eu tenho o privilégio de integrar esta equipe tão abençoada de bloggeiros cristãos!
Mas minhas lembranças vão além disso, e me levam até minha infância, na pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, de forte tradição européia, onde morei com meus pais até me tornar acadêmico de psicologia, quando então me mudei para a cidade onde estava a Universidade. Quando criança, ouvia e cantava uma antiga canção litúrgica da religião que meus pais (e eu, na época) professavam, que dizia:
“A Páscoa não é só hoje
A Páscoa é todo o dia
Se eu levar o Cristo em minha vida”
Na pequena cidade onde morava, era costume a maior igreja local colocar música nos alto-falantes instalados em sua torre. Sendo este o costume, por anos, fui acordado nos “Domingos de Páscoa” por esta melodia que ainda ecoa em minha memória: “A Páscoa não é só hoje...”.
Eu creio que tanto eu quanto meus colegas, este ano e nos anteriores, já abordamos bastante sobre o paganismo nas festividades de Páscoa, sobre a origem histórica da Páscoa e sobre a situação e efeitos do Sumo-Sacrifício do Cordeiro de Deus na cruz do calvário... Claro que estes assuntos nunca serão, de todo, esgotados, e sempre merecerão ser revistos! Mas deixe-me te propor uma reflexão a respeito de TUA PÁSCOA de hoje e de todo dia: o que a Páscoa significa especificante para a tua pessoa, individualmente, e o que ela tem a ver com o teu cotidiano?
Não posso responder esta pergunta... Só tu o podes fazê-lo! Mas posso dizer o que a Páscoa representa para mim, individualmente, e como a Páscoa se manifesta não só no domingo litúrgico celebrativo, mas todos os dias, em meu cotidiano. Compartilho contigo de que maneira, prá mim, A PÁSCOA É TODO DIA:
Para começar, alguns devem se lembrar do meu testemunho aqui publicado, de que eu fui ateu racionalista e, como tal, não cria em nada que fosse sobrenatural ou espiritual. Também, que devido a psicossomatizações de uma depressão profunda, sofri de diversas doenças crônicas: reumatismo sangüíneo, problemas cardiovasculares, obesidade, fibromialgia, alergias, gastro-enterites, entre outras, a ponto de não conseguir lembrar de quanta medicação eu precisava tomar para me manter funcional...
Mas o que tudo isso tem à ver com Páscoa?
Tem a ver com Páscoa porque a minha cura foi um dos resultados da RESSURREIÇÃO DE CRISTO ser um fato real, não um conceito teológico, nem uma lenda! Se Jesus não houvesse, de fato e verdade, ressuscitado dos mortos, eu próprio não estaria mais vivo!
Alguns céticos, racionalistas, ateus – e sei lá mais quem! - que ouvem meu testemunho por este Brasil, costumam dizer prá mim coisas do tipo: “Foi o efeito de tua fé na cura que te curou!”. Aliás, há poucos dias recebi o telefonema de uma antiga colega de faculdade, que disse algo parecido.
Mas por quê A FÉ EM CRISTO funcionou, e todas as demais “fés” não?
A fé na MEDICINA NÃO ME CUROU!
A fé na PSICANÁLISE NÃO ME CUROU!
A fé na FEITIÇARIA NÃO ME CUROU!
A fé no AMOR DAS PESSOAS NÃO ME CUROU!
A fé no RACIONALISMO ATEÍSTA NÃO ME CUROU!
A fé na PARAPSICOLOGIA NÃO ME CUROU!
A fé na NEUROLINGÜÍSTICA NÃO ME CUROU!
A fé na MINHA CAPACIDADE PESSOAL NÃO ME CUROU!
A fé em SANTO NÃO ME CUROU!
A fé na RELIGIÃO NÃO ME CUROU!
Por décadas, tive “fé”, mas uma “fé” que não me curava!
Digo mais: não tive uma “fèzinha” qualquer não! Digamos que eu era FERVOROSO em minhas “fés”, mas elas, simplesmente, não funcionavam: eu continuava doente, infeliz, miserável e fracassado!
Eu tinha “fé”, mas VÃ ERA MINHA FÉ!
Trabalhando desde 1998 com psicanálise, e desde 2007 com comunidades terapêuticas para dependentes químicos, acumulo incontáveis dados clínicos que fazem clara diferença entre “fés que não curam” e “Fé que cura”.Invariavelmente, tanto no meu caso quanto nos casos relatados por meus pacientes, e outros testemunhos, a Fé que cura é sempre a mesma: a Fé na Ressurreição de Jesus de Nazaré, O Cristo! Ou: a FÉ NA PÁSCOA REAL!
Eu fui curado e transformado pela Páscoa!
Em minha vida profissional, vejo todos os dias pessoas sendo curadas e transformadas pela Páscoa!
Em minha vida ministerial, vejo todos os dias pessoas sendo curadas e transformadas pela Páscoa!
A minha vida pessoal, a minha família tem sido transformada pela Páscoa!
(Só um momento! Cabe aqui uma explicação: quando eu falo “Páscoa” não me refiro a uma data no calendário litúrgico, mas sim ao fato real de Jesus ter  Ressuscitado e, por estar Vivo, poder continuar operando na vida das pessoas nos dias de hoje!)
A Páscoa não é, para mim, uma data litúrgica: a Páscoa faz parte de meu cotidiano, efetivamente, desde novembro de 2005, quando eu abandonei o ateísmo racionalista e aceitei a verdade: JESUS DE NAZARÉ, O CRISTO, ESTÁ VIVO! Jesus venceu a morte, e as mesmas coisas que fazia nos tempos bíblicos CONTINUA FAZENDO HOJE!
Jesus não “está vivo”, simplesmente, como “um conceito”, ou como “uma religião”, ou como “um espírito”: JESUS ESTÁ VIVO, DE FATO, EM CORPO, ALMA E ESPÍRITO!
Àqueles que tratam a Páscoa como mera data litúrgica, ou festividade folclórica: minhas mais sinceras condolências!
Àqueles que teorizam teologias céticas ou negam a ressurreição de Cristo Jesus: lamento por seu infeliz engano!

