BEZERROS DE OURO

Existirá ou não, ainda, idolatria no meio do povo de Deus?
A Paz do Senhor esteja contigo!
Olha, muitas vezes procuro escrever sobre temas evangelísticos, que falem de salvação e de caráter, abrangendo a qualquer público - crente ou não. Mas hoje o "papo" é para CRENTE, mesmo!
E que Deus nos ilumine, em Nome de Jesus!
Logo que me converti ao Evangelho de Jesus Cristo fui muito confrontado quanto à antiga religião que eu e meus pais professávamos, antes de me tornar ateu. Tal religião era repleto de doutrinas ritualísticas, extremamente dogmática e completamente idólatra!
Entendi que foi até, digamos assim, "permissão de Deus", que eu tenha caído ao ateísmo: assim, teria eu me liberto da idolatria!
Idolatria é um pecado que Deus abomina! É descrito em, praticamente, todos os 66 livros da Bíblia - quer diretamente, quer indiretamente. Um exemplo:

"Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor vosso Deus."(Levítico 19:4)

O que seria idolatria?
É colocar uma criatura em similaridade de condições d'O Criador!
É adorar a uma entidade, ou objeto...
E "adoração", o que é?
Adoração é: amor subserviente, intenso, acima de qualquer outro amor.
No antigo testamento, os "ídolos" eram esculturas de entes espirituais: falsos deuses (demônios verdadeiros).
Mas as Escrituras Sagradas colocam a "idolatria" não só em termos de "curvar-se diante de estátuas de falsos-deuses". Vejamos alguns exemplos:
O ORGULHO é comparável à idolatria! Isso é lógico, porque o orgulho e colocar o amor próprio e as idéias próprias acima dos outros - e até dos princícios de Deus! Ou seja: orgulho é idolatrar a si mesmo!
A AVAREZA é comparável à idolatria! Isso também fica claro, se entendermos que a avareza, a cobiça, é colocar o amor ao dinheiro acima de outros valores pessoais...
A LASCÍVIA é uma adoração aos prazeres da carne, de maneira a fazer da concupicência da carne uma idolatria!
Há, também, os que idolatram a violência...
Há os que idolatram o poder...
Há os que idolatram o esporte...
Há os que idolatram as pessoas amadas: cônjuges, pais, filhos...
Mas, infelizmente, DENTRO DA IGREJA, existe muita idolatria!
Para minha decepção de novo convertido, logo percebi que aqueles que acusavam ferozmente a idolatria religiosa de meus pais eram, também eles, idólatras - apesar de serem evangélicos!
Eles idolatravam, sim!
Idolatravam sua DENOMINAÇÃO e idolatravam seus MINISTROS: pregadores e cantores ilustres!
Uma coisa é honra, respeito, submissão... Outra coisa é IDOLATRIA!
Devemos, com toda certeza, honrar e nos submeter aos homens de Deus que Deus coloca sobre nossa vida... Mas isso não quer dizer que devamos idolatrá-los!
Para alguns de nós, crentes, a denominação, um determinado pregador ou um ministro de louvor se tornam verdadeiros "bezerros de ouro" em nossas vidas!
Fã-clube de cantores gospel? Idolatria, isso sim!
Se a gente acredita que só "aquele" grande pregador prega a verdade, e os outros não servem, me perdoem: estamos colocando aquele pregador no lugar de Jesus!
Há muitos grandes homens de Deus: pregadores, profetas, mestres, ministros de louvor, evangelistas, pastores... Todos eles devem ser honrado como tais! Isso não está errado!
Mas há certos absolutismos!
Tive um aluno que era, simplesmente, fissurado por uma determinada banda de rock gospel... Olha, sinceramente, os caras são bons, ungidos, e tudo mais... Mas esse meu ex-aluno tinha todos os CDs dele, usava roupas com emblemas dos caras, falava dos caras o tempo inteiro, tem álbum de fotos dos caras e ainda coloca no twitter coisas do tipo: "Fulanos de tal eternamente!". Eternamente? E-ter-na-men-te??? Misericordia!
Só Jesus Cristo é o Senhor, eterno merecedor de toda honra e louvor! Só Jesus!
E tem aqueles crentes fanáticos por um determinado pregador. Compra tudo quanto DVD do pregador, assiste todos os programas de TV onde o pregador aparece, vai em todas as ministrações do pregador que conseguir, e até imita o jeito do pregador de se vestir e de falar... Ficam completamente bitolados a este pregador! Como há disso, no meio evangélico! Idolatria! Idolatria pura!
Devemos ouvir A Palavra, não "o pregador". O pregador é só uma sementeira! O que vale, mesmo, é a Preciosa Semente da Palavra de Deus!
Quando se idolatra pregadores, estes podem pregar alguma heresia, e nem se leva em conta...
Olha, sinto muito: AMO A PALAVRA DE DEUS! E amo demais ouvir pregações - seja de "ilustres" ou não! Mas, não importa quem seja: falou heresia, eu refuto!
(O que é heresia? É idéias pessoais que contrariam a Palavra de Deus.)
Enquanto algumas religiões idólatras veneram e reverenciam "entidades desencarnadas" ("santos", "orixás", "guias", "deuses", etc...), há uma forte - e infeliz! - tendência no mundo evangélico em adorar pessoas vivas e suas denominações!
Por acaso Jesus criou denominação?
Que eu saiba - me corrija se encontrar erro aqui! - Jesus disse que desejava que fôssemos um, como Ele e o Pai são Um! Que fôssemos um só rebanho de um só Pastor!
Por acaso Jesus mandou adorar aos nossos líderes?
Se houver heresia aqui, me corrija: mas eu lembro d'Ele exigindo humildade a todos os líderes que Ele estava discipulando! Nenhum líder que Jesus levantou agiu de maneira prepotente, querendo ser especialmente referenciado!
Me parece que todos seguiram o exemplo de João Batista: diminuir para que Cristo aparecesse!
Tem lugares, ou grupos de pessoas, que "nem precisam de Jesus", pois, afinal, já tem um, ou uma, grande ministro(a) que supre todas as necessidades!
Povo de Deus: vamos nos converter!!!
Até quando vamos brincar com a ira de Deus?

