Pão de queijo


Olá pessoas! Que a Paz e a Graça do Senhor estejam com vocês!
Bem, o nosso primeiro post de 2012 será com sabor "mineirim". Sim senhores. Pão de queijo mineiro. Bom, nada se compara ao feito em Minas, mas se você fizer com carinho, vai ficar igual. E essa receita é a do legítimo pão de queijo, receita da minha família, passada por gerações. "Facim" de fazer, até quem não sabe cozinhar consegue. Porque nada melhor que começar o ano com uma boa receita de Pão de Queijo para se fazer o ano todo!! Uma fornada quentinha acompanhada de café no frio, e no calor, pãezinhos fresquinhos com refrigerante... Huuuum!! Deu água na boca...

Vamos à receita:

Pão de queijo mineiro
Ingredientes:
Um quilo de polvilho azedo
Dois copos (tipo americano) de leite
Um copo (tipo americano) de óleo
Três ovos, de preferência caipira (o ovo caipira dá uma cor, mas se não tiver, pode ser o de granja, aquele branquinho)
Sal a gosto
Um prato cheio de queijo Minas ralado (ou meio queijo minas, ou aprox. 400g de queijo). Se não tiver o Minas, pode se usar Mussarela.
Modo de preparo:

Em uma panela, despeje o óleo e o leite e leve ao fogo para ferver. Enquanto isso, coloque o polvilho em uma tigela funda e acrescente um copo americano de água. Vá mexendo com as mãos até o polvilho ficar totalmente umedecido (geralmente é quando você mexe nele e ele não levanta mais aquela “poeirinha” de quando você abre o pacote).

Despeje com cuidado o leite e o óleo ainda quentes encima do polvilho, e vá mexendo com o auxílio de um garfo. Não despeje tudo, pois, dependendo da marca de polvilho que você usar, a massa poderá ficar mole quando você despejar todo o leite. À medida que for esfriando, vá mexendo com as mãos. Você saberá o ponto certo de parar de acrescentar o leite quando a massa ficar moldável e soltar das mãos. Se preciso for, acrescente mais leite.
Quando esfriar totalmente, acrescente os três ovos inteiros e mexa sem dó. Quando ficar homogêneo, acrescente o queijo e agregue-o à massa. Acerte o sal, pois os queijos geralmente já são salgados. Você terá que provar um pouco da massa e assim saberá quando estiver bem “temperada”.
Unte as mãos com um pouco de óleo e vá moldando os pãezinhos em formato de bolinha, tamanho médio (para auxiliar, use uma colher de sopa de medida) e os coloque em um recipiente que irá ao forno. Não precisa untar, pois você já untará os pães quando usar o óleo nas mãos.
Leve ao forno médio (a temperatura dependerá do tamanho e da potência do seu forno) até dourar. É importante não abrir o forno com freqüência, caso contrário, seus pães ficarão murchos.
Quando dourar, sirva-se! Mas tome cuidado, porque você nunca vai comer só um!!

rsrsrs


Gostaram? Se você se aventurar, tire uma foto e mande para nós! A foto ao lado é essa que vos escreve, fazendo uma fornada à la caipira, de pano na cabeça e tudo mais! 


Beijos, gente, até semana que vem, se Deus quiser!


Facebook: facebook.com/anagoiabinha
Email: ana_elizah@hotmail.com

0 Comentários em "Pão de queijo"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10