Caminho livre.

Tendo... ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus... Cheguemo-nos com verdadeiro coração. (Hebreus 10.19,22)


Por quinze séculos, Israel teve um santuário com um Santo dos Santos, no qual, sob risco de morte, ninguém podia entrar. Seu único testemunho era: o homem não pode viver na presença de Deus, não pode permanecer em sua comunhão. E como tudo isso é transformado! Antes, a advertência que soava era: “Proibido! Não entre!”, agora, o convite ressoa: “Entre, o véu foi rasgado; o Santo dos Santos está aberto: Deus está a espera para recebê-los em seu seio; daqui em diante viva com Ele”. Esta é a mensagem. Filho, seu Pai deseja que você entre, permaneça e não saia, nunca mais.

Ahh a graça de Deus.

Hoje em dia é notório que o uso do Antigo testamento na prática e liturgia tem crescido muito no Brasil principalmente. Afinal por que isso agora? O que esta havendo?

Entendo que é muito mais fácil se emocionar diante de uma historia do antigo testamento do que do novo, as historias de Jonas, de Davi, de Rute são realmente lindas e mais atraentes do que os argumentos de Paulo usados em Romanos por exemplo, talvez isso explique a tendência do povo brasileiro hoje em dia de buscar a “cultura judaica”. Fato que também podemos citar é a igreja protestante/evangélica brasileira não ter muitos símbolos históricos que a caracterizam. A cruz por exemplo geralmente remete a igreja católica, assim hoje em dia se buscam símbolos para expressar a fé, geralmente, símbolos judaicos (estrela de Davi por exemplo).

Claro, tudo isso tem sim um lado positivo, mas o lado negativo disso me preocupa. Devemos deixar claro que muito da TEOLOGIA do AT é ultrapassada. Jesus trouxe uma mensagem complementar e SUPERIOR a ela, e Ele mesmo deixou isso bem claro. Se não conseguirmos entender isso, logo voltaremos, se já não voltamos, a um legalismo religioso idêntico ao dos fariseus, que tanto foram confrontados por nosso Mestre. Sábados, festas sagradas, sacrifícios, elementos cerimoniais apontavam todos para uma realidade superior que estava por vir, não devem mais fazer parte da pratica cristã nos nossos dias.

Já imaginaram o que se pode acontecer se levarmos ao pé da letra o Salmo 137? Isso fala de justiça retributiva, e o que fazer então com as crianças? (leia o Salmo pra entender)

Como devemos cantar “persegui os inimigos e os atravessei (Salmo 18:38) quando Jesus ordena que devemos os amar e os perdoar ? (Mt 5:44-45)

Bom, onde quero chegar, para o texto não ficar tão grande? Não quero dizer “apaguem o AT”, não, de forma alguma, mas devemos entender que estamos em um novo tempo, e devemos ser muito, mas muito cuidadosos ao citarmos o testamente antigo.

Fazer uma relação do que podemos ou não usar ainda nos dias de hoje dariam muitos textos como esse, mas vou me ater no texto do inicio, no principal, no mais gostoso mesmo, nossa relação com Deus!

Com tantas leis, regras, tanto pode-não pode, é pecado ou não é pecado, tanto “chifre em cabeça de cavalo”, o pecado, que é perdoado quando há arrependimento através do sangue de Jesus simplesmente, tem se tornado um fardo pesado, mas tão pesado, que muitos de nós já não nos sentimos em condições de entrar na presença de Deus, ignoramos o sangue justificador de Jesus, e dessa forma voltamos a agir como o povo de Israel, pensamos em fazer boas obras, votos, doações (sacrifícios) para agradar a Deus e então entrar em sua presença, procuramos alguém (pastor, líder) pra orar por nós (sacerdote), tudo isso por que perdemos o mais importante de tudo: A convicção de que, através de Jesus, agora somos filhos de Deus, e portanto, a porta esta aberta para entrarmos e falarmos com o nosso Pai.

Repito e grave bem isso: “Entre, o véu foi rasgado; o Santo dos Santos está aberto: Deus está a espera para recebê-los em seu seio; daqui em diante viva com Ele”. Parece loucura um Deus como o nosso Deus nos receber assim, seja qual for nosso estado, mas é assim que é, é assim que Ele é!

Nele, que nos deu uma nova e eterna aliança, uma aliança de amor, de intimidade, de liberdade;
Vinicius Aguiar
@vinyaguiar

1 Response to "Caminho livre."

  1. Que benção essa mensagem!
    Continuem nos abençoando. abraço a toda equipe do Blog e parabéns pelos 3 anos
    :)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10