EU TE AMO... MAS TU QUE TE LASQUE!!!

Pirâmide humana: intensa colaboração mútua!

A Paz do Senhor!
Todos sabem que o maior mandamento, segundo Jesus Cristo, é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo".
Todos também sabem que "ser cristão" é seguir os princípios anunciados por Jesus Cristo.
Todos sabem que "amar" é: ser capaz de perdoar, de pedir perdão, de se solidarizar com a dor e a dificuldade do outro, de compartilhar as alegrias e dividir as tristezas.
Todos sabem que "amar", mais do que um simples sentimento, é uma questão de atitude.
NO ENTANTO...
...a convivência entre as pessoas continua muito difícil!
Competitividade, revanchismo, descaso, desrespeito, fofoca, intriga, dano, ofensa... E tantas outras situações "anti-amor" vivenciadas permanentemente em todas as instâncias sociais: família, trabalho, escola, igreja, círculo de amizades...!
A gente até DIZ que ama, mas nossas atitudes EM NADA confirmam nossas palavras! É como se disséssemos: "Eu te amo, mas tu que te lasque!"
Quero lembrar algo que a Palavra de Deus nos alerta, através de uma das cartas do Apóstolo Paulo inspiradas pelo Espírito Santo de Deus:

" (...)andeis como é digno da vocação com que fostes chamados: com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor; procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz." (Efésios 4.1-3)

