CONHEÇA OS MÁRTIRES: Os apóstolos de Cristo


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

A paz do Senhor! =)

Veremos hoje a forma como cada um dos apóstolos morreram. Foram decapitados, crucificados e um até morreu naturalmente, mas esses homens pagaram um preço alto pelo amor a Cristo e a Sua mensagem.
Vale lembrar que mesmo o que morreu "de velho", passou por inúmeros tormentos (inclusive sendo exilado em uma ilha) por causa do evangelho.
Vejamos então o modo como cada um dos apóstolos morreu:

ANDRÉ
Irmão de Pedro, predicou o evangelho à muitas nações da Ásia; mas ao chegar a Edessa foi apreendido e crucificado numa cruz cujos extremos foram fixados transversalmente no chão. Daí a origem do termo "Cruz de Santo André".

BARTOLOMEU
Predicou em vários países, e tendo traduzido o Evangelho de Mateus na linguagem da Índia, o propagou naquele país. Finalmente foi cruelmente açoitado e logo crucificado pelos agitados idólatras.

FILIPE
Nasceu em Betsaida da Galiléia, e foi chamado primeiro pelo nome de "discípulo". Trabalhou diligentemente na Ásia Superior, e sofreu o martírio em Heliópolis, na Frigia. Foi acoitado, encarcerado e depois crucificado, em 54 d.C

JOÃO
O "discípulo amado" era irmão de Tiago, filho de Zebedeu. As igrejas de Esmirna, Sardes, Pérgamo, Filadélfia, Laodicéia e Tiatira foram fundadas por ele. Foi enviado de Éfeso a Roma, onde se afirma que foi lançado num caldeirão de óleo fervendo. Escapou milagrosamente, sem dano algum. Domiciano o exilou posteriormente na ilha de Patmos, onde escreveu o livro do Apocalipse. Nerva, o sucessor de Domiciano, o libertou. Foi o único apóstolo que escapou de uma morte violenta.

JUDAS LEBEU
Irmão de Tiago (fiho de Alfeu), era comumente chamado Tadeu. Foi crucificado em Edessa em 72 d.C.

MATEUS
Sua profissão era arrecadador de impostos, e tinha nascido em Nazaré. Escreveu seu evangelho em hebraico, que foi depois traduzido ao grego por Tiago, filho de Alfeu. Os cenários de seus trabalhos foram Partia e a Etiópia, país no que sofreu o martírio, sendo morto com uma lança na cidade de Nadaba no ano 60 d.C.

MATIAS
Dele se sabe menos que da maioria dos discípulos; foi escolhido para encher a vaga deixada por Judas Iscariotes. Foi apedrejado em Jerusalém e depois decapitado.

PEDRO
Entre muitos outros, o bem-aventurado apóstolo Pedro foi condenado a morte e crucificado, como alguns escrevem, em Roma; embora outros tenham dúvidas a esse respeito. Hegéssipo diz que Nero buscou razões contra Pedro para dá-lhe morte; e que quando o povo percebeu, rogaram-lhe insistentemente que fugisse da cidade. Pedro, ante a insistência deles, foi finalmente persuadido e se dispôs a fugir. Porém, chegando até a porta, viu o Senhor Cristo acudindo a ele e, adorando-o, lhe disse: "Senhor, aonde vais?" Então Cristo o respondeu: "Vou ser de novo crucificado". Com isto, Pedro, percebendo que se referia a seu próprio sofrimento, voltou à cidade. Jerônimo diz que foi crucificado de cabeça para abaixo, com os pés para cima, a petição dele, porque era indigno de ser crucificado da mesma forma que seu Senhor.

SIMÃO, O ZELOTE
Apelidado de zelote, predicou o Evangelho na Mauritânia, África, e também na Grã Bretanha, país no qual foi crucificado em 74 d.C.

TIAGO, FILHO DE ALFEU
Alguns supõem que se tratava do irmão de Jesus por parte de uma anterior mulher de José. Isto é muito duvidoso, e concorda demasiado com a superstição de que Maria jamais teve outros filhos além de nosso Salvador. Foi escolhido para supervisar as igrejas de Jerusalém, e foi o autor da Epístola ligada a Tiago. Com a idade de noventa e nove anos foi espancado e apedrejado pelos judeus, e finalmente abriram-lhe o crânio com um cacetete.

TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU
Tiago, filho de Zebedeu, irmão mais velho de João e parente de nosso Senhor, porque sua mãe Salomé era prima irmã de Maria. Não passaram dez anos depois da morte de Estevão e ocorreu o segundo martírio. Aconteceu que tão pronto como Herodes Agripa foi designado governador da Judéia que, com o propósito de congraçar-se com os judeus, suscitou uma intensa perseguição contra os cristãos, decidindo dar um golpe eficaz, e lançando-se contra seus dirigentes. Não se deveria passar o relato que deu um eminente escritor primitivo, Clemente de Alexandria. Ele nos diz que quando Tiago estava sendo conduzido ao lugar de seu martírio, seu acusador foi levado ao arrependimento, caindo a seus pés para pedi-lhe perdão, professando-se cristão e decidindo que Tiago não receberia sozinho a coroa do martírio. Por isso, ambos foram decapitados juntos. Assim recebeu, resoluto e bem disposto, o primeiro mártir apostólico aquele cálice que ele tinha dito ao Salvador que estava disposto a beber. Estes acontecimentos foram em 44 d.C.

TOMÉ
Chamado Dídimo, predicou o Evangelho em Partia e na Índia, onde por ter provocado a fúria dos sacerdotes pagãos, foi martirizado, sendo atravessado com uma lança.

Fonte: O livro dos mártires

Na semana que vem iremos ver a forma como morreram Lucas, Marcos (escritores dos evangelhos) e os missionários Paulo e Barnabé.
Fiquem todos na paz do Senhor!

2 Responses to "CONHEÇA OS MÁRTIRES: Os apóstolos de Cristo"

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10