AS MÃOS E O CORAÇÃO

Mãos limpas e coração puro!

A Paz do Senhor!
Quero compartilhar com os leitores uma Palavra de Deus que tem tocado minha vida. Já compartilhei, em algumas ministrações, esta Palavra com alguns irmãos, mas hoje coloco-a em forma de texto, para todos os que quiserem ler.
Hoje em dia, se tornou fácil, em alguns aspectos, se declarar "cristão", particularmente aqui no Brasil. Há, sim, alguns conflitos focais em questões doutrinárias, mas nossa liberdade religiosa e de expressão permite que professemos nossa RELIGIÃO sem maiores impedimentos.
Há, também, uma certa onda - ou "mover" - em favor de um "cristianismo pop". Gravadoras e grandes redes de telecomunicação comercial têm aberto espaço para arte cristã: filmes, músicas, eventos... Há poucos anos, jamais se veria, numa rede comercial de rádio, TV ou jornal, notícias religiosas - exceto sobre a "religião oficial", ou dominante. Hoje, é comum programas abertos de rádio e TV receberem cristãos de diferentes denominações: talk-shows, auditório, entrevistas, clips musicais... Há também um grande profusão de eventos cristãos de diferentes denominações em todo o País. Talvez, não se possa dizer que "ser cristão tá na moda", mas vivemos no Brasil algo muito semelhante a isso! Artistas e formadores de opinião têm usado da midia para promover debates sobre cristianismo, por exemplo.
Isso, de maneira nenhuma, é ruim...
Mas há uma grande diferença entre duas realidades: uma coisa é, simplesmente, se declarar "cristão", DEBATER o "cristianismo", e outra coisa bem diferente é VIVER OS PRINCÍPIOS pregado por Jesus Cristo e Seus discípulos, através das Escrituras.
Tenho uma séria preocupação pessoal de que modismos e religiosidade possam dar uma falsa sensação de segurança! Sim, porque algumas pessoas por tradição, outras, por empolgação do momento, professam Jesus Cristo como Senhor e Salvador... Mas será que isso basta para alcançarmos a Salvação de Deus?

"Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no Seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação." (Salmos 24.3-5)

Me perdoe se estou "jogando água fria", mas emocionalismo e modismo não salva ninguém!
Me perdoe se sou um pouco severo, mas tradição e religiosidade também não salva!
Quem nos salva é Jesus Cristo! E a Salvação em Jesus Cristo está em conhecê-Lo, crer n'Ele e segui-Lo! "Seguir" quer dizer: fazer igual, obedecer.
Talvez alguns achem que seguir Jesus Cristo seja semelhante à "seguir" algum perfil do Twitter - clica-se em "seguir" e pronto: vamos acompanhando as postagens das pessoas. Seguir à Cristo não é apenas "acompanhar Suas postagens"! Seguir à Cristo e viver de acordo com os Princípios que Deus Espírito-Santo "postou" na Bíblia!
De Gênesis à Apocalipse, Deus nos orienta a seguir Seus princípios interna e externamente. ("Como assim: interna e externamente"?). Deus sempre espera que uma disposição interna da pessoa em viver Seus princípios gere atitudes concretas de conversão, externamente.
Ouvir e crer no Evangelho (disposição interna) e ser batizado (atitude externa).
Crer com o coração (disposição interna) e confessar (atitude externa).
Estar em Cristo (disposição interna) e andar em novidade de vida (atitude externa).
Fé (disposição interna) e obras (atitude externa).
Santidade (disposição interna) e paz com todos (atitude externa).
Amar a Deus (disposição interna) e ao próximo (atitude externa).
Deus sonda nosso coração (disposição interna), e nos recompensa conforme nossas obras (atitude externa).
"Olha, eu até vivo desse jeito, mas... Deus conhece meu coração!"
Sim, Deus conhece nosso coração... Mais do que nós mesmos! Mas MESMO QUE nosso coração esteja puro, ainda assim nossas mãos precisam estar limpas!
"Eu sou uma pessoa boa, justa, vivo na igreja e não faço nada de errado!"
Até pode ser verdade, mas nossa justiça pessoal não é suficiente para que sejamos salvos! Não basta que nossas mãos estejam, aparentemente, limpas: precisamos ter um coração puro, sem vaidade, sem malícia, sem prepotência... Quantas vezes Jesus repreendeu pessoas que pareciam justas, porque Ele conhecia o que estes supostos justos "arrazoavam em seus corações"?
Há pessoas que têm o coração puro, mas suas vidas estão tão presas a um sistema de iniquidade que suas mãos estão sujas. Estas não verão a Deus!
Há pessoas que têm as mãos limpas, mas seu coração está tão cheio de rancor, amargura, vaidade, prepotência, malícia que não podem ser puros de coração. Estes, também, não verão a Deus!
Mãos limpas E coração puro!
Coração puro E mãos limpas!
Sem qualquer um desses requisitos, não estamos Salvos!
"Desse jeito, ninguém verá a Deus mesmo! Muito forte esta Palavra: não há Salvação para ninguém!!!"
De maneira nenhuma! Ao contrário, há Salvação para todos!
...para TODOS QUE lavarem suas mãos no Sangue de Cristo e purificarem seus corações pelas Águas do Espírito Santo!
Como "lavar as mãos no Sangue de Cristo"? Aceitando o Sacrifício supremo de Jesus na cruz como expiação pelos nossos pecados! Mas para isso, precisamos reconhecer nossos pecados, confessá-los e nos arrepender, com firme propósito de não retornar mais a eles.
Está escrito que se confessarmos nossos pecados, em arrependimento, Deus nos perdoa pelo sacrifício de Cristo! Nossas mãos são lavadas no Sangue do Cordeiro de Deus!
E como "purificar o coração"? Invocando o Espírito Santo para que Ele nos conduza à toda a Verdade, mudando nossa forma de pensar e sentir pela Palavra de Deus!
Nesse ponto, vale a pena ressalvar que não basta, "simplesmente", ler e conhecer a Bíblia... É necessário pedir ao Espírito Santo que nos ilumine quanto a revelação da Palavra de Deus, e que passemos a nos esforçar para mudar nosso jeito mundano de pensar, avaliar e sentir pelo jeito bíblico de pensar, avaliar e sentir. Ou seja, produzir internamente, os "frutos do Espírito", como está em Gálatas 5.22: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.
Aí sim, purificados de coração pela Palavra e pelo Espírito Santo, lavados nossas mãos pelo arrependimento no Sangue de Cristo, poderemos dizer: "somos cristãos"!
E quando isso acontecer, os eventos cristãos, os "moveres", não serão apenas momentos memoráveis e emocionantes: serão reais manifestações de transformação de vidas e de genuíno louvor ao Deus Altíssimo!
Não podemos nos contentar apenas com o emocionalismo dos "moveres", ou com a segurança da "tradição religiosa": precisamos subir ao Santo Monte do Senhor e habitar no Seu Lugar Santíssimo!
Precisamos ter mãos limpas e um coração puro!
Precisamos nos converter! Converter nossa disposição interna e nossas atitudes externas para Cristo!
Conversão genuína: devemos desejar isso ardentemente, dia após dia!
Assim, alcançaremos do Senhor as bênçãos e a justiça do Deus de nossa Salvação!
Que Deus nos fortaleça para que tenhamos mãos limpas e um coração puro, em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

0 Comentários em "AS MÃOS E O CORAÇÃO"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10