Leitura Diária • O evangelho segundo Marcos


Por Eliézer Sejač Rodrigues.

  • 41° livro da Bíblia
  • 16 capítulos
  • 678 versículos

MARCOS
Marcos era em parte judeu e em parte gentio, conforme indicado pelo seu nome: João Marcos. Ele registrou a diligente atividade de Jesus como o servo de Deus. E tendo em vista que a genealogia de um servo é de pouco interesse, Marcos não tomou nota.
Nada há de Marcos sobre magos à procura de um rei ou dos anjos anunciando o nascimento do novo Rei. Ele não menciona nada sobre os seus juízos contra as cidades da Galiléia, ou contra os escribas e fariseus por rejeitar o seu Rei. Usa muito a palavra "então" para indicar suas ações, pois o que distingue Jesus como servo é seu trabalho, mais do que suas palavras.
Apenas Marcos enfatiza as mãos de Jesus, indicando assim a atividade de um servo. Quando ele curou a sogra de Pedro, "pegou a mão dela" (Marcos 1:31). Em Betânia pegou a mão do cego e depois colocou as mãos sobre ele (Marcos 8:23). Ao curar o filho endemoninhado, Jesus pegou a mão dele (Marcos 9:27). E para curar o surdo-mudo, pôs os dedos nos seus ouvidos.
Embora o título "Senhor " em referência a Cristo é usado mais de 70 vezes nos outros três evangelhos, Marcos nunca o mencionado até depois de Sua ressurreição. As únicas exceções são a mulhere siro-fenícia (Marcos 7:24-28), onde o sentido da palavra não é o mesmo, e no caso do cego (Marcos 10:51), onde se traduz por "Mestre". Só depois que o Servo terminou sua tarefa na Terra, que Marcos chama Cristo de "Senhor".


DATA, LOCAL E AUTORIA
Escrito entre 57-63 d.C., por João Marcos (Atos 12:12; I Pedro 5:13). O local é desconhecido.


Texto traduzido e adaptado do blog "JesuCristo es la solución"

0 Comentários em "Leitura Diária • O evangelho segundo Marcos"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS