CONHEÇA OS MÁRTIRES: Lourenço


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

Paz seja convosco, amados do Eterno!

Veremos, a partir de hoje, histórias de alguns cristãos que morreram por amor ao evangelho de Cristo. Decapitados, esfolados, arrastados pelas ruas da cidade, jogados aos leões, queimados vivos... essas pessoas não negaram a Cristo na hora da morte e serão lembradas aqui.

Nessa primeira postagem, veremos o martírio de Lourenço e a forma como ele causou furor no prefeito Cornelius Saecularis.

Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258 d.C. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante, o que fazia com que, depois do Papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, Lourenço tinha o encargo de administrar os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros.

Aproximemo-nos ao fogo do martirizado Lourenço, para que nossos frios corações sejam por ele feitos arder. O implacável tirano Cornelius Saecularis, sabendo que não só era ministro dos sacramentos, senão também distribuidor das riquezas da Igreja, prometia uma dupla vngança com a prisão de uma só pessoa. Primeiro, com o rastelo da avareza, conseguir para si mesmo o tesouro dos cristãos pobres; depois, com o feroz ancinho da tirania, agitá-los e perturbá-los, exauri-los em sua profissão. Com um rosto feroz e semblante cruel, o cobiçoso lobo exigiu saber onde Lourenço tinha repartido as riquezas da Igreja; este, pedindo três dias de tempo, prometeu declarar onde poderia conseguir o tesouro. Enquanto isso, fez congregar uma grande quantidade de cristãos pobres. Assim, quando chegou o dia em que devia prestar contas, o perseguidor ordenou-lhe que se mantivesse fiel à promessa. Então, o valoroso Lourenço, estendendo seus braços para os pobres, disse: "Estes são os preciosos tesouros da Igreja; estes são verdadeiramente o tesouro, aqueles que nos reina a fé de Cristo, nos que Jesus Cristo tem sua morada. Que jóias mais preciosas pode ter Cristo, senão naqueles que nos tem prometido morar? Porque assim está escrito: "Tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me" . E também "quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" . Que maiores riquezas pode possuir Cristo, nosso Mestre, que o povo pobre no qual quer ser visto?"


Ah! Que língua pode expressar o furor e a raiva do coração do tirano?! Agora chutava, lançava furiosos olhares, gesticulava ameaçador, se comportava como alienado: seus olhos lançavam fogo, a boca espumava como a de um javali, e mostrava os dentes como um infernal mastim. Não podia ser agora chamado de homem racional, senão de leão rugidor e bramador.

"Acendam o fogo!", uivou ele, "E não poupem lenha! Tem enganado este vilão o imperador! Fora com ele, fora com ele: açoitem-no com chicotes, sacudam-no com varas, espanquem ele com socos, tirem seus miolos com paus. Zomba este traidor do imperador! Belisquem-no com pinças ardentes, apliquem nele placas incandescentes, tirem as correntes mais fortes, e os tridentes, e a grelha de ferro; ao fogo com ele; atem o rebelde de mãos e pés; e quando a grelha esteja incandescente, lançai-o nela; assem-no, mexam ele, agitem-no: sob pena de nosso maior desagrado, que cada um de vós, carrascos, cumpra sua missão!"


Tão pronto foram emitidas estas palavras, foram cumpridas. Depois de cruéis tormentos, este manso cordeiro foi colocado, não direi que sobre sua cama candente de ferro, senão seu suave colchão de penas. De tal maneira Deus operou neste mártir Lourenço, de modo tão miraculoso moderou seu elemento fogo, que se converteu não numa cama de dor consumidor, senão num leito de repouso reparador.

Fonte: O livro dos mártires

0 Comentários em "CONHEÇA OS MÁRTIRES: Lourenço"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS