RENOVANDO AS FORÇAS



A Paz de Cristo esteja com todos!
Creio que só Deus saiba -e poucos imaginem - o quanto me custa ficar afastado desse blog, que eu considero uma bênção em minha vida... Mas creio também que Deus está no controle de tudo, e que Seus Propósitos não podem ser frustrados. Então, apesar da minha saudade dos leitores e da equipe, louvo a Deus por todo esse trabalho que tenho tido durante estas semanas - o que me tem afastado da internet e da literatura.
Hoje, já que estou fora do prazo mesmo, estou fazendo algo totalmente diferente: estou digitando livremente diretamente no painel de edição do blog. Vamos ver no que dá, né? No final, escolho o título - que vai ficar aí em cima ^. (Se eu escrever muita bobagem, a equipe e os leitores comentam me repreendendo, combinado?)
Eu estava sábado fazendo um programa de rádio e surgiu a seguinte Palavra, que estava sendo compartilhada entre os ouvintes, de um dos sermões do Senhor Jesus registrado no Evangelho segundo Mateus:

"Vinde a Mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei."

Cansaço, stress, desgaste... Condições tão comuns nos nossos dias! O mundo exige-nos uma certa "correria" muitas vezes acima de nossas capacidades...
No entanto, as Escrituras afirmam que Deus não coloca-nos prova acima de nossas forças. Daí, podemos entender que toda "estafa" não vem de Deus: é uma "sobrecarga" que deve advir de outras fontes!
A Palavra do Senhor nos diz, em Isaías 40, que até mesmo os jovens se cansam, no entanto aqueles que esperam no Senhor têm suas forças renovadas como a águia, a ponto de alcançar vôos altos... Quanto nossas forças não estão renovadas é sinal de que não estamos, de fato, esperando no Senhor... Quando estamos sobrecarregados é sinal de que não estamos, de fato, indo até Jesus...
Até quê ponto é vontade de Deus que assumamos responsabilidades e fardos?
Até o ponto que tais responsabilidades não nos prejudiquem!
Tem pessoas que caem num "ativismo" exagerado, e acabam no que Salomão, no livro de Eclesiastes, vai chamar de "correr atrás do vento"!
Devemos, sim, nos esforçar e termos bom ânimo...
Devemos, sim, ser abundantes na Obra!
Mas isso não quer dizer que devamos atender toda a demanda do mundo! Aliás, ficar correndo atrás de atender a demanda do mundo, dos outros, da própria ambição, talvez seja um dos grandes laços do inimigo para que os filhos de Deus se desgastem e acabem desanimando pelo cansaço, ao ponto de se apostatarem!
Ser "sempre abundante" quer dizer que precisamos produzir sempre! Mas para produzir sempre, precisamos estar em condição de produção! Parte da condição é estar-se descansado!
Não vou entrar aqui na questão teológica do descanso sabático... Mas quero alertar que Deus, através das Escrituras, fala da necessidade de descanso!
Certa pregadora falava, uma vez, que o "princípio do sábado" é parar para contemplar a obra feita, e avaliá-la, e desfrutá-la, indiferente "do dia da semana". Esta pregadora ensinava que "o princípio do sábado" é apresentar a Deus os frutos de seu trabalho, e gozar desses frutos na companhia de Deus. Achei interessantíssimo!
Até porque, como psicólogo, eu bem sei da importância do descanso!!!
Quero falar de três tipos de descanso:
1)Físico: que se dá durante o sono natural, em que as atividades fisiológicas mudam de ritmo, e restaura-se muito da parte física. O sono é fundamental, e é recomendável que se tenha um ciclo de 8 horas de sono a cada ciclo de 24 horas, em média.
2)Psicológico: o sono não é suficiente para descansar a mente. A mente precisa de "lazer", que é uma atividade com fim prazeroso. Só quando praticamos atividades de lazer é que nossa alma descansa e se reconstitui. Por isso, o lazer não é luxo: é necessidade!
3)Espiritual: é "descansar em Deus"! É ter um tempo de intimidade com Deus, em ambiente que acalente nosso coração... Deixar-se abandonar-se aos braços do Pai, de maneira livre! Há quem faça isso cantando, orando ou dançando... Creio que há um jeito para cada pessoa! Mas cada um deve encontrar o seu e, de fato, fazer este EXERCÍCIO de descansar em Deus!
Deus não quer nos exaurir nem nos enfraquecer... O fardo que Ele nos dá é leve, de acordo com nossas capacidades! E quando Ele nos coloca algum fardo que pode ser muito pesado, Ele sempre levanta alguém para nos ajudar a carregar! Foi assim com Simão, o sirineu, que ajudou a Jesus Cristo a carregar a cruz... Assim é com cada um de nós, quando o fardo que precisamos carregar está exaurindo nossas forças! Deus nunca nos desampara!
Mas à vezes somos orgulhosos demais para permitir sermos ajudados, ou para nos dar um momento de descanso... Em nossa soberba, achamos que temos que carregar o mundo em nossas costas, e com isso nos desgastamos além do que Deus nos pede!
É com isso que o inimigo conta para nos enfraquecer, desanimar e lançar-nos à apostasia!
Uma das estratégias de guerra mais conhecidas é cansar o inimigo até que ele não tenha condições para lutar... Muitas vezes, é isso que o inimigo de nossas almas tenta nos assoberbar com ativismo, para que não descansemos e, com isso, perdemos a capacidade de lutar!
Por isso, precisamos apreender a descansar, e a aceitar a colaboração de nossos irmãos!
Aí, sim, estaremos aptos para toda boa obra, e poderemos usufruir das bênçãos que Deus derrama sobre aqueles que Lhe são fiéis!
Deixemos nossos "sobrefardos", nossas sobrecargas, aos pés do Senhor Jesus, e descansados n'Ele, tomemos nossa cruz - com a ajuda eventual de algum sirineu!
Renovemos nossas forças para estarmos mais e mais aptos para a batalha! Renovemos nossas forças em Deus, que nos restaura!
Que aprendamos a descansar à sombra de Deus Onipotente, para que Suas promessas sejam vividas em nossas vidas!
Que Deus nos guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus!
Até o próximo texto, quando Deus permitir!
Abração!
Ev. Danielson

0 Comentários em "RENOVANDO AS FORÇAS"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TOP 10