O SEMEADOR (Ou: "As Lágrimas do Semeador")


Reflexão sobre a origem bíblica do termo "semeador".

A Paz do Senhor Jesus esteja contigo!
Quero aproveitar o aniversário deste blog para fazer uma reflexão sobre a origem bíblica de seu nome - “O Semeador”.
O versículo-lema do blog O Semeador, escolhido por seus idealizadores em 2009, foi extraído do Livro de Salmos:

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmo 126.6)

Qual é a “preciosa semente”? E quem é aquele que a leva? Jesus responde esta questão dupla, registrado pelo evangelista Marcos:

O que semeia, semeia a Palavra” (Marcos 4.14)

Portanto, a “preciosa semente” é a Palavra de Deus, e “o semeador”, aquele que a leva a outros.
Usando as palavras de Jesus como chave para o Salmo 126, percebemos que o pregador prega a Palavra de Deus “andando e chorando”. Por quê?
ANDANDO” porque Jesus ordena (Marcos 16.15) que saiamos de nosso lugar, que abandonemos nossa “zona de conforto”, e anunciemos Sua Palavra a toda criatura. A promessa de “trazer alegremente seus molhos” não é para aquele que “semeia parado”, confortavelmente, restringido a pregação à sua roda de convívio: ao contrário, trará “seus molhos alegremente” aquele que ANDA para semear (pregar).
Quanto ao “CHORANDO”, creio que se refira à duas questões, basicamente: o quebrantamento de coração do pregador (ou “temor de Deus”), por um lado, e às perseguições sofridas pelos pregadores da Verdade, por outro.
O “choro” do pregador quebrantado que, por temor de Deus, reconhece sua própria miséria e que não é digno de levar a “preciosa semente”: o faz não por vaidade nem por interesses próprios, mas o faz por um chamado, mesmo se sentindo indigno. Como disse o Ap. Paulo: “Ai de mim se não pregar o Evangelho!”. E reconhecendo seu chamado, e sua miséria própria, prega o Evangelho em temor e reverência, jamais ousando transgressões ou heresias, nem abusos. Este é o choro do pregador quebrantado.
O choro do pregador perseguido é aquele que coloca suas lágrimas diante de Deus, sofrendo devido às injustiças e agressões sofridas. Por pregar a Verdade, os que se opõe à Verdade o perseguem, o prejudicam, denigrem sua imagem e até tentam matá-lo. Mas o pregador perseguido lembra que Jesus o incentivou a não temer os que simplesmente tentam matar “a carne”, e apesar das dores, frustrações, abandonos e injustiças sofridas, coloca suas lágrimas diante de Deus e segue pregando!
Como é mais fácil receber reconhecimento, elogios e “oportunidades” se nossa “pregação” se limitar à “bênçãos”! Os que pregam palavras de bênção, motivação e adulação são recebidos de braços abertos, e até venerados pelas multidões...
Claro que Deus abençoa, mas a Verdade é que a bênção é fruto da obediência! Não existe real bênção de Deus onde há iniquidade, rebeldia e incredulidade!!! Não existe “campanha”, ou “lenço ungido”, ou “oração forte”, que possa substituir a Verdade: a bênção do Senhor está sobre aqueles que O obedecem, que procuram viver segundo os Seus princípios! Agora, o pregador que tenta alertar seus ouvintes dessa realidade é tratado com desprezo!
A preciosa semente é, primeiramente, a Palavra de Conversão! Se não há Palavra de Conversão, de arrependimento, como poderia haver bênção?
O choro do semeador é sobre as sementes que lança, caindo sobre um solo (um coração) endurecido, que não aceita ser exortado, corrigido, curado e discipulado!
O choro do semeador é ver falsas doutrinas roubarem as sementes da Verdade que acabara de plantar!
O choro do semeador é ver aquele que recebeu a preciosa semente da Verdade se embaraçar com espinhos mundanos, e não poder frutificar!
O choro do semeador é perceber que preciosa semente foi recebida de maneira tão superficial que não se enraizou, e a Verdade acaba murchando e secando!
Mas o semeador continua a semear... E vai andando enquanto semeia!
Há, sim, terra dura!
Há, sim, terra pedregosa!
Há, sim, terra espinhosa...!
...mas também há terra fértil!
Há terra fértil!
E se uma única semente cair em uma terra fértil, esta produzirá 30, 60, 100 por um!
Vale a pena!
Vale a pena continuar semeando a preciosa semente da Verdade!
Vale a pena pregar o Sagrado Evangelho em todo tempo e lugar!
Vale a pena usar blogs, rádio, TV, púlpito, praças, ruas, bares, eventos, encontros casuais...o que for e onde for, para pegar a Palavra!
Em meio à tanta terra infértil, com certeza haverá alguma fértil!
(Talvez o teu coração, leitor, seja a terra fértil que gerará grandiosos frutos!)
E terá valido a pena!
Cabe a cada um semear!
O trabalho de Deus é dar crescimento às sementes que forem bem acolhidas... Mas nossa função é semear e regar a semente semeada!
Os evangelistas semeiam, os pastores regam... Mas quem dá o crescimento é o Espírito Santo, àqueles que aceitarem a semente da Verdade em si mesmos!
Um dia, o semeador retornará para sua Casa.
Ele terá passado uma longa jornada semeando, caminhando e chorando, mas o Dono da lavoura, que é seu Pai, mandará um aviso que seu trabalho já terminou e que ele pode descansar.
O semeador, ouvindo o chamado de seu Pai, voltará para Casa, para seu descanso merecido...
...mas não estará mais chorando!
Porque, pelo caminho até sua Casa, poderá recolher alegremente os frutos de seu árduo trabalho!
E diante de seu Pai, o semeador alegremente apresentará grandes feixes, e qual uma criança feliz por ter tirado uma boa nota no trabalho escolar, entregará os feixes a seu Pai – que estará sorrindo! - e dirá:
- Pai, veja: eis aqui os frutos das Sementes que me deste!
E o Pai, sorridente, acolherá estes frutos e dirá:
- Vinde a Mim, meu bendito e fiel semeador! Assenta-te à mesa de teu Senhor! E alegra-te, porque foste fiel no pouco... No muito te colocarei!
E toda lágrima que o semeador tiver derramado durante toda sua jornada será enxugada, esquecida e transformar-se-á em júbilo!
É o que creio!
A toda equipe e leitores do blog O Semeador: FELIZ ANIVERSÁRIO!
Ofereço este texto a todos os SEMEADORES, sejam aqueles que semeiam em blogs, ou em púlpitos, ou em praças, onde for... Que grande seja sua frutificação e multiplicada seja sua alegria no Senhor!
Que Deus te guarde, te ilumine, te conduza e te abençoe grandiosamente, em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

PS: Além do vídeo aqui exposto, convido os leitores a visitarem o índice geral de TODOS os meus textos publicados na sessão Mensagens do blog O Semeador desde 2009, disponível no Blog do Danielson: www.danibw.zip.net/semeador

3 Responses to "O SEMEADOR (Ou: "As Lágrimas do Semeador")"

  1. Esse eo poderoso Evangelio de Jesus Cristo q Deus o abencoe

    ResponderExcluir
  2. Amém amigo muito bom o texto Deus abençoe sempre sua vida.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10