Leitura Diária • Lucas 10-11


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

DESTAQUES

  • Os setenta são enviados
  • O Bom Samaritano
  • Marta e Maria
  • Os fariseus são denunciados.

TEXTO ÁUREO: "Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão." (Lucas 10:33)


ANÁLISE
Em resposta à pergunta do escriba: "Quem é meu próximo?" Jesus contou esta comovente parábola de um pobre homem que foi espancado, roubado e deixado "meio morto".
O sacerdote e o levita deveriam ser os primeiros a mostrar misericórdia, mas ambos evitaram o pobre homem e ambos puderam ter justificado a sua indiferença porque estavam a caminho de servir a Deus no templo e não podiam correr o risco de contaminação. Talvez este homem não estivesse apenas inconsciente, mas morto! E para um judeu, tocar um homem morto, mesmo se fosse judeu, o faria cerimonialmente impuro (Números 19:11-19).
Uma coisa é servir a Deus, mas outra coisa bem diferente é viver em submissão à Sua Palavra. Tanto o sacerdote quanto o levita conheciam a lei que ensinava: "Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los." (Deuteronômio 22:4).
Cristo é esse bom samaritano que veio do céu e viu aos perdidos e moribundos deitados nos caminhos deste mundo, roubados e deixados meio mortos por Satanás. Ele limpou as nossas feridas, derramou o azeite do Santo Espírito, o vinho do Seu próprio sangue purificador e santificador e nos levantou. Ele mesmo carregou as nossas dores e pecados em Seu próprio corpo na cruz. E mandou-nos amar o nosso próximo, até que Ele volte.


"... o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." (Isaías 53:6)


PENSAMENTO DE HOJE: Não podemos dizer que amamos a Deus se não mostramos compaixão por aqueles menos afortunados que nós.

REFERÊNCIAS

  • Lucas 10:27 <> Deuteronômio 6:5; Levítico 19:18.
  • Lucas 10:28 <> Levítico 18:5.

Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • Lucas 10-11"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10