Leitura Diária • O evangelho segundo Mateus


Por Eliézer Sejač Rodrigues

  • 40° livro da Bíblia
  • 28 capítulos
  • 1.071 versículos

MATEUS
Mateus, um judeu, escreveu aos judeus sobre seu Rei-Messias. Somente ele diz que os reis magos perguntaram: "Onde está aquele que é nascido rei?" (Mateus 2:2). É o único que apresenta Jesus com o título legal ao trono de Davi, o que atende aos requisitos da aliança com Abraão para ser o Messias. Como prova disto, ele registra a genealogia até Davi e até Abraão.
Em Mateus encontramos mais parábolas de Jesus do que nos outros Evangelhos, porque as palavras de um rei são de extrema importância. Ao longo de seu evangelho, o reino dos céus tem destaque. Tanto João Batista como nosso Senhor começaram proclamando: "O reino dos céus está próximo". No entanto, nemhum explicou o que era o reino, uma vez que os judeus estavam bem cientes dos profetas do Antigo Testamento que profetizaram o reinado do Messias sobre um reino unido. A expressão: "Para cumprir" é mencionado trinta e oito vezes, referindo-se aos profetas do Antigo Testamento, para confirmar que Jesus era o Messias Salvador, do mundo. Mas mesmo com todas estas provas irrefutáveis​​, eles crucificaram seu rei.


DATA, LOCAL E AUTORIA
Escrito na Judéia, em 37 d.C., pelo próprio Mateus, chamado de Levi, filho de Alfeu e irmão de Tiago (Lucas 6:16). Meteus foi um publicano e um dos doze apóstolos (Mateus 9:9; Mateus 10:3; Lucas 5:27-29; Atos 1:3) Ele, supostamente, pregou na Judeia durante 15 anos, indo posteriormente para a Etiópia e outros locais. (Atos 2:43)


0 Comentários em "Leitura Diária • O evangelho segundo Mateus"

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!

Blog Archive

TEXTOS MAIS ACESSADOS