“E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.” (I Coríntios 15:14)

Jesus de Nazaré, o Cristo, ressuscitou e ESTÁ VIVO!
A Fé na Páscoa do Senhor Jesus Cristo não é vã! É eficaz!
Este mesmo Cristo se faz “Páscoa” (passagem) na vida de todos os que acolhem essa verdade! A fé no FATO REAL DE CRISTO ESTAR VIVO transformou minha vida, curou meu corpo e alma, e abriu-me novas e excelentes perspectivas!
Alguém quer uma prova de que Jesus Cristo ressuscitou? Fácil: OLHEM PARA MIM! Minha mudança de vida é uma prova de que Jesus está vivo!
Foi Ele – não as “fés estranhas”! - que mudaram meu viver!
Foi O Cristo Vivo – não a força de meu braço ou intelecto – que transformou a minha vida!
EU SOU UMA DAS PROVAS QUE CRISTO ESTÁ VIVO!
Eu sou uma de Suas testemunhas!
Mas não queiras, simplesmente, “provas”!
Não te contentes com “testemunhos” dos outros!
Queiras tu VIVER A PÁSCOA pessoalmente, tendo um encontro verdadeiro com Cristo!
Tome posse, pela fé, da Páscoa de Jesus, e sejas tu mais uma prova e mais uma testemunha de que Cristo Vive!
Já houve algumas pessoas que me disseram algo como: “Se eu vivesse essas coisas que tu contas, eu acreditaria... Mas como não vivi, não acredito!”
E quando me dizem coisas como essas, eu sempre lembro, primeiro, de mim mesmo, em minha tola incredulidade e ceticismo de outrora e, em seguida, de Tomé, discípulo de Jesus dos tempos bíblicos:

“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:25-29)

Quanto tempo Tomé perdeu de se alegrar no Senhor, por causa de sua incredulidade!
Quantos ANOS eu perdi, sofrendo, por causa de minha soberba ateísta!
Felizes daqueles que não esperam “ver para crer”, mas crêem desde já!
Não queiras tu, também, sofrer ainda mais: ENTREGA TUA VIDA A JESUS, O CRISTO VIVO! Ele morreu para te dar vida, e venceu a morte para que tu pudesses, n'Ele, vencer o mundo!
Não percas teu tempo endurecendo teu coração para Deus!
Não percas teu tempo, querendo fazer tudo sempre do teu jeito!
Não percas teu tempo, não se rendendo a Deus para proteger teu orgulho próprio!
Só creia!
Só confie!
Só te entregues!
Só ames ao Filho de Deus de todo o teu coração!

“Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele.” (João 14:21)

Vivas, de fato, a Páscoa na tua vida!
Deixe Jesus Cristo Vivo manifestar-se em tua vida!
Não só hoje, mas TODO DIA!
Deus te abençoe, em Nome de Jesus, O Cristo Vivo! E... Feliz Páscoa!
Forte abraço!
Ev. Danielson

1 Response to "A PÁSCOA É TODO DIA!"

  1. FELIZ PÁSCOA, AMADO.
    BELÍSSIMO TEXTO, EXCELENTE EXPLICAÇÃO SOBRE PÁSCOA, VIDA MUDA A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO, . MORRE PARA MAL E VIVER PARA CRISTO!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10