"Porventura, como fiz a Samaria e aos seus ídolos, não o faria igualmente a Jerusalém e aos seus ídolos?" (Isaías 10:11)

Vamos parar de abusar da Graça de Deus, e se voltar a Ele, de fato!
Sabe o que é "fanatismo"? É a compulsão em ter-se um comportamente de "fã"!
Ouçam os pregadores e profetas, façam o que Deus indica através da boca deles, e até os honre... Mas NUNCA coloque-os na posição de ídolos!
Recebam a unção, e adorem A DEUS, sob a direção dos ministros de louvor, mas não se tornem FÃ! Ministro é sacerdote, não "pop-star"!
Somos adoradores do Deus Altíssimo, não fãs!
Somos filhos que amamos ouvir a Palavra de nosso Pai, não tolos atrás de gurus com palavras motivacionais!
Amemos à Palavra!
Adoremos à Deus!
Honremos, sim, os instrumentos de Deus que Ele mesmo levantou...
Mas com ordem e decência!

"Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo: porventura não sois carnais?" (1ª Coríntios 3:4)

Somos de Jesus Cristo! Somos discípulos, servos e FILHOS do Deus Altíssimo! Só à Ele rendemos glória! Só à Ele exlataremos! Só diante d'Ele nos prostaremos!
Que o Espírito Santo nos ajude a denunciar, em nós mesmos, a idolatria, para que nos arrependamos!
Que Sejamos perdoados, curados e libertos de toda idolatria, em Nome de Jesus
Te convido a compartilhar este texto com teu líder (pastor, líder de célula, etc.) e ver o que ele pensa sobre isso.
Que Deus abençoe a cada um, e que o Espírito Santo nos conduza a toda Verdade, em Nome de Jesus!
Forte abraço!
Ev. Danielson

0 Comentários em "BEZERROS DE OURO"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10