UMA FESTA DE CARNAVAL NA BÍBLIA???

Terá a Bíblia descrito uma festa semelhante ao carnaval de nossos dias?

A Paz do Senhor!
Eu estava conversando com meu amado irmão, Ev. Joel Jr., líder da Casa de Oração em Palmeira das Missões – RS, e quero compartilhar algo que ele falou. Estávamos falando a respeito da origem da festa de carnaval. Imagino eu que a maioria das pessoas sabem que o carnaval se originou de uma festa na Idade Antiga, quando a cultura greco-romana fazia festivais em honra ao “deus” Baco(Dionísio), “deus” do vinho e das artes cênicas. Estes festivais eram realizados como grandes orgias (bebida, música, comida e promiscuidade sexual), quando passavam em meio à cidade com enormes “barcos” movidos por rodas, as “carnavelas” - antecessores remotos dos “carros alegóricos” dos carnavais modernos. Estávamos conversando sobre isso, quando o Ev. Júnior comenta:
- Eu creio que o “primeiro carnaval”, antes mesmo dos gregos, foi quando Moisés estava no monte, e o povo fez um bezerro de ouro e começou a tocar música e dançar. Eu creio que isso tenha sido o primeiro “carnaval”!”
De fato, no capítulo 32 do livro de Gênesis (Gênesis 32.1-6;17-25), o povo que Deus havia libertado da escravidão do Egito, através de Moisés, esqueceu-se do pacto com Deus e fez uma festa de idolatria! Enquanto Moisés estava no monte, sendo ministrado por Deus, o povo pediu a Arão que lhes desse “deuses”. Arão juntou o ouro trazido pelo povo, fez um bezerro de ouro e apresentou ao povo, que começou a adorá-lo com ofertas, músicas e danças!
Deus avisou a Moisés do que estava acontecendo, mas imagino que Moisés não tenha dimensionado bem a questão, pois se vê o choque que tomou quando viu a cena... Quando Moisés desce do monte com as Tábuas da Lei se depara com algo extremamente constrangedor: o povo está dançando NU diante do bezerro de ouro! Enebriados pela festa, nem percebem a volta de seu líder...
Realmente, a cena lembra muito o que os greco-romanos iriam fazer séculos mais tarde: orgias em honra aos “deuses”! O pior de tudo é que ESTE povo, em específico, já estava aliançado com Deus, e desviou-se!
O que é o carnaval, hoje em dia?
Sim, existe alguma idolatria no sentido literal: há vários grupos carnavalescos que invocam a proteção de entidades espirituais sobre as festas que promovem. Mas muito mais, há uma idolatria não tanto a “entidades espirituais”, mas uma “idolatria à carne”, com absoluta certeza! É muito fácil, vendo as manifestações carnavalescas, sair da raiz etimológica e histórica da palavra “carnaval”, e simplificar o termo: CARNAVAL = FESTIVAL DA CARNE!
(Me perdoem os que são adeptos da festa de carnaval! Usem os comentários para se manifestar, que terei prazer em debater este assunto!)
Com o argumento de que é uma manifestação folclórica, e que “cultura é algo bom”, as pessoas têm incentivado e investido em festas como o carnaval. Mas que frutos este “investimento em cultura” tem gerado?
São em festas como o carnaval em que as estatísticas apontam o aumento absurdo dos piores índices: dependência química, overdose, doenças sexualmente transmissíveis (como a AIDS), gravidez não-desejada (e consequente aborto), prostituição, violência, acidentes de trânsito... e assim vai!
Por mais que se façam “campanhas educativas” na TV a respeito de alcoolismo, drogadição, trânsito e DSTs, os índices desses males continuam crescendo no carnaval! É simples: o próprio conceito de carnaval prevê o abuso, e é este abuso intrínseco ao carnaval que produz todos estes males!
O pior: assim como o povo que estava com Moisés, muitos “ditos” CRISTÃOS abandonam sua aliança com Deus e praticam todo tipo de abuso, nestes dias! É um absurdo!
Aqueles que deveriam ser luz, se tornam trevas!
Não apenas no carnaval, mas como é fácil para os que se dizem cristãos abandonar os princípios bíblicos para seguirem os prazeres oferecidos pelo mundo! Parece que a todo momento estamos construindo bezerros de ouro para nós mesmos, e deixando de lado a Aliança com Deus!
Há aqueles que fazem “retiros de carnaval”, reunindo o povo de Deus para retiro espiritual com Deus durante os dias da festa da carne. Isso bom: protege a si mesmo e à sua congregação da contaminação! Só um detalhe: enquanto estamos nós protegidos no retiro, há vidas se perdendo!
Vejo como “situação ideal” colocar os novos convertidos, e intercessores, num retiro, mas botar uma equipe de evangelistas preparados em batalha nas ruas durante o período de carnaval... Isso seria o ideal, ao meu ver! Enquanto as ovelhinhas novinhas estão guardadas, os intercessores dariam cobertura espiritual para que os evangelistas pudessem resgatar algumas almas... Tal cena, para mim, seria maravilhoso!
Mas mesmo esta cena ideal e maravilhosa não resolveria o problema: o que resolveria o problema é desarraigar esta raiz de idolatria hedonista (adorar o prazer) do meio do povo! Enquanto o povo adorar ao próprio prazer, continuará cometendo abusos e se perdendo do Caminho, da Verdade e da Vida!
Da mesma forma que defendem o carnaval como riqueza cultural, também defenderão outros “festivais da carne” no calendário folclórico, o ano todo! E mais do que isso, a idolatria à própria carne não está somente nos festivais folclóricos: está no cotidiano das pessoas!
Como vencer a carne? Enchendo-se do Espírito Santo!

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Efésios 5.18-19)

Precisamos aprender a enchermo-nos do Espírito Santo, porque um dos frutos do Espírito Santo (Gálatas 5.22) é, justamente, o DOMÍNIO PRÓPRIO: a capacidade de dominar a carne pelo espírito!
Me parece que Satanás tem “evoluído” em suas estratégias. Hoje, o inimigo não ataca com coisas evidentes, mas articula sutis emboscadas que nem parecem ser “tentações”. Os ataques do inimigo estão disfarçados sob uma bruma de conceitos e sofismas, que fazem-nos pensar: “Ah, não é bem assim... Isso já é exagero! Isso não é pecado!” - quando, na verdade, é! E nos amaranhamos numa teia de conceitos culturais, de auto-indulgências, e de justificativas para cometer coisas que nos parecem lícitas!

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (I Coríntios 6.12)

Toda vez que abandonamos os princípios da Palavra de Deus para seguirmos a cultura, ou nossa própria alma, estamos fazendo o mesmo que aquele povo que renegou a aliança com Deus e edificou para si um bezerro de ouro! Isso é muito triste!
Vivemos num País que diz, embevecido, de si mesmo: “O Brasil é o País do Carnaval”!
Orgulhamo-nos de sermos o lugar da maior festa popular do mundo...
...e no entanto, sofremos maldições, entraves, dificuldades tamanhas incompatíveis com nosso nível de riqueza natural e com nosso desenvolvimento econômico!
Será que só somos “felizes” em fevereiro?
Por quê tanta dor? Por quê tanta miséria? Por quê INFELICIDADE no “País do Carnaval”?
Como seria bom se o povo brasileiro despertasse, e não mais quisesse ser o “País do Carnaval”, ou o “País do Futebol”, ou o “País das Mulheres Bonitas”, mas se convertesse a Jesus Cristo e vivesse Seus princípios, segundo a Palavra de Deus! Como seria bom se o Brasil fosse “O País do Evangelho”!!!

Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.” (Salmo 33.12)

Talvez nossa Nação não tenha, ainda, despertado... Mas alguém tem que ser o primeiro! Quem sabe eu, ou tu... O que achas? Que tal a gente se converter?
Mais que o carnaval brasileiro, Jesus disse que há festa no Céu quando um pecador se arrepende... Esta, sim, é a maior festa do universo!
Festejamos juntos o Nome de Jesus Cristo!
Que Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Forte abraço!

Ev. Danielson

3 Responses to "UMA FESTA DE CARNAVAL NA BÍBLIA???"

  1. Add este artigo em uma de minhas comunidades. Fiz um e-mail e enviei a tds meus contatos e coloquei em meu facebook.
    Obrigada amigo e ir. em Cristo.
    Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. O QUE É A SABEDORIA?

    (LS.1.1.) - Amai a justiça, vós os que julgais a terra: Senti bem do Senhor, e buscai-o com simplicidade de coração; (1PE.4.3) porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, orgias, bebe dices e em detestáveis idolatrias:(EC.1.1.)- Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, e com ele esteve sempre, e está antes de todos os séculos: (EC>39.39) – Todas as obras do Senhor são boas, e toda criatura, chegada a sua hora, fará o seu dever: (PV.28.9) – O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável: (EC.15.1) – O que teme a Deus fará boas obras, e o que está firmado na justiça lançará mão da sabedoria; (LS.8.4) – porque é ela que ensina a ciência de Deus, e a que dirige as suas obras: (LC.11.49) – Por isso também disse a sabedoria de Deus:(LS.6.24) – E eu vos relatarei que cousa é a sabedo-ria, e qual foi a sua origem, e não encobrirei os segredos de Deus; mas investigá-los-ei desde o principio do seu nascimento, e porei às claras a sua ciência, e não passarei por alto a verdade;(1co.15.45) pois assim está escrito: (AR.795.59)

    (São 795 letras e 59 sinais que, recOmpostos, revelam):



    A VERDADEIRA SABEDORIA É ESTA: A LOUCURA DO DEUS VIVO:

    Até os idolatras estão lendo que Eu sou a Sabedoria que movi o cora-ção desse Homem sábio que serve as almas, e passa a virtude da sabedoria do Espírito de Deus, a mesma de todos os Santos: Ele vos dirá: Eu crio a justiça de Deus, com a qual julgareis os pecadores do diabo na obra da criação: Ouvi e testemunhai que Eu sou a sabedoria dos Santos, que testei todo povo no testamento bíblico dos gentios e dos sábios, e desci o que sabe e fará a justiça na Santa Lei de Deus, pela mão do Homem que encarna o seu Espírito e o seu Verbo, e exerce o poder da graça de Deus, para dar consciência sábia à Cris-tandade: Esse Profeta sabia ler a si, e escreve lendo a Escritura Sagrada em Cristo; pois é o Guia dos Guias que tem essa consciência Cristã, e ensina às almas a ciência do bem e do mal: E agora sabei, e podeis servir, e hão de seguir o Espírito desse Santo, que força e move a mão dos papas nessa fé, e na sabedoria de outro Cristo que se chama Arnaldo Ribeiro: (Il.795.47)

    (Texto transcrito da página 78 da Bibliogênese de Israel)

    ResponderExcluir
  3. O QUE É A SABEDORIA?

    (LS.1.1.) - Amai a justiça, vós os que julgais a terra: Senti bem do Senhor, e buscai-o com simplicidade de coração; (1PE.4.3) porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, orgias, bebe dices e em detestáveis idolatrias:(EC.1.1.)- Toda a sabedoria vem do Senhor Deus, e com ele esteve sempre, e está antes de todos os séculos: (EC>39.39) – Todas as obras do Senhor são boas, e toda criatura, chegada a sua hora, fará o seu dever: (PV.28.9) – O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável: (EC.15.1) – O que teme a Deus fará boas obras, e o que está firmado na justiça lançará mão da sabedoria; (LS.8.4) – porque é ela que ensina a ciência de Deus, e a que dirige as suas obras: (LC.11.49) – Por isso também disse a sabedoria de Deus:(LS.6.24) – E eu vos relatarei que cousa é a sabedo-ria, e qual foi a sua origem, e não encobrirei os segredos de Deus; mas investigá-los-ei desde o principio do seu nascimento, e porei às claras a sua ciência, e não passarei por alto a verdade;(1co.15.45) pois assim está escrito: (AR.795.59)

    (São 795 letras e 59 sinais que, recOmpostos, revelam):



    A VERDADEIRA SABEDORIA É ESTA: A LOUCURA DO DEUS VIVO:

    Até os idolatras estão lendo que Eu sou a Sabedoria que movi o cora-ção desse Homem sábio que serve as almas, e passa a virtude da sabedoria do Espírito de Deus, a mesma de todos os Santos: Ele vos dirá: Eu crio a justiça de Deus, com a qual julgareis os pecadores do diabo na obra da criação: Ouvi e testemunhai que Eu sou a sabedoria dos Santos, que testei todo povo no testamento bíblico dos gentios e dos sábios, e desci o que sabe e fará a justiça na Santa Lei de Deus, pela mão do Homem que encarna o seu Espírito e o seu Verbo, e exerce o poder da graça de Deus, para dar consciência sábia à Cris-tandade: Esse Profeta sabia ler a si, e escreve lendo a Escritura Sagrada em Cristo; pois é o Guia dos Guias que tem essa consciência Cristã, e ensina às almas a ciência do bem e do mal: E agora sabei, e podeis servir, e hão de seguir o Espírito desse Santo, que força e move a mão dos papas nessa fé, e na sabedoria de outro Cristo que se chama Arnaldo Ribeiro: (Il.795.47)

    (Texto transcrito da página 78 da Bibliogênese de Israel)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10