O que é "suportar" o outro? É muito mais do que, simplesmente, "tolerar"! "Suportar" quer dizer: DAR SUPORTE! Como numa pirâmide humana (veja a figura), um suporta, sustenta, apoia, equilibra o outro, para que O CONJUNTO permaneça de pé! Os de cima podem desequilibrar os de baixo... Os de baixo podem derrubar os de cima! Há uma nessidade de cooperação mútua, para que se mantenha o equilíbrio e O CONJUNTO permaneça! Se não houver cooperação mútua, O CONJUNTO será aniquilado!
Acontece que é muito difícil pensarmos "no conjunto". Geralmente, estamos tão preocupados, e ocupados, com o quê pensamos, com o que sentimos, com o que achamos certo, com o que desconsideramos e com o que achamos que devemos fazer, ou deixar de fazer... Tão preocupados, e ocupados, com NOSSAS COISAS, nossa visão, nossa opinião, nosso jeito de ver e fazer as coisas... Que nem nos damos conta que estamos inseridos em um CONJUNTO!
O CONJUNTO TODO pode vir à baixo, se apenas um se esquecer de sua função, e deixar de ser "suporte" para o outro!
Num conjunto, seja do que for, cada parte tem sua importante função. Não se pode transgredir, ou negligenciar, nem abusar da própria função nem da função de outros, sem que haja sérios desequilíbrios no CONJUNTO! É a articulação entre as partes que faz DO TODO uma unidade! Se as partes não se articulam, não é UM CORPO, nem UM CONJUNTO, mas "uma pilha", um agrupamento sem sentido, sem eficácia, sem propósito!
Se não há colaboração e solidariedade entre os membros de uma família, esta família se desestrutura e acaba!
Se não há colaboração e solidariedade entre os membros de um grupo de trabalho, este grupo nunca alcançará plenamente seus objetivos!
Se não há colaboração e solidariedade entre os membros de uma igreja, esta, de fato, não é uma Igreja (o Corpo de Cristo), mas só um amontoado de gente religiosa hipócrita vazia!
"Com toda humildade" quer dizer que devemos ser conscientes que somos interdependentes uns dos outros, sendo todos importantes! Ninguém é maior, nem menor, que ninguém! Todos merecem ser respeitados! Todos tem seus limites, assim como todos tem suas "amplitudes".
Jamais se deve decidir sozinho algo que não se possa resolver sozinho!
"...e mansidão" denota a capacidade de conseguir manter-se em paz, e sempre fiel aos princípios de obediência! Jesus, o Senhor da Glória, o Cristo, o Filho de Deus, o Mestre dos mestres, Ele mesmo não É apenas humilde e manso, mas espera que aprendamos com Ele, e sejamos humildes e mansos!
É difícil ser manso, convivendo com pessoas soberbas... É difícil ser humilde, convivendo com pessoas iracundas!
Então, PRECISA HAVER colaboração mútua: substituir a soberba pela humildade, e substituir a ira pela mansidão!
Lembremo-nos sempre que, assim como nós, o nosso próximo também é filho de Deus!
Lembremo-nos sempre que, assim como nós, o nosso próximo também tem seus limites!
Lembremo-nos sempre que, assim como nós, o nosso próximo também tem seus talentos!
Desrespeitar o próximo é ferir a filiação dele! Algum pai gosta que desrespeitem seus filhos? Muito menos Deus! Desrespeitar um filho de Deus é pecar contra o Próprio Deus, Pai zeloso que ama Seus filhos!
Ninguém gosta que invadam nossos limites, tais como: temperamento, privacidade, capacidade... Então, por quê invadir e transgredir os limites dos outros?
(Haverá alguns que falarão da necessidade de confronto para que haja crescimento. Quanto a isso, é muito simples: NÃO SE FAZ UMA FERIDA QUE NÃO SE POSSA TRATAR! Quando ofendemos alguém e não temos como reparar a ofensa, não é "confronto", mas sim AFRONTA! E as afrontas são pecado contra o próximo, e contra Deus!)
Deus deu a cada um talentos e capacidades! Ninguém é "melhor", ou "maior", que ninguém, pois Deus, em Sua infinita sabedoria, e Sua multiforme graça, dotou a cada filho Seu de talentos, dons e capacidades únicas! negligenciar, desrespeitar, denegrir ou depreciar o jeito pessoal do próximo de agir é como que dizer que "Deus errou", pois a capacidades da pessoas "não prestam"! Em vez de denegrir teu próximo, vá orar a Deus por Ele!
Existe, sim, um padrão de excelência que deve ser buscado. Sempre é possível melhorar! Sempre é possível aprender mais! Sempre é possível SE CONVERTER melhor!
Mas isso não pode acontecer sob subjugo, ou constrangimento, mas sim, movido pelo Espírito Santo!
Perdoem-me por desiludir alguns, neste momento, mas... NINGUÉM TEM PODER PARA MUDAR O OUTRO!
Cada um muda a si mesmo, conforme suas próprias inclinações para a carne, ou para o Espírito. Quando for "para o Espírito", o Espírito Santo, através dos princípios da Palavra de Deus, auxilia a pessoa a se converter, a melhorar e a crescer... (Mas, se for "pela carne"....)
Não podemos mudar aos outros! Mal conseguimos mudar-nos à nós mesmos! Se o Espírito Santo não for capaz de convencer do pecado e da justiça, quem seríamos nós para fazê-lo?
O que podemos fazer é mudarmos à nós mesmos, e procurar restaurar os princípios que foram quebrados.
O que podemos, também, é ORIENTAR nosso próximo sobre os princípios que ele pode ter quebrado, mas isso só se ele quiser ouvir. Se ele não quiser ouvir, não nos resta nada além de oração intercessória... Porque é... SÓ JESUS NA CAUSA!
Mas se teu próximo ouvir o que dizemos, o Espírito Santo pode ajudá-lo a recuperar-se dos princípios quebados.
Não terá sido "por nosso conselho", muito menos por nossa pressão psicológica: Deus não age por força, nem por violência, mas sim por Seu Espírito!
Da mesma maneira, podemos encerrar a leitura deste texto, achando-o "chato", ou achando-o "bonito", mas não mudarmos nossas atitudes... Ou podemos reconhecer a Voz de Deus falando conosco através dessas letrinhas, e buscar ajuda para restaurar os princípios que quebramos!
Se uma peça da pirâmide falhar, a pirâmide toda falha!
Isso vale para mim, isso vale para ti, isso vale para teu líder, e isso vale para aquele irmãozinho chato que tu nem suporta ouvir a voz... Vale prá todos, porque somos todos um só Corpo, em um só Espírito, e o que acontece com o próximo, comcerteza, interfere em minha, e em tua, vida!
Suportemo-nos uns aos outros EM AMOR!
Valorizemos uns aos outros! Honremo-nos uns aos outros! Servimo-nos uns aos outros!
Assim, seremos Um, e as portas do inferno não prevalecerão sobre nossa vida: nem em casa, nem no trabalho, nem na igreja, nem em outros lugares!

" Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste." (João 17.21)

Que Deus nos guarde em comunhão, e que aprendamos do Senhor a humildade e a mansidão, para que vivamos condignamente de sermos chamados pelo título "cristãos", "imitadores de Jesus Cristo"!
Que Deus nos guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

1 Response to "EU TE AMO... MAS TU QUE TE LASQUE!!!"

  1. Que blog abençoado!Muito bom e agora to ti seguindo com muito prazer e se quiser nos conhecer nos visite,Paz!
    sergiooliveira30.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10