MAS QUE TREVA!!! (ou: "Esses Crentes Sem Vergonha!")

Segundo a Física, "trevas" nada mais é do que a ausência da luz...
A palavra “treva”, sinônimo de “escuridão”, significa “ausência de luz”. Pode ser uma palavra de conotação poética, mística, sei lá... Mas, DENOTATIVAMENTE, significa “ausência de luz”.
Quando criança, me maravilhei a ter contato com alguns conceitos de física... Lembro-me ainda do júbilo quando descobri, pelo conhecimento de física, que não era o frio que entrava pela janela: era o calor que saía! Da mesma maneira, não era meu olhar que ia até a imagem: era a imagem que entrava em meus olhos! E, igualmente, não era a escuridão que “descia”: era a luz que se apagava!
Treva” é o estado físico do ambiente quando a luz é retirada de lá. A “treva” é algo passivo, pois não surge por si mesma: surge por conseqüência da ausência da luz! E pela falta de luz, tudo fica obscurecido e “invisível”: as trevas ocultam tudo da vista! Onde há trevas, tudo está oculto...
A tradição cristã milenar acostumou-se a chamar Satanás de “príncipe das trevas”. Há várias passagens no Novo Testamento que corroboram com este “apelido”, mas quero destacar apenas um:

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6.12)

Príncipe” é alguém que colocado como “principal”, a ponto de exercer algum domínio sobre determinada área. O “príncipe das trevas” seria alguém com poder para dominar tudo aquilo que está em trevas.
(Será que Satanás domina o “lado escuro” da lua??? Dããããã!!!)
Trevas é tudo aquilo que está oculto à vista! Tudo aquilo que se esconde às sombras, onde a luz não vai!
As “trevas” dos quais os demônios exercem principado nada tem a ver com a “noite” temporal, ou com a falta de iluminação literal! As “trevas” as quais os demônios dominam são os aspectos obscuros e ocultos da personalidade humana, aqueles pensamentos, sentimentos e atitudes que afastam o ser humano da Luz de Cristo! São estas as “trevas” as quais o Novo Testamento se referem!
Tudo aquilo que ocultamos, desviando da Luz de Cristo e de Seu Evangelho, passa a sofrer domínio de Satanás e de seus demônios!
O que é “ocultismo”? É lidar com forças espirituais das trevas!
Quando escondemos da Luz de Cristo algum aspecto de nossa vida, estamos praticando “ocultismo”, estamos sendo “feiticeiros”, por ofertar aos demônios partes de nossa personalidade!
Forte, isso, não é?
Infelizmente, ainda que sejamos crentes participativos em Igrejas cristãs, muitas vezes praticamos feitiçaria e estamos em trevas! Meus pastores, da Igreja em que congrego, sempre lembram que não adianta de nada estar dentro da igreja, mas seguir princípios satânicos!
Como é fácil cultivar “segredinhos” com o diabo! Como é fácil cultivar maus pensamentos, pecados e delitos, e mantê-los ocultos sob uma máscara hipócrita de falsa santidade!
Muitas vezes, tememos que nossa reputação seja manchada, e assim escondemos nossos delitos... Ao fazermos isso, aliamo-nos a satanás, e para manter nossa aceitação diante dos homens, ofendemos a Deus!
Tememos o julgamento dos homens, mas não tememos o julgamento de Deus! Preferimos receber a aprovação dos homens, mas não buscamos a aprovação de Deus!
Estamos em treva! Mas que treva!!!

E a condenação é esta: Que a Luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a Luz, porque as suas obras eram más.” (João 3.19)

Obras más... e ocultas!
O que tem oculto em nossas vidas? Rancor? Inveja? Luxúria? Lascívia? Incredulidade? Orgulho? Vaidade? Rebeldia? O quê mais?
Que segredos temos guardados com Satanás? Pensamentos? Palavras? Gestos? Atitudes?
Enquanto guardarmos estes segredos, permanecemos em trevas, e o domínio de Satanás, o “príncipe das trevas”, permanece sobre nossas vidas!
Ao iluminarmos nossas vidas com a Luz de Cristo, este domínio tenebroso se desvanece... Tal qual uma lâmpada que é acesa num quarto escuro: as trevas não podem subsistir à presença da Luz!
Como acender a Luz de Cristo nas áreas tenebrosas de nossas vidas?
Simples: confessando! Jesus disse que aquilo que cochichamos em nossos quartos (segredos vergonhosos) devem ser gritado do alto dos telhados! Ou seja, não podemos temer aos homens mais do que a Deus: é preferível ser condenado pelos homens, mas ser aprovado por Deus, do que o contrário!
Mantemos pecados ocultos por medo da reprovação dos homens... Ou pior: mantemos os pecados ocultos porque desejamos voltar a cometê-los! Em ambos os casos, estamos amando mais as trevas do que a Luz, e a condenação de Deus persiste sobre nós!
Leia com atenção o que o Espírito Santo nos fala através desta carta de João:

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é Luz, e não há n'Ele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a Verdade. Mas, se andarmos na Luz, como Ele na Luz está, temos comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (I João 1.5-9)

Não basa apenas “acender uma luz” sobre a área tenebrosa de nossa vida: precisamos, também, ANDAR NA LUZ! Andar às claras, sem máscaras, sem pontos escondidos, sem pecados ocultos...!
Sentimos vergonha de confessar nosso lado obscuro... Sentimos vergonha de reconhecer nossa hipocrisia... Precisamos nos tornar CRENTES SEM VERGONHA! (Hehehehe!) “Sem vergonha” de nos humilhar perante Deus e pedir perdão por nossos pecados ocultos! “Sem vergonha” de buscar mais e mais a santidade! “Sem vergonha” de manifestar nosso amor a Deus, indiferente do que possam pensar os homens!
Quando uma mulher vai parir uma criança, dizemos que ela "deu à luz" um bebê... É o que precisamos fazer: precisamos nascer de novo, dando à Luz (de Cristo) o nosso ser!
Precisamos AMAR A LUZ!
Precisamos TRAZER À LUZ todo nosso ser!
Precisamos ANDAR NA LUZ!
E assim, quem sabe, como o Senhor Jesus desejou que fôssemos (Mateus 5.14), poderemos também SER LUZ!
Que Deus nos ilumine por Sua Palavra, e o Espírito Santo nos conduza à Sua Luz, em Nome de Jesus Cristo, Luz do Mundo!
Forte abraço!
Ev. Danielson

0 Comentários em "MAS QUE TREVA!!! (ou: "Esses Crentes Sem Vergonha!")"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS