PROPÓSITOS DE ANO NOVO (ou: As Voltas que o Arado Dá)

Arado de tração animal: uma metáfora para a vida!

A Paz do Senhor esteja contigo!
Esta é a primeira postagem de 2012! Louvado seja o Santo Nome do Senhor!
Quero te convidar para refletir sobre o ano que se passou e render graças a Deus por tudo que Ele proporcionou, ao mesmo tempo que oferecemos e consagramos mais um período de nossas vidas ao Deus e Pai que nos ama, em Cristo Jesus!
Este ano, eu estava lembrando de uma cena que vi na fazenda terapêutica onde trabalho: uma pessoa lavrando a terra com um arado de tração animal. Ele lavrava a terra, fazendo um “sulco” por vez, indo de uma extremidade a outra da lavoura, virando a junta de bois (e o arado) e seguindo no mesmo “desenho”, ao lado do outro sulco, até a outra extremidade.. Cada linha deixada pelo arado se transformaria, depois, numa fileira de sementes e, depois, de plantas... Me fez pensar nos anos que, pelo calendário, parecem iguais, mas que são diferentes em seu conteúdo... Pensei, sobre a virada de ano, que é como se o “arado do tempo” estivesse fazendo uma nova volta para abir um novo sulco na lavoura de nossas vidas... “Como será o amanhã?”
Talvez alguns dos leitores possam estar tristes neste dia... Sabe por quê? Por dois motivos:
1)O trivial: Em nossa cultura, as festas de virada do ano podem ser momentos melancólicos, ou os abusos cometidos podem gerar um mal-estar no dia seguinte;
2)O trágico: Justamente nestas festas é que mais ocorrem abusos, que podem desencadear tragédias terríveis, fazendo de um dia festivo um dia de luto.
Primeiramente, saibamos que a vontade de Deus é o Bem de Seus filhos, e que nenhuma tragédia pessoal é “plano de Deus” para nossas vidas! Mas mesmo quando coisas terríveis acontecem, ainda assim Deus derrama sobre nós o Seu Amor, e a Sua Paz, que excede a todo entendimento! Deus não nos condena por nossos erros – ao contrário, estende Sua Mão de Misericórdia e nos oferece Seu Perdão, em Cristo Jesus, a todos que se arrependem e confessam... Seja em situação trágica, seja em situação melancólica, sempre o melhor é se colocar aos pés de Jesus Cristo, e receber Seu Amor de coração aberto!
Não podemos deixar de falar sobre as “previsões de ano novo”, que todo ano a mídia costuma usar como chamarisco: feiticeiros, médiuns, astrólogos, numerólogos... Cada um tem seus 15 minutos de fama, no ano novo, e prende a audiência de muitos com previsões e sortilégios... Quem se diz cristão, primeiramente, nem deveria dar audiência a estes propagadores de superstições! Está escrito:

Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu Sou o SENHOR vosso Deus.” (Levítico 19:31)

Só Deus sabe do futuro, e dos tempos, e dos reais propósitos de cada evento!
O melhor de tudo, realmente, é entregarmos nossa vida em Suas Mãos, e deixar-nos ser conduzidos pelo Espírito Santo até a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossas vidas!
Claro que é necessário um pouco de planejamento... Mas por que ficar ansioso com previsões, com o destino, com o futuro? Deus sabe o que é melhor para nós!

Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:14-15)

Ah, evangelista... Mas tem previsões que dão certo, mesmo!”
Claro que tem previsões que podem acontecer...! Eu posso explicar como é possível fazer análise das circunstâncias presentes para fazer-se um prognóstico provável... Eu posso explicar como funciona o mecanismo da intuição humana... E posso também falar de como os demônios inspiram os adivinhadores, e como os espíritos demoníacos de adivinhação conseguem, de fato, falar de eventos que ocorrerão no futuro... Mas nada disso (prognóstico, intuição ou adivinhação) tem a menor importância para o Reino de Deus, nem traz qualquer bênção da parte do Senhor!
O que traz bênçãos de Deus para nossa vida é OBEDECER ao que o Senhor Deus nos estabelece através de Sua Palavra, a Bíblia Sagrada!
Aliás, tudo o que fere à Palavra de Deus atrai maldições para nossa vida!
Comer lentilha, vestir-se de branco, pular sete ondas... Nada disso atrai bênção!!!
Sabe o que atrai bênçãos? Ser obediente à Voz de Deus!
Queres ter uma no abençoado, próspero e feliz? Abre tua Bíblia no livro de Deuteronômio, no capítulo 28, e leia até o versículo 14! Ali estão listadas algumas das bênçãos que vão até aqueles que obedecem a Palavra de Deus! (Segue, depois, as maldições que perseguem aos que desobedecem a Palavra...)
Oh! Que Deus tirano, que obriga-nos a obedecer Sua Palavra, se não nos amaldiçoa!” - dizem alguns superficiais ou tolos por aí...
Não é nada disso!
A Palavra de Deus não é uma “imposição tirana”, mas uma ORIENTAÇÃO AMOROSA!
Deus criou tudo dentro de princípios e propósitos!
O diabo, o inimigo de nossas almas, sabe que a única forma de nos prejudicar de fato é tirando-nos de nosso propósito, e nos levando a ferir os princípios que regem a criação... Isso é: provocar o caos! Por isso, o inimigo nos tenta com idéias de independência e rebeldia, com sentimentos de amargura e luxúria, para que quebremos os princípios que regem nossa vida, e saiamos fora do propósito de Deus para nossa vida!
O que Deus, que nos deu livre-arbítrio para que façamos nossas próprias escolhas, mas que nos ama, pode fazer?
Pode alertar-nos, através de Sua Palavra e de Seus ministros, para que abramos os olhos e não nos deixemos influenciar pela voz do inimigo!
Deus não vai nos impedir de fazer “más escolhas”, mas Ele espera e deseja que façamos BOAS ESCOLHAS, que nos levem à Vida Plena que Cristo conquistou pra nós, através do sacrifício na cruz...
Deus usa Sua Palavra e Seus ministros para nos orientar em relação as escolhas que fazemos... Mas a decisão e a atitude sempre é pessoal, individual e livre!
Queremos ter um ano abençoado? Escolha seguir as orientações de Deus, através de Sua Palavra e de Seus ministros!
Deus quer que tenhas um “feliz e próspero ano novo”! Jesus sofreu e morreu de morte de cruz, para que tua vida pudesse ser transformada e abençoada! Ele te amou e já pagou o preço por tua vida em abundância!
A “parte d'Ele” já foi feita: está tudo pronto! “Tudo está consumado!”
Agora, a nossa parte é fazer “boas escolhas”, tomar “boas decisões” e prosseguir com “boas atitudes”!
Novo ano se inicia... É como uma metáfora: é como se abrisse uma nova oportunidade para fazer tudo diferente!
O arado do tempo está dando a volta e se posicionando para abrir novo sulco na lavoura de nossas vidas! Como um boi forte e determinado, o tempo não pára: puxa o arado sempre para a frente! Cabe a nós, lavradores de nosso próprio destino, dirigir o arado dentro da trilha certa! Cabe a nós escolhermos, também, as melhores sementes....
Que “desenho” trilharemos em nossa lavoura: o do nosso próprio coração, ou o do inimigo de nossas almas...
...ou o desenho programado pelo Agricultor Supremo, e Dono de nossa lavoura, o Pai de Amor?
Que sementes plantaremos nas trilhas de nosso arado: desejos carnais e padrões mundanos...
...ou sementes da Palavra que gerarão os frutos do Espírito Santo em nossas vidas?
Nosso destino é fruto de nossas decisões e atitudes... Deus quer que sejamos felizes, mas para o “querer de Deus” acontecer em nossas vidas, temos que calar a voz do mundo, do próprio coração e do inimigo, e seguir as Orientações de Deus!

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia n'Ele, e Ele o fará.” (Salmos 37:5)

Entre tantas “propósitos” e “promessas” de ano novo, quero te lançar um desafio:
Que tal SER DISCIPULADO este ano?
Que tal se submeter a um pastor que possa te dirigir, durante 2012, a conhecer e a viver a Palavra de Deus?
Que tal, nos próximos meses, tomar firme propósito de transformar seu caráter pelo Espírito Santo?
Que tal aprender a perdoar e pedir perdão?
Buscar mais a Deus e se santificar mais?
Aprender a amar além de palavras, mas em atitudes?
Que tal lançar este propósito para 2012: “Este ano eu vou, de fato, ME CONVERTER e SER DISCIPULADO! Terminarei este ano como um autêntico e legítimo CRISTÃO, em mentalidade e atitudes!”
Tenho certeza que todos que assim se propuserem terão, com toda certeza...
...UM FELIZ, PRÓSPERO E MUITO ABENÇOADO ANO NOVO!
Que Deus te guarde, ilumine, conduza e abençoe grandiosamente, em Nome de Jesus!
Forte abraço!

Ev. Danielson


0 Comentários em "PROPÓSITOS DE ANO NOVO (ou: As Voltas que o Arado Dá)